Há um risco “enorme” de contágio em transportes lotados, alerta Miguel Guimarães

José Coelho / Lusa

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães

Miguel Guimarães vai contra a opinião de Pedro Nuno Santos e considera que o risco de haver contágio em transportes públicos lotados “é enorme”.

Em entrevista ao Dinheiro Vivo, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, admitiu acabar com as restrições à lotação dos transportes públicos, sustentando essa possibilidade com estudos internacionais e o exemplo de outras capitais europeias onde não existem limitações.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães tem uma opinião diferente e acredita que os transportes públicos constituem um sério risco para o aumento de novos casos de covid-19.

“Por exemplo a questão dos transportes públicos: continua a insistir-se que não tem importância e – isto agora é uma brincadeira – se calhar porque o vírus já não consegue entrar no metro, num autocarro. Numa determinada fase as pessoas estão amontoadas umas em cima das outras. E isto de facto não é isolamento social. E é impossível alguém dizer se esta situação já contribuiu para as infeções ou não”, disse Miguel Guimarães em entrevista no programa “Conversa Capital”, da Antena 1 e Jornal de Negócios.

Para Miguel Guimarães, o risco de haver contágio em transportes públicos lotados “é enorme”. “Ainda bem que os jogos de futebol não tiveram assistência e espero que a Champions também não vá ter, porque senão será um desastre. O público não se consegue conter”, acrescentou.

O bastonário disse ainda que a situação em Lisboa está “mais ou menos controlada”, realçando que seria impossível desconfinar sem um aumento de novos casos.

“É preciso que se diga que no desconfinamento é sempre possível que os casos aumentem. Claro que nós estamos a ter mais do que os outros mas já temos mais tempo de desconfinamento. O que é que está a falhar? Está a falhar a comunicação que foi feita ao país, existiu um discurso demasiado otimista, o discurso que estava tudo bem, tudo controlado”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Claro que é. Só a conversa da treta dos políticos para engodar o povo que não tem alternativa aos transportes públicos que por cá temos.

  2. O Ministro P.N.Santos, au proferir essa afirmação, penso que tem duas razões. Uma e a mais caricata, denota-se no contra senso, que vai ao encontro da Lei em vigor, que prohibe ajuntamentos, mesmo ao ar libre, e pretende legalizar transportes superlotados como sardinhas em lata. A segunda, além da evidente negação, é de não querer admitir a insuficiência de transportes neste caso presente de Pandemia, porque é Economicamente incomportável ou simplesmente impossível. Mas enfim!!!!!! …. LINGUAGEM de POLÍTICOS !

RESPONDER

Hong Kong. Magnata da imprensa Jimmy Lai libertado sob caução

O magnata da imprensa e uma das principais figuras do movimento pró-democracia de Hong Kong Jimmy Lai foi esta terça-feira libertado sob caução, constatou a agência France-Presse. Jimmy Lai tinha sido detido na segunda-feira, ao …

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …