Rui Rio quer punir quem causou “prejuízos significativos” e decidiu pôr em tribunal os candidatos do partido às últimas eleições autárquicas que tenham ultrapassado os orçamentos previstos para as campanhas.
A secretaria-geral do PSD explicou ao jornal i que o objetivo é levar os candidatos às eleições autárquicas de 2017 a “responsabilizarem-se por despesas cujos montantes não tenham sido previamente autorizados pela direção nacional”.
“O PSD responsabilizará apenas e só aqueles que, tendo provocado prejuízos significativos ao partido, não tenham salvaguardado o pagamento de despesas da campanha autárquica nem queiram assumir as suas responsabilidades”, explicou a secretaria-geral, sublinhando que o partido só irá assumir a despesa autárquica que tenha autorizado.
O jornal adianta que, para já, só deu entrada na justiça uma ação apresentada esta quarta-feira, no Tribunal de Castelo Branco, que visa imputar ao candidato do PSD à Câmara Municipal da Covilhã, Marco Baptista, despesas de 87.066 euros. Ainda assim, o partido admite que “outras situações estão a ser analisadas”.
Segundo o matutino, os cerca de 87 mil euros coincidem com “a diferença entre o que foi gasto e o que estava previsto ser gasto”. Fontes políticas locais adiantaram ainda que o objetivo de Rui Rio será, por um lado, “responsabilizar os candidatos que não tenham cumprido as regras de orçamentação das campanhas, que eram bastante claras”.
Por outro lado, o social-democrata quer também que o recurso a tribunal sirva como “medida pedagógica e exemplar” para que a mesma situação não se repita no futuro, exigindo, assim, um maior rigor nas contas.
“Em consequência, o PSD já foi alvo de injunções”, é referido na nota enviada ao jornal, destacando ainda que o partido viu o “seu bom nome posto em causa, por responsabilidade que não é sua, mas de outros”.
O caso Marco Baptista foi também apresentado ao Conselho Nacional de Jurisdição Nacional, que o irá apreciar “em termos disciplinares”.
Boa tarde,
Que nunca lhe falte o bom senso, é hora (há muito tempo) de fazer algo e fazer pagar quem prevaricou..
Albertina Correia
Sou de esquerda, mas a trabalhar assim pode desde já contar com o meu voto nas próximas eleições, pois deduzo que aplicará os mesmos princípios na governação de alguns irresponsáveis
não tenho cor partidária, por consequência da inexistência de credibilidade na classe policia… Mas foi com agrado que li esta noticia. Esperemos que isto seja um ponto de viragem…. Precisamos de pessoas credíveis e responsáveis… desejo que o Exmo. Sr. Dr.º Rui Rio seja um pioneiro dessa mudança…
Boa Rio. O rio corre para o mar e não há dique que o contenha. Carrega Rio.
Este está a ditar a sua sentença de morte como político! Com a corrupção que mina toda a classe política e não só vai ficar debaixo de fogo de todos os quadrantes, ficará para a história como o último combatente nesta área do pós 25 de Abrir, vão-no considerar um político fora de moda, da minha parte terá o meu apoio.
Força Rio!!!
Já ontem era tarde…