Direção de Rio suspeita de membros da própria direção

Carlos Barroso / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

Apesar das críticas que tem recebido pela forma como conduz a liderança do PSD, Rui Rio tem negado divisões no seio da direção do partido. No entanto, um comunicado divulgado na página dos social-democratas dá conta do contrário.

Assinado pelo secretário-geral José Silvano, a nota lança uma suspeita sobre os membros da Comissão Política nacional – o órgão de direção política permanente do partido.

Em comunicado publicado no sábado, o secretário-geral do PSD explica que a nota foi divulgada em reação às várias notícias que foram sendo publicadas, na imprensa em geral, sobre uma alegada divisão no interior da própria direção do PSD.

José Silvano dá conta da “indignação em relação ao conteúdo das notícias entretanto publicadas levou a que praticamente a totalidade dos membros da Comissão Política Nacional me tivesse transmitido, por escrito, o mais vivo repúdio, não só pela falsa ideia de divisão que estão a tentar criar na opinião pública, mas também pelo desgosto de verificar que a notícia que originou toda esta desinformação, tenha tido, necessariamente, a colaboração direta de alguém que, tendo estado presente, não se coibiu de usar um jornalista para a prossecução de pequeninos objetivos de guerrilha partidária”.

A nota não esclarece a quem se refere esta suspeita, mas deixa claro que se trata de uma pessoa que esteve na reunião da direção. Trata-se de uma “colaboração direta” de alguém do partido que transmitiu a informação a um jornalista.

Na quinta-feira passada, depois da reunião, o semanário Expresso noticiou a existência de críticos sobre a forma como o líder do PSD se colou ao Bloco na “taxa Robles”.

“A Direção Nacional do Partido Social Democrata está globalmente coesa, compreendeu exatamente a ideia transmitida pelo seu Presidente no que concerne à necessidade de combater a especulação imobiliária e concorda com esse objetivo político – que, em nome do interesse público, não pode deixar de o ser, apenas porque um outro partido também o entende como necessário”, garantiu José Silvano.

Ainda sobre a “taxa Robles”, acrescenta que foi a própria direção o que “propôs ao Presidente a transformação da sua ideia em proposta concreta, a apresentar em sede de debate do Orçamento de Estado para 2019”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Afinal a máfia do PSD (Marco António Costa Hugo Soares, etc), não saíram com o Santana e continuam a minar o partido!…
    Nao vai ser fácil limpar a racumalha, até porque os maus sao mais do que os bons…

  2. Agora que existe um outro “partido” porque é que essa “gentinha” não desaparece do PSD?! Se são de direita, vão para o CDS ou agora para o outro partido. Mas, de uma vez por todas, desapareçam e deixem quem ganhou nas urnas o Partido!!Pode ser que o PPC e o senhor Relvas façam um outro Partido.

RESPONDER

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …