“Mais vozes que nozes”. Rio em silêncio sobre a polémica com Álvaro Amaro

José Coelho / Lusa

O PSD não comentou e é provável que não comente as acusações de corrupção contra o coordenador do partido, Álvaro Amaro, ex-autarca da Guarda que vai tomar posse como eurodeputado, passando a gozar de imunidade. Rui Rio também se mantém calado sobre o assunto.

“São mais vozes que nozes”. As palavras são de um elemento do PSD numa altura em que o partido se debate com o caso de Álvaro Amaro, coordenador social-democrata que é suspeito de corrupção e tráfico de influências no âmbito do processo Rota Final. O ex-presidente da Câmara da Guarda também é suspeito de fraude num outro processo relacionado com a obtenção de fundos comunitários.

Mas o PSD está “sereno” e não vai pronunciar-se sobre a situação de Álvaro Amaro, que foi eleito eurodeputado nas últimas eleições europeias, conforme avança o jornal i.

Também Rui Rio não deverá comentar o caso. O presidente do PSD estava no Brasil, no âmbito das comemorações do dia 10 de Junho, quando a polémica estalou. E quando chegou a Portugal não se pronunciou sobre o caso.

Esperava-se que Rio marcasse presença no conselho estratégico do PSD que ocorreu neste fim-de-semana, em Coimbra, mas não o fez por “falta de tempo”, de acordo com a explicação oficial apurada pelo i.

Álvaro Amaro vai prescindir da imunidade parlamentar

O semanário Sol adianta que Álvaro Amaro vai tomar posse como eurodeputado no dia 2 de Julho. Depois disso, passará a gozar de imunidade parlamentar. Isso obrigará o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) a pedir autorização ao Parlamento Europeu (PE) para poder continuar a investigação ou para deduzir acusação contra o dirigente do PSD. Esse pedido terá que ser votado na Comissão dos Assuntos Jurídicos do PE.

Mas o coordenador do PSD assegura que vai prescindir da imunidade parlamentar, manifestando-se disponível para colaborar com a justiça.

“Jamais usarei o estatuto de imunidade parlamentar e estarei disponível para prestar todos os esclarecimentos”, garantiu Álvaro Amaro ao Público.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ministério Público investiga ajustes diretos da Câmara do Porto a sociedade de advogados

A Câmara Municipal do Porto (CMP) diz que o valor dos contratos com a sociedade de advogados é de apenas 218 mil euros, e não meio milhão de euros como foi noticiado esta semana. O Ministério …

Lista de grande devedores. Deputados de mãos atadas pelo sigilo bancário

Depois de um esforço hercúleo para conseguir acesso à lista dos grandes devedores da banca, os deputados veem-se agora incapacitados devido ao sigilo bancário e ao fim da legislatura. A lista dos grandes devedores em incumprimento …

Costa promete baixar impostos à classe média (e prefere que Centeno não vá para o FMI)

Mais deduções e mais escalões de IRS para baixar os impostos para as famílias com os filhos e a classe média. Eis o que António Costa promete na antecâmara das eleições legislativas, numa entrevista onde …

Contadores de luz inteligentes acabam com leitura por estimativa

A EDP quer generalizar a instalação de contadores de eletricidade inteligentes. Esta tecnologia vai pôr fim à leitura por estimativa, que era razão de queixa de vários clientes. Os contadores inteligentes vão permitir pôr um fim …

Contas do Metro de Lisboa podem ter “buraco” de três mil milhões, alerta auditoria

As contas do Metropolitano de Lisboa (ML) referentes a 2018, enviadas esta quinta-feira pela empresa pública à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), podem evidenciar um eventual "buraco" de quase três mil milhões de …

Rackete fica em liberdade e apela em tribunal para a ação da UE

A capitã do navio humanitário Sea Watch 3 Carola Rackete, suspeita em Itália de ajuda à imigração ilegal, regressou esta quinta-feira a um tribunal na Sicília para ser ouvida pela justiça italiana. Carola Rackete, a capitã …

“Ganhou um Nobel porquê?”, perguntou Trump a Nadia Murad

Na sala Oval, na Casa Branca, cheia de sobreviventes de perseguição religiosa, o presidente dos EUA falou com cada um, ouviu vários pedidos de ajuda.  Quando chegou a vez Nadia Murad, que ganhou em conjunto com …

Sismo de magnitude 5 atinge Atenas. Há partes da cidade sem eletricidade

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter foi esta sexta-feira sentido em Atenas, informou o Centro Sismológico Euro-mediterrânico, existindo relatos de que muitas pessoas saíram a correr para as ruas da capital grega. O …

Jerónimo acusa PS de se encostar à direita para impor “malfeitorias” aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira que o país continua a ter uma distribuição de rendimentos injusta apesar dos avanços dos últimos quatro anos e acusou o PS de voltar a encostar-se à direita …

Inspetores da PJ entregam pré-aviso de greve (e fazem ultimato a Costa)

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal dá uma semana ao Governo para alterar estatuto profissional dos polícias, caso contrário, não desmarca a greve. A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da Polícia …