“Mais vozes que nozes”. Rio em silêncio sobre a polémica com Álvaro Amaro

José Coelho / Lusa

O PSD não comentou e é provável que não comente as acusações de corrupção contra o coordenador do partido, Álvaro Amaro, ex-autarca da Guarda que vai tomar posse como eurodeputado, passando a gozar de imunidade. Rui Rio também se mantém calado sobre o assunto.

“São mais vozes que nozes”. As palavras são de um elemento do PSD numa altura em que o partido se debate com o caso de Álvaro Amaro, coordenador social-democrata que é suspeito de corrupção e tráfico de influências no âmbito do processo Rota Final. O ex-presidente da Câmara da Guarda também é suspeito de fraude num outro processo relacionado com a obtenção de fundos comunitários.

Mas o PSD está “sereno” e não vai pronunciar-se sobre a situação de Álvaro Amaro, que foi eleito eurodeputado nas últimas eleições europeias, conforme avança o jornal i.

Também Rui Rio não deverá comentar o caso. O presidente do PSD estava no Brasil, no âmbito das comemorações do dia 10 de Junho, quando a polémica estalou. E quando chegou a Portugal não se pronunciou sobre o caso.

Esperava-se que Rio marcasse presença no conselho estratégico do PSD que ocorreu neste fim-de-semana, em Coimbra, mas não o fez por “falta de tempo”, de acordo com a explicação oficial apurada pelo i.

Álvaro Amaro vai prescindir da imunidade parlamentar

O semanário Sol adianta que Álvaro Amaro vai tomar posse como eurodeputado no dia 2 de Julho. Depois disso, passará a gozar de imunidade parlamentar. Isso obrigará o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) a pedir autorização ao Parlamento Europeu (PE) para poder continuar a investigação ou para deduzir acusação contra o dirigente do PSD. Esse pedido terá que ser votado na Comissão dos Assuntos Jurídicos do PE.

Mas o coordenador do PSD assegura que vai prescindir da imunidade parlamentar, manifestando-se disponível para colaborar com a justiça.

“Jamais usarei o estatuto de imunidade parlamentar e estarei disponível para prestar todos os esclarecimentos”, garantiu Álvaro Amaro ao Público.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …