“Mais vozes que nozes”. Rio em silêncio sobre a polémica com Álvaro Amaro

José Coelho / Lusa

O PSD não comentou e é provável que não comente as acusações de corrupção contra o coordenador do partido, Álvaro Amaro, ex-autarca da Guarda que vai tomar posse como eurodeputado, passando a gozar de imunidade. Rui Rio também se mantém calado sobre o assunto.

“São mais vozes que nozes”. As palavras são de um elemento do PSD numa altura em que o partido se debate com o caso de Álvaro Amaro, coordenador social-democrata que é suspeito de corrupção e tráfico de influências no âmbito do processo Rota Final. O ex-presidente da Câmara da Guarda também é suspeito de fraude num outro processo relacionado com a obtenção de fundos comunitários.

Mas o PSD está “sereno” e não vai pronunciar-se sobre a situação de Álvaro Amaro, que foi eleito eurodeputado nas últimas eleições europeias, conforme avança o jornal i.

Também Rui Rio não deverá comentar o caso. O presidente do PSD estava no Brasil, no âmbito das comemorações do dia 10 de Junho, quando a polémica estalou. E quando chegou a Portugal não se pronunciou sobre o caso.

Esperava-se que Rio marcasse presença no conselho estratégico do PSD que ocorreu neste fim-de-semana, em Coimbra, mas não o fez por “falta de tempo”, de acordo com a explicação oficial apurada pelo i.

Álvaro Amaro vai prescindir da imunidade parlamentar

O semanário Sol adianta que Álvaro Amaro vai tomar posse como eurodeputado no dia 2 de Julho. Depois disso, passará a gozar de imunidade parlamentar. Isso obrigará o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) a pedir autorização ao Parlamento Europeu (PE) para poder continuar a investigação ou para deduzir acusação contra o dirigente do PSD. Esse pedido terá que ser votado na Comissão dos Assuntos Jurídicos do PE.

Mas o coordenador do PSD assegura que vai prescindir da imunidade parlamentar, manifestando-se disponível para colaborar com a justiça.

“Jamais usarei o estatuto de imunidade parlamentar e estarei disponível para prestar todos os esclarecimentos”, garantiu Álvaro Amaro ao Público.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pais deixaram aluno com covid-19 na escola. Denúncia já chegou à PSP

Um aluno de uma escola de Leiria que está infectado com o coronavírus foi à apresentação do ano lectivo, nesta quarta-feira, quando já havia suspeitas de que teria covid-19, uma vez que o pai também …

A segunda vaga já chegou a Portugal (e há "uma diferença muito importante")

Os especialistas não duvidam que a segunda vaga de covid-19 já chegou a Portugal, mas apontam que há diferenças significativas relativamente ao início da pandemia, em Março. "Há uma diferença muito importante nesta segunda vaga que …

Governo tinha 90 milhões para apoiar criação de emprego (mas pedidos superaram os 487 milhões)

O programa do Governo para apoiar a criação de emprego, lançado em julho, tinha uma verba de 90 milhões de euros. Dois meses depois, a procura excedeu os 487,5 milhões. O jornal Público adiantou esta quinta-feira …

Metade dos portugueses acredita que Portugal está preparado para inverno (mas defende novo confinamento)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF revela que 47% dos portugueses defendem um novo confinamento, apesar de 50% acreditar que o país está melhor preparado para o inverno. De acordo …

Corona o melhor, Pizzi a perder bolas: as curiosidades da Liga

A I Liga 2020/2021 começa nesta sexta-feira, ainda com muitas incertezas. Entretanto, voltámos a espreitar o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Desta vez deixámos aqui algumas curiosidades …

Investigadores escrevem carta na Science para pressionar o Governo a desistir do aeroporto do Montijo

Investigadores portugueses acusam o governo português de ir contra os objetivos do Pacto Ecológico Europeu ao persistir na construção do aeroporto no Montijo, apontando sobretudo o efeito destrutivo em centenas de milhares de aves no …

Aos 20 anos, Duplantis bate mítico recorde do mundo de salto com vara

O saltador com vara sueco Armand Duplantis continua a fazer história e esta quinta-feira, no decorrer do 'meeting' de Roma, da Liga Diamante, conseguiu o melhor salto de sempre ao ar livre, com 6,15 metros. O …

PSD vai votar contra propostas para legalizar o lobbying

O PSD vai votar contra a legalização do lobbying. Os sociais-democratas defendem que as regras criam um maior afastamento entre cidadãos e entidades públicas e políticas. CDS, PAN e PS querem discutir propostas para legalizar o …

Feitiço vira-se contra o feiticeiro. Flamengo é humilhado na Libertadores

O Flamengo sofreu a mais pesada derrota do clube na Taça Libertadores, após ter sido goleado por 5-0 pelos equatorianos do Independiente del Valle. Depois da eliminação do SL Benfica da Liga dos Campeões, às mãos …

Governo sabia do amianto em carruagens compradas à Renfe. É de fácil remoção, diz ministro

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta quinta-feira que o Governo sabia que carruagens compradas à espanhola Renfe contêm amianto, mas que é de fácil remoção e voltou a considerar …