Militantes do PSD “não estão assim tão confusos” (mas há cinco potenciais candidatos à espreita)

Estela Silva / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio, concluiu esta quarta-feira na Lourinhã que os militantes “não estão tão confusos como se possa pensar” com a atual liderança do partido, depois de ter iniciado sessões de debate com militantes.

“Só fui a uma reunião, mas [o objetivo] foi completamente conseguido e [os militantes] não estavam assim tão confusos como se possa pensar”, disse aos jornalistas Rui Rio, que conversou com militantes da distrital do Porto e hoje repete a sessão com militantes do PSD/Oeste, na Lourinhã, distrito de Lisboa.

Até janeiro, o líder do PSD promete percorrer as restantes distritais do partido, “para conseguir conversar diretamente com os militantes e também ouvir comentários ou sugestões ou alguma pergunta que queiram fazer para clarificar alguma coisa que não esteja clarificada”.

“Com a turbulência toda que sai na comunicação social, admito que alguns estejam um bocado confundidos”, justificou Rui Rio.

Os cinco que podem enfrentar Rio

De acordo com a TSF, e apesar de Rui Rio afirmar que não há confusão entre os militantes, a agitação nos bastidores é grande. As críticas ao líder do PSD têm ganho força, desenhando-se possíveis cenários futuros.

Um desses cenários, nota a rádio, pode passar por impedir Rui Rio de ir às eleições legislativas do próximo ano, antecipando que o resultado eleitoral do PSD pode ser desastroso. Perante este cenário, há já cinco futuros candidatos – Luís Montenegro, Paulo Rangel, Pedro Duarte, Miguel Pinto Luz e Miguel Morgado -, mas a contagem pode ainda não estar terminadas, revela a TSF.

Já em maio, decorrem as eleições europeias, as primeiras do calendário eleitoral. E, é por considerar “decisivos” estes cinco meses para a “afirmação do partido como alternativa ao PS”, que André Ventura quer um congresso extraordinário, já em dezembro.

Tal como noticiado recentemente, a recolha de assinaturas já começou há cerca de uma semana e o vereador do PSD, em Loures, diz já ter recolhido “mais de 3500 assinaturas entre militantes e simpatizantes do PSD” por todo o país.

André Ventura tem-se assumido como uma das vozes mais críticas à liderança de Rio – chegando mesmo a dizer que desconfia que o líder do PSD o queira afastar do partido – e tem andado a recolher as assinaturas necessárias de forma a convocar um congresso extraordinário – que poderá levar à queda de Rio.

Ao que a TSF apurou, Ventura tem como objetivo atingir as cinco mil assinaturas e, já na próxima semana, o vereador vai para a rua com uma iniciativa pública. Caso o vereador da Câmara de Loures consiga reunir todas as assinaturas, a possibilidade de Rio não cumprir todo o mandado ganhará mais força.

No campo das possibilidades, o regresso de Passos Coelho vai ganhando também força. O nome do antigo primeiro ministro tem surgido na esfera política diversas vezes nos últimos dias e Marques Mendes, no seu espaço de comentário na SIC, considerou que Passos acha que a sua “obra está inacabada”.

Para o comentador político, “se Passos Coelho quiser voltar tem todas as condições dentro do partido” e que “quase nem precisa de fazer campanha”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Dizer que Passos ou Ventura são melhores para o PSD do que Rio, é admitir que fazer política é sinónimo de ser corrupto, aldrabão e/ou incompetente, e que pessoas rectas e honestas como Rio, não têm lugar nem nos partidos, nem no imaginário de um eleitorado, que se identifica e se revê cada vez mais com fantoches, bandidos e trafulhas.

    Rio tem incomodado tanto os interesses instalados e o parasitismo político, dentro do PSD… Que os mitras do partido andam desertos para se verem livres dele.

RESPONDER

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …