Militantes do PSD “não estão assim tão confusos” (mas há cinco potenciais candidatos à espreita)

Estela Silva / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio, concluiu esta quarta-feira na Lourinhã que os militantes “não estão tão confusos como se possa pensar” com a atual liderança do partido, depois de ter iniciado sessões de debate com militantes.

“Só fui a uma reunião, mas [o objetivo] foi completamente conseguido e [os militantes] não estavam assim tão confusos como se possa pensar”, disse aos jornalistas Rui Rio, que conversou com militantes da distrital do Porto e hoje repete a sessão com militantes do PSD/Oeste, na Lourinhã, distrito de Lisboa.

Até janeiro, o líder do PSD promete percorrer as restantes distritais do partido, “para conseguir conversar diretamente com os militantes e também ouvir comentários ou sugestões ou alguma pergunta que queiram fazer para clarificar alguma coisa que não esteja clarificada”.

“Com a turbulência toda que sai na comunicação social, admito que alguns estejam um bocado confundidos”, justificou Rui Rio.

Os cinco que podem enfrentar Rio

De acordo com a TSF, e apesar de Rui Rio afirmar que não há confusão entre os militantes, a agitação nos bastidores é grande. As críticas ao líder do PSD têm ganho força, desenhando-se possíveis cenários futuros.

Um desses cenários, nota a rádio, pode passar por impedir Rui Rio de ir às eleições legislativas do próximo ano, antecipando que o resultado eleitoral do PSD pode ser desastroso. Perante este cenário, há já cinco futuros candidatos – Luís Montenegro, Paulo Rangel, Pedro Duarte, Miguel Pinto Luz e Miguel Morgado -, mas a contagem pode ainda não estar terminadas, revela a TSF.

Já em maio, decorrem as eleições europeias, as primeiras do calendário eleitoral. E, é por considerar “decisivos” estes cinco meses para a “afirmação do partido como alternativa ao PS”, que André Ventura quer um congresso extraordinário, já em dezembro.

Tal como noticiado recentemente, a recolha de assinaturas já começou há cerca de uma semana e o vereador do PSD, em Loures, diz já ter recolhido “mais de 3500 assinaturas entre militantes e simpatizantes do PSD” por todo o país.

André Ventura tem-se assumido como uma das vozes mais críticas à liderança de Rio – chegando mesmo a dizer que desconfia que o líder do PSD o queira afastar do partido – e tem andado a recolher as assinaturas necessárias de forma a convocar um congresso extraordinário – que poderá levar à queda de Rio.

Ao que a TSF apurou, Ventura tem como objetivo atingir as cinco mil assinaturas e, já na próxima semana, o vereador vai para a rua com uma iniciativa pública. Caso o vereador da Câmara de Loures consiga reunir todas as assinaturas, a possibilidade de Rio não cumprir todo o mandado ganhará mais força.

No campo das possibilidades, o regresso de Passos Coelho vai ganhando também força. O nome do antigo primeiro ministro tem surgido na esfera política diversas vezes nos últimos dias e Marques Mendes, no seu espaço de comentário na SIC, considerou que Passos acha que a sua “obra está inacabada”.

Para o comentador político, “se Passos Coelho quiser voltar tem todas as condições dentro do partido” e que “quase nem precisa de fazer campanha”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Dizer que Passos ou Ventura são melhores para o PSD do que Rio, é admitir que fazer política é sinónimo de ser corrupto, aldrabão e/ou incompetente, e que pessoas rectas e honestas como Rio, não têm lugar nem nos partidos, nem no imaginário de um eleitorado, que se identifica e se revê cada vez mais com fantoches, bandidos e trafulhas.

    Rio tem incomodado tanto os interesses instalados e o parasitismo político, dentro do PSD… Que os mitras do partido andam desertos para se verem livres dele.

RESPONDER

Voos entre Portugal e Reino Unido suspensos a partir de sábado

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira, depois do Conselho Europeu, que as ligações aéreas de e para o Reino Unido ficarão suspensas a partir das zero horas deste sábado. Em declarações aos jornalistas a …

PSP pede ao Governo que organize o ato eleitoral com segurança (e apela ao voto em Marcelo)

O presidente do PSD apelou ao Governo que organize o ato eleitoral de domingo de forma a que as pessoas “sintam segurança” e pediu aos portugueses que vão votar, recordando, contudo, que defendeu o adiamento …

"Reaparecimento" de Jack Ma faz disparar o valor da Alibaba

Jack Ma, fundador da Alibaba, participou numa conferência online nesta quarta-feira, depois de mais de dois meses sem aparecer em público, fazendo disparar o valor de mercado da sua empresa, avança a Bloomberg. De acordo …

15 testes de covid-19 por mês: Rui Costa antevê a nova época

Ciclista português quer terminar o ano no topo da tabela UCI. Os Jogos Olímpicos estão na lista de prioridades mas a Volta a França também pode aparecer no calendário. Rui Costa entra na nova temporada com …

A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Na quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de …

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …