Militantes do PSD “não estão assim tão confusos” (mas há cinco potenciais candidatos à espreita)

Estela Silva / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio, concluiu esta quarta-feira na Lourinhã que os militantes “não estão tão confusos como se possa pensar” com a atual liderança do partido, depois de ter iniciado sessões de debate com militantes.

“Só fui a uma reunião, mas [o objetivo] foi completamente conseguido e [os militantes] não estavam assim tão confusos como se possa pensar”, disse aos jornalistas Rui Rio, que conversou com militantes da distrital do Porto e hoje repete a sessão com militantes do PSD/Oeste, na Lourinhã, distrito de Lisboa.

Até janeiro, o líder do PSD promete percorrer as restantes distritais do partido, “para conseguir conversar diretamente com os militantes e também ouvir comentários ou sugestões ou alguma pergunta que queiram fazer para clarificar alguma coisa que não esteja clarificada”.

“Com a turbulência toda que sai na comunicação social, admito que alguns estejam um bocado confundidos”, justificou Rui Rio.

Os cinco que podem enfrentar Rio

De acordo com a TSF, e apesar de Rui Rio afirmar que não há confusão entre os militantes, a agitação nos bastidores é grande. As críticas ao líder do PSD têm ganho força, desenhando-se possíveis cenários futuros.

Um desses cenários, nota a rádio, pode passar por impedir Rui Rio de ir às eleições legislativas do próximo ano, antecipando que o resultado eleitoral do PSD pode ser desastroso. Perante este cenário, há já cinco futuros candidatos – Luís Montenegro, Paulo Rangel, Pedro Duarte, Miguel Pinto Luz e Miguel Morgado -, mas a contagem pode ainda não estar terminadas, revela a TSF.

Já em maio, decorrem as eleições europeias, as primeiras do calendário eleitoral. E, é por considerar “decisivos” estes cinco meses para a “afirmação do partido como alternativa ao PS”, que André Ventura quer um congresso extraordinário, já em dezembro.

Tal como noticiado recentemente, a recolha de assinaturas já começou há cerca de uma semana e o vereador do PSD, em Loures, diz já ter recolhido “mais de 3500 assinaturas entre militantes e simpatizantes do PSD” por todo o país.

André Ventura tem-se assumido como uma das vozes mais críticas à liderança de Rio – chegando mesmo a dizer que desconfia que o líder do PSD o queira afastar do partido – e tem andado a recolher as assinaturas necessárias de forma a convocar um congresso extraordinário – que poderá levar à queda de Rio.

Ao que a TSF apurou, Ventura tem como objetivo atingir as cinco mil assinaturas e, já na próxima semana, o vereador vai para a rua com uma iniciativa pública. Caso o vereador da Câmara de Loures consiga reunir todas as assinaturas, a possibilidade de Rio não cumprir todo o mandado ganhará mais força.

No campo das possibilidades, o regresso de Passos Coelho vai ganhando também força. O nome do antigo primeiro ministro tem surgido na esfera política diversas vezes nos últimos dias e Marques Mendes, no seu espaço de comentário na SIC, considerou que Passos acha que a sua “obra está inacabada”.

Para o comentador político, “se Passos Coelho quiser voltar tem todas as condições dentro do partido” e que “quase nem precisa de fazer campanha”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Dizer que Passos ou Ventura são melhores para o PSD do que Rio, é admitir que fazer política é sinónimo de ser corrupto, aldrabão e/ou incompetente, e que pessoas rectas e honestas como Rio, não têm lugar nem nos partidos, nem no imaginário de um eleitorado, que se identifica e se revê cada vez mais com fantoches, bandidos e trafulhas.

    Rio tem incomodado tanto os interesses instalados e o parasitismo político, dentro do PSD… Que os mitras do partido andam desertos para se verem livres dele.

RESPONDER

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Ronaldo, Bernardo e Félix estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e João Félix estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo e Félix são nomeados para o prémio da …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …