Rio diz que à direita nunca haverá geringonça. “É uma coisa mal amanhada”

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Depois do mote lançado pela centrista Assunção Cristas, o líder social democrata admitiu a possibilidade de um eventual entendimento à direita. Contudo, Rui Rio frisou que, a acontecer, nunca seria uma “geringonça”, uma vez que este entendimento alcançado pelo Governo e esquerda é uma “coisa mal amanhada”.

Em declarações ao jornalistas, transmitidas pela TVI24, Rui Rio afirmou que, no caso de ser necessário “ter outro partido para obter uma maioria parlamentar”, o CDS será o “parceiro natural”. No entanto, isso não resultará numa “geringonça à direita”.

“À direita nunca haverá uma geringonça, porque isso pressupõe uma coisa mal amanhada, e montada à pressa e de qualquer maneira, só para chegar ao poder”, explicou Rui Rio, sem afastar, contudo, um entendimento com o partido de Assunção Cristas.

“Há diferenças, mas não são estruturais e em setores fundamentais, como a defesa e a política externa, como acontece com o PS, Bloco de Esquerda e Partido Comunista”.

Ainda assim, voltou a reiterar, a “única alternativa de liderança” ao atual Governo socialista é o PSD. “A única alternativa a [António] Costa sou eu”.

O líder do PSD falava à comunicação social depois de Assunção Cristas abrir a porta a um eventual entendimento. Desta “coligação”, a líder centrista disse apenas excluir o partido Chega, liderado por André Ventura. Reagindo às declarações de Cristas, Rio não afastou a hipótese, mas disse desde logo que o entendimento teria de ser liderado pelo ser partido.

PSD procura apoio dos portugueses e não dos militantes

Também nesta quarta-feira, Rui Rio reafirmou que nas eleições legislativas de 6 de outubro não procura o apoio dos militantes, mas sim dos portugueses que são “muitíssimo mais”.

Mostrando-se indiferente às críticas internas, o social-democrata referiu que na composição das listas, seja qual for o partido, há sempre deputados que ficam contentes e outros descontentes porque os “candidatos são mais do que os lugares”.

“Mas, isso é transversal a todos os partidos”, vincou Rio, após uma curta visita ao Santuário do Bom Jesus, em Braga, e antes de seguir para a feira semanal de Famalicão, neste mesmo distrito.

Apesar de a visita ter sido curta, Rio ainda ouviu as queixas de um homem que, de Junho a Julho, apanhou mais de dez mil beatas de cigarros nas imediações do santuário, reportando ainda uma situação de “autêntica lixeira de entulho e de lixo indiferenciado” no Sameiro, santuário adjacente.

“O discurso político está gasto”, atirou Carlos Manuel Dobreira, mas Rio apressou-se a discordar dizendo que o discurso no ambiente não está gasto, tendo de ser mais forte na política e na sociedade, dando como exemplo a questão dos incêndios.

Confessando ser ex-fumador, o social-democrata considerou que esta questão está relacionada com falta de civismo, frisando que em alguns países isso não acontece.

Além disso, Carlos Manuel Dobreira aproveitou para dizer a Rio que os portugueses estão “saturados” do atual modelo de campanha com feiras, bandeiras, ofertas de canetas e subidas e descidas de escadas.

Concordando com o facto de o modelo de campanha estar esgotado, o presidente do PSD lembrou, em tom de brincadeira, que subir e descer escadas “faz bem”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho que têm de parar de chamar “Centristas” aos melitantes do CDS porque, centristas são as pessoas ideologicamente ao centro. O CDS pode ter a palavra “Centro” no nome mas ideologicamente é democrata cristão e conservador, ou seja, direita moderada.

    Centristas são o PDR, o Partido Liberal Democrata, o Livre, o Partido da Terra e o Nós Cidadãos.

RESPONDER

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …