Rio diz que à direita nunca haverá geringonça. “É uma coisa mal amanhada”

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Depois do mote lançado pela centrista Assunção Cristas, o líder social democrata admitiu a possibilidade de um eventual entendimento à direita. Contudo, Rui Rio frisou que, a acontecer, nunca seria uma “geringonça”, uma vez que este entendimento alcançado pelo Governo e esquerda é uma “coisa mal amanhada”.

Em declarações ao jornalistas, transmitidas pela TVI24, Rui Rio afirmou que, no caso de ser necessário “ter outro partido para obter uma maioria parlamentar”, o CDS será o “parceiro natural”. No entanto, isso não resultará numa “geringonça à direita”.

“À direita nunca haverá uma geringonça, porque isso pressupõe uma coisa mal amanhada, e montada à pressa e de qualquer maneira, só para chegar ao poder”, explicou Rui Rio, sem afastar, contudo, um entendimento com o partido de Assunção Cristas.

“Há diferenças, mas não são estruturais e em setores fundamentais, como a defesa e a política externa, como acontece com o PS, Bloco de Esquerda e Partido Comunista”.

Ainda assim, voltou a reiterar, a “única alternativa de liderança” ao atual Governo socialista é o PSD. “A única alternativa a [António] Costa sou eu”.

O líder do PSD falava à comunicação social depois de Assunção Cristas abrir a porta a um eventual entendimento. Desta “coligação”, a líder centrista disse apenas excluir o partido Chega, liderado por André Ventura. Reagindo às declarações de Cristas, Rio não afastou a hipótese, mas disse desde logo que o entendimento teria de ser liderado pelo ser partido.

PSD procura apoio dos portugueses e não dos militantes

Também nesta quarta-feira, Rui Rio reafirmou que nas eleições legislativas de 6 de outubro não procura o apoio dos militantes, mas sim dos portugueses que são “muitíssimo mais”.

Mostrando-se indiferente às críticas internas, o social-democrata referiu que na composição das listas, seja qual for o partido, há sempre deputados que ficam contentes e outros descontentes porque os “candidatos são mais do que os lugares”.

“Mas, isso é transversal a todos os partidos”, vincou Rio, após uma curta visita ao Santuário do Bom Jesus, em Braga, e antes de seguir para a feira semanal de Famalicão, neste mesmo distrito.

Apesar de a visita ter sido curta, Rio ainda ouviu as queixas de um homem que, de Junho a Julho, apanhou mais de dez mil beatas de cigarros nas imediações do santuário, reportando ainda uma situação de “autêntica lixeira de entulho e de lixo indiferenciado” no Sameiro, santuário adjacente.

“O discurso político está gasto”, atirou Carlos Manuel Dobreira, mas Rio apressou-se a discordar dizendo que o discurso no ambiente não está gasto, tendo de ser mais forte na política e na sociedade, dando como exemplo a questão dos incêndios.

Confessando ser ex-fumador, o social-democrata considerou que esta questão está relacionada com falta de civismo, frisando que em alguns países isso não acontece.

Além disso, Carlos Manuel Dobreira aproveitou para dizer a Rio que os portugueses estão “saturados” do atual modelo de campanha com feiras, bandeiras, ofertas de canetas e subidas e descidas de escadas.

Concordando com o facto de o modelo de campanha estar esgotado, o presidente do PSD lembrou, em tom de brincadeira, que subir e descer escadas “faz bem”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho que têm de parar de chamar “Centristas” aos melitantes do CDS porque, centristas são as pessoas ideologicamente ao centro. O CDS pode ter a palavra “Centro” no nome mas ideologicamente é democrata cristão e conservador, ou seja, direita moderada.

    Centristas são o PDR, o Partido Liberal Democrata, o Livre, o Partido da Terra e o Nós Cidadãos.

RESPONDER

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …