Rio diz que à direita nunca haverá geringonça. “É uma coisa mal amanhada”

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Depois do mote lançado pela centrista Assunção Cristas, o líder social democrata admitiu a possibilidade de um eventual entendimento à direita. Contudo, Rui Rio frisou que, a acontecer, nunca seria uma “geringonça”, uma vez que este entendimento alcançado pelo Governo e esquerda é uma “coisa mal amanhada”.

Em declarações ao jornalistas, transmitidas pela TVI24, Rui Rio afirmou que, no caso de ser necessário “ter outro partido para obter uma maioria parlamentar”, o CDS será o “parceiro natural”. No entanto, isso não resultará numa “geringonça à direita”.

“À direita nunca haverá uma geringonça, porque isso pressupõe uma coisa mal amanhada, e montada à pressa e de qualquer maneira, só para chegar ao poder”, explicou Rui Rio, sem afastar, contudo, um entendimento com o partido de Assunção Cristas.

“Há diferenças, mas não são estruturais e em setores fundamentais, como a defesa e a política externa, como acontece com o PS, Bloco de Esquerda e Partido Comunista”.

Ainda assim, voltou a reiterar, a “única alternativa de liderança” ao atual Governo socialista é o PSD. “A única alternativa a [António] Costa sou eu”.

O líder do PSD falava à comunicação social depois de Assunção Cristas abrir a porta a um eventual entendimento. Desta “coligação”, a líder centrista disse apenas excluir o partido Chega, liderado por André Ventura. Reagindo às declarações de Cristas, Rio não afastou a hipótese, mas disse desde logo que o entendimento teria de ser liderado pelo ser partido.

PSD procura apoio dos portugueses e não dos militantes

Também nesta quarta-feira, Rui Rio reafirmou que nas eleições legislativas de 6 de outubro não procura o apoio dos militantes, mas sim dos portugueses que são “muitíssimo mais”.

Mostrando-se indiferente às críticas internas, o social-democrata referiu que na composição das listas, seja qual for o partido, há sempre deputados que ficam contentes e outros descontentes porque os “candidatos são mais do que os lugares”.

“Mas, isso é transversal a todos os partidos”, vincou Rio, após uma curta visita ao Santuário do Bom Jesus, em Braga, e antes de seguir para a feira semanal de Famalicão, neste mesmo distrito.

Apesar de a visita ter sido curta, Rio ainda ouviu as queixas de um homem que, de Junho a Julho, apanhou mais de dez mil beatas de cigarros nas imediações do santuário, reportando ainda uma situação de “autêntica lixeira de entulho e de lixo indiferenciado” no Sameiro, santuário adjacente.

“O discurso político está gasto”, atirou Carlos Manuel Dobreira, mas Rio apressou-se a discordar dizendo que o discurso no ambiente não está gasto, tendo de ser mais forte na política e na sociedade, dando como exemplo a questão dos incêndios.

Confessando ser ex-fumador, o social-democrata considerou que esta questão está relacionada com falta de civismo, frisando que em alguns países isso não acontece.

Além disso, Carlos Manuel Dobreira aproveitou para dizer a Rio que os portugueses estão “saturados” do atual modelo de campanha com feiras, bandeiras, ofertas de canetas e subidas e descidas de escadas.

Concordando com o facto de o modelo de campanha estar esgotado, o presidente do PSD lembrou, em tom de brincadeira, que subir e descer escadas “faz bem”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho que têm de parar de chamar “Centristas” aos melitantes do CDS porque, centristas são as pessoas ideologicamente ao centro. O CDS pode ter a palavra “Centro” no nome mas ideologicamente é democrata cristão e conservador, ou seja, direita moderada.

    Centristas são o PDR, o Partido Liberal Democrata, o Livre, o Partido da Terra e o Nós Cidadãos.

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …