Ricardo Salgado alega que está em situação de “insuficiência económica”

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O ex-presidente do BES argumenta que está em situação de “insuficiência económica” para contestar o perigo de perturbação de inquérito, no âmbito do processo Operação Marquês.

O Correio da Manhã teve acesso às alegações da defesa de Ricardo Salgado no âmbito do interrogatório da Operação Marquês em que foi constituído arguido. Para contrariar o perigo de perturbação de inquérito, a defesa argumenta assim que o ex-banqueiro não tem recursos económicos.

“O arguido encontra-se reformado, não ocupando, nem exercendo, quaisquer actividades profissionais ou empresariais, nem tão-pouco cargos em instituições, que possam justificar um qualquer alegado receio de influenciar ou condicionar terceiros, que suporte a alegação de um perigo de perturbação de inquérito, o qual é manifestamente inexistente”, aponta o advogado Francisco Proença de Carvalho, num documento enviado ao Ministério Público e citado pelo CM.

“Idêntica conclusão resulta da situação de insuficiência económica do arguido”, aponta ainda a defesa de Salgado, sublinhando que “mais uma vez, isto determina a impossibilidade de perturbação do inquérito”.

Salgado já tinha alegado a falta de recursos no âmbito do processo Monte Branco, onde chegou a estar preso. O juiz Carlos Alexandre começou por lhe aplicar uma caução de três milhões de euros que foi, contudo, reduzida para metade dada a tal “insuficiência económica” do ex-banqueiro.

ZAP //

PARTILHAR

32 COMENTÁRIOS

    • E o Sr. Alves António tem a idade do Sr. Ricardo Salgado? Mais de 70 anos? E onde trabalha? Eu tenho quase 60 e não me importava candidatar-me a uma das vagas…

    • O Sr. Alves António também tem mais de 70 anos? E onde trabalha? Eu tenho quase 60 e gostava de me candidatar a uma dessas vagas…

  1. Troco a insuficiência económica dele com a minha suficiência económica, e ainda ofereço um bónus de 10% ao advogado Proença de Carvalho se conseguir isso antes de 2018.

    • O Proença de Carvalho também lá estava na Comporta com toda a camarilha. Eles mostraram na TV mas foi há muito tempo. Agora já devem ter destruído tudo. Também lá estava o soares, o socas, esse xuxa da segurança social, entre outros da mesma estirpe. Era uma cáfila que faz favor. E os juízes que se cuidem…!!!

  2. O juiz ainda o deveria punir por total e completa falta de respeito e vergonha na cara! Merecias mesmo era um pouco de justiça popular, já que não respeitas a do Estado!

  3. Insuficiência económica que não lhe permitiu pagar 3 milhões de caução para não ser preso. Só metade. LOL
    Insuficiência relativa

  4. Isto é só vergonhoso. De facto vivemos num país de gatunos. Enfim, depois admiram-se que haja extremistas, que haja terrorismo, que haja crime e mortes.

  5. Eu estou pra ver onde é que ele este ano vai passar as férias do Verão. O ano passado já envolvido neste escândalo lá foi pra Comporta passar uns diazinhos. Insuficiência económica para este rapazote deve ser comer lagostim em vez de lagosta.

  6. Eu acho que lhe deviam confiscar todos os bens, inclusive a reforma e coloca-lo na casa de São João de Deus em Barcelos, aí eles tratam bem dele, dão-lhe de comer e roupa lavada.
    É fácil com a reforma dele conseguir para lá entrar.
    Fazia companhia ao irmão do Pinto da Costa

  7. Sim porque não está na cadeia onde é o seu lugar, ele e os primos, que não são inocentes ao contrário do que tentam transmitir, pois todos se alimentaram do mesmo sitio.
    Estando na cadeia não necessitaria de qualquer rendimento, pois teria comida e roupa lavada.
    Assim se prova, com este e muitos outros nomes, que a justiça neste país não funciona.

RESPONDER

"Não pôr o dedo no nariz". Livro medieval ensinava as regras de etiqueta às crianças do século XV

Um livro de boas maneiras do século XV, digitalizado recentemente pela Biblioteca Britânica, está cheio de regras de etiqueta que não são muito diferentes das de hoje. O manuscrito chama-se "The Lytille Childrenes Lytil Boke", as …

Abanca pagou menos de 250 milhões pelo EuroBic

O Abanca ofereceu menos de 250 milhões de euros por 95% do EuroBic, segundo avança o Jornal Económico, o que significa que o banco espanhol avaliou o EuroBic ligeiramente abaixo do múltiplo a que transaciona …

Alegado escritor-fantasma confessa que recebeu pagamentos de Sócrates

Domingos Farinho, alegado escritor-fantasma do livro de José Sócrates "A Confiança no Mundo", confessou que recebeu pagamentos do ex-primeiro-ministro através da RMF Consulting. No requerimento de abertura de instrução que apresentou em janeiro de 2020, o …

Os cavalos perdem quatro dedos no útero

Os cavalos têm apenas um dedo em cada pata, sendo os cascos o equivalente à falange dos nossos dedos médios. No entanto, os seus ancestrais tinham mais dedos em cada pata, variando entre três e …

"Década perdida". Novo Banco com prejuízos de 1.058,8 milhões em 2019

O presidente executivo do Novo Banco disse esta sexta-feira que os últimos dez anos foram uma "década perdida" para a empresa que começou por ser BES e passou em 2014 a Novo Banco, mas …

Estados Unidos assinam acordo de paz com os talibãs no Afeganistão

O presidente norte-americano, Donald Trump, pediu esta sexta-feira aos afegãos para "aproveitar a oportunidade de paz", ao abrigo do acordo de paz que os Estados Unidos vão assinar no sábado com os rebeldes talibãs. A …

Portugal poderá ter um milhão de infetados (e ser decretada quarentena obrigatória)

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite que poderá haver um milhão de portugueses infetados pelo Covid-19, 21.000 na semana mais crítica, assegurando que as autoridades de saúde estão a preparar-se para esta possibilidade. “Estamos a …

Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre. A 30 de …

Exoplaneta gigante pode ter as condições ideais para abrigar vida

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que o enorme exoplaneta K2-18b - tem duas vezes o tamanho da Terra - pode reunir as condições ideais para abrigar vida. Depois de …

A Terra pode ter uma nova (e temporária) mini-lua

A Terra pode ter um novo vizinho, ainda que temporário. Astrónomos do Catalina Sky Survey, programa financiado pela NASA, acreditam ter identificado um asteróide que ficou preso na gravidade da Terra - pode ser a …