“Criminosos de colarinho verde.” Protestos “vegan” acabam em dezenas de detenções na Austrália

Ellen Smith / EPA

Mais de uma centena de ativistas vegan invadiram as ruas e os matadouros australianos em forma de protesto. “Criminosos de colarinho verde”, chamou-lhes o primeiro ministro.

Esta segunda-feira, os estados de Vitória, Nova Gales do Sul e Queensland, na Austrália, foram invadidos por protestos de ativistas contra a indústria da carne. A revolta “vegan” resultou na detenção de perto de 50 pessoas, com idades compreendidas entre os 15 e os 61 anos.

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, condenou a iniciativa e classificou como “vergonhosos” e “anti-australianos” os protestos dos ativistas. (???????????)

Segundo o Público, entre os vários locais dos protestos estiveram vários matadouros e talhos, que foram invadidos e vandalizados pelos manifestantes. Além disso, foram libertados animais que estavam em quintas. O trânsito foi bloqueado pelos ativistas, que se algemaram em grupo no meio da estrada durante a hora de ponta.

Um casal, que explora um restaurante numa quinta, contou à ABC News Australia que foi forçado a encerrar o estabelecimento e que recebeu várias ameaças de movimentos ambientalistas através das redes sociais, email e até por telefone.

The Gippy Goat Café has decided to close, today will be our last day. We would like to thank our dedicated staff, our…

Publicado por The Gippy Goat Cafe em Sábado, 6 de abril de 2019

Para o primeiro-ministro, “estas formas de ativismo atentam contra o interesse nacional porque a vida dos agricultores está a ser afetada”. Num comício em Brisbane, Morrison defendeu o auxílio aos produtores de carne em processos judiciais contra o que apelidou de “criminosos de colarinho verde“.

Por seu turno, o movimento diz ter como objetivo a sensibilização da população para a adoção de um alimentação vegan, de modo a pôr termo ao abuso de animais na indústria da carne.

Contudo, segundo o The Guardian, está a ser preparada uma legislação para multar de forma sumária quem atente contra a atividade agrícola. Além disso, o Governo está a colaborar com a polícia para evitar novos protestos.

De acordo com o Fórum Económico Mundial, a Austrália é o segundo maior consumidor de carne do mundo, registando 94,8 quilos anuais per capita.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Resgate à TAP deverá ser feito através de empréstimo obrigacionista

A ajuda do Estado à TAP deverá chegar através de um empréstimo obrigacionista convertível em ações, avança o jornal Expresso neste sábado. Este é o cenário mais provável para a TAP, apurou o semanário, que …

Lisboa pode receber a final deste ano da Liga dos Campeões

Istambul não está agradada com a ideia de receber a final da Liga dos Campeões sem adeptos no estádio. Por isso, outras hipóteses estão a ser consideradas, nomeadamente Lisboa. A final da Liga dos Campeões está …

Há mesmo algo de reconfortante quando dizemos palavrões

Um novo estudo sugere que, nas circunstâncias certas, dizer palavrões em voz alta parece fazer as pessoas sentirem menos dor. Exatamente como e porque é que o ato de dizer asneiras consegue fazer com que as …

"Paraministro" de Costa. Gestor independente chamado para negociar plano económico de retoma

O primeiro-ministro, António Costa, convidou o diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, para estudar o plano de recuperação económica. De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia na sua edição deste …

Termina o dever cívico de confinamento

O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira o fim do “dever cívico de recolhimento”, que entrará em vigor na próxima segunda-feira, prevê a resolução que prolongou a situação de calamidade até 14 de junho. A situação …

"Ratos" de musgo espalham-se pelos glaciares do Ártico (e intrigam cientistas)

A presença de estranhas bolas de musgos nos ecossistemas de glaciares tem atraído a atenção da comunidade científica. Estas estranhas criatura proliferam no Ártico, mas também em regiões da Islândia e América do Sul. Especialistas de …

Há 29 países que podem visitar a Grécia a partir de 15 de junho. Portugal ficou de fora

A partir de 15 de junho, cidadãos oriundos de 29 países poderão visitar a Grécia, revelou esta sexta-feira o Governo helénico, dando conta que a lista elaborada teve em conta a situação epidemiológica de cada …

Portugal Continental não vai ter quarentena para turistas

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que Portugal continental não vai aplicar normas de quarentena para quem vier de fora do país. No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas, que se …

Jovem de 19 anos morre atingido por disparos durante protesto pela morte de George Floyd

Um jovem de 19 anos morreu depois de alguém que seguia num carro ter disparado sobre uma multidão de pessoas que protestavam contra o homicídio do afro-americano George Floyd, indicou uma porta-voz da polícia de …

O campo magnético da Terra está a enfraquecer misteriosamente

Novos dados de satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) mostram que o campo magnético da Terra está a enfraquecer entre África e a América do Sul. O enfraquecimento do campo magnético da Terra está relacionado com …