/

“Criminosos de colarinho verde.” Protestos “vegan” acabam em dezenas de detenções na Austrália

Ellen Smith / EPA

Mais de uma centena de ativistas vegan invadiram as ruas e os matadouros australianos em forma de protesto. “Criminosos de colarinho verde”, chamou-lhes o primeiro ministro.

Esta segunda-feira, os estados de Vitória, Nova Gales do Sul e Queensland, na Austrália, foram invadidos por protestos de ativistas contra a indústria da carne. A revolta “vegan” resultou na detenção de perto de 50 pessoas, com idades compreendidas entre os 15 e os 61 anos.

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, condenou a iniciativa e classificou como “vergonhosos” e “anti-australianos” os protestos dos ativistas. (???????????)

Segundo o Público, entre os vários locais dos protestos estiveram vários matadouros e talhos, que foram invadidos e vandalizados pelos manifestantes. Além disso, foram libertados animais que estavam em quintas. O trânsito foi bloqueado pelos ativistas, que se algemaram em grupo no meio da estrada durante a hora de ponta.

Um casal, que explora um restaurante numa quinta, contou à ABC News Australia que foi forçado a encerrar o estabelecimento e que recebeu várias ameaças de movimentos ambientalistas através das redes sociais, email e até por telefone.

The Gippy Goat Café has decided to close, today will be our last day. We would like to thank our dedicated staff, our…

Publicado por The Gippy Goat Cafe em Sábado, 6 de abril de 2019

Para o primeiro-ministro, “estas formas de ativismo atentam contra o interesse nacional porque a vida dos agricultores está a ser afetada”. Num comício em Brisbane, Morrison defendeu o auxílio aos produtores de carne em processos judiciais contra o que apelidou de “criminosos de colarinho verde“.

Por seu turno, o movimento diz ter como objetivo a sensibilização da população para a adoção de um alimentação vegan, de modo a pôr termo ao abuso de animais na indústria da carne.

Contudo, segundo o The Guardian, está a ser preparada uma legislação para multar de forma sumária quem atente contra a atividade agrícola. Além disso, o Governo está a colaborar com a polícia para evitar novos protestos.

De acordo com o Fórum Económico Mundial, a Austrália é o segundo maior consumidor de carne do mundo, registando 94,8 quilos anuais per capita.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.