Revelados 108 gigabytes de documentos secretos russos (mas nenhuma “bomba”)

Esta semana, foram revelados pelo Distributed Denial Secrets, ou DDoSecrets, centenas de milhares de documentos sobre jornalistas e políticos russos, oligarcas e figuras religiosas.

Entre os documentos, não faltam relatórios sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. O DDoSecrets nasceu no final do ano passado e apresenta-se como “uma alternativa ao Wikileaks.”

São 108 gigabytes de informação classificada e retirada por hackers ao Ministério do Interior da Rússia. Apesar de estar a ser replicado em vários sites, nomeadamente na Ucrânia, as revelações não produziram por enquanto nenhuma “bomba”.

O volume de informação é tão grande que poderá demorar algumas semanas até que tudo seja lido. Mas, mesmo que nada salte à vista imediatamente, o The New York Times diz que estas revelações podem ser encaradas como a resposta simbólica dos EUA ao Kremlin pela revelação dos emails trocados por Hillary Clinton e revelados durante a campanha para as eleições presidenciais norte-americanas de 2016.

Nesse ano, uma investigação da CIA revelou a responsabilidade de Moscovo pela obtenção e publicitação de 19.252 emails do Partido Democrata – nomeadamente sobre as fontes de financiamento da campanha presidencial pelo partido. O objetivo era impedir a todo o custo uma vitória de Hillary Clinton nas eleições.

Agora, aparentemente, os papéis revertem-se. Mas há um dado que também é relevante. O Wikileaks, que divulgou os emails democratas, já tinha recebido uma proposta para divulgar estes documentos. E, mesmo que o volume da informação retirada à Rússia seja muitas vezes superior ao que Moscovo retirou aos EUA, o site fundado por Julian Assange recusou-se a fazê-lo.

A revista Foreign Policy disse em 2017 que o Wikileaks tinha tido acesso aos documentos classificados russos no ano anterior, mas que se recusava a publicar informação que considerasse “irrelevante”, ou que simplesmente fosse “impossível de verificar”.

A fundadora do DDoSecrets, uma auto-intitulada ativista pela transparência chamada Emma Best, disse que não sendo uma vingança direta em relação ao passado, “estes documentos tornam disponíveis assuntos muito pouco explorados – os círculos de poder russos e o jogo de influências do Kremlin.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …