/

Revelada a verdadeira identidade de Jihadi John

cv ISIS / YouTube

Está desfeito o mistério em torno de “Jihadi John”, o carrasco do Estado Islâmico que surge em diversos vídeos de decapitações a falar com sotaque britânico.

Mohammed Emwazi, de 27 anos, será o verdadeiro nome do jihadista que inicialmente chegou a ser apontado como um rapper britânico.

Licenciado em programação de computadores na Universidade de Westminster, em Londres, nasceu no Kuwait, mas mudou-se para Inglaterra com os pais quando tinha apenas 6 anos de idade.

Jihadi John aparece sempre de cara tapada nos vídeos de propaganda do Estado Islâmico e há muito que se especula quanto à sua identidade. O verdadeiro nome do “jihadista” foi confirmado à Agência Reuters por fontes do governo norte-americano.

Sendo uma das figuras mais conhecidas do Estado Islãmico, Jihadi John aparece nos vídeos das decapitações dos jornalistas norte-americanos James Foley e Steven Sotloff, do trabalhador humanitário norte-americano Abdul-Rahman Kassig, e dos britânicos David Haines e Alan Henning.

Ele terá sido criado numa família considerada de classe média-alta e os amigos que com ele conviveram, em Londres, descrevem-no como “um jovem educado e devoto que gostava de roupas da moda”, escreve o jornal Washington Post.

Viajou para a Síria em 2012, de acordo com dados divulgados por vários órgãos de informação, e terá começado a radicalizar-se em 2009, depois de um safari com uns amigos à Tanzânia. Foram detidos e alegam que foram ameaçados com violência pelas autoridades da Tanzânia a pedido dos serviços de inteligência britânicos, o MI5.

Muitos jornalistas acorreram, nas últimas horas, à casa da família do jihadista, em Londres, depois de revelada a sua identidade, mas não encontraram ninguém. As autoridades britânicas terão deslocado a sua família para outra morada.

Em agosto do ano passado, a imprensa dava conta de que os serviços secretos do Reino Unido tinham identificado o “jihadista de sotaque britânico” como sendo Abdel-Majed Badel Bary, de 23 anos, mais conhecido como o ex-rapper L Jinny.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.