Revelada a identidade da misteriosa múmia encontrada num caixão de ferro em Nova Iorque

Cortesia de Scott Warnash / Linda Warnasch

Um grupo de especialistas estabeleceu (finalmente) a identidade do corpo da misteriosa mulher encontrada em 2011 num terreno baldio em Queens, na cidade norte-americana de Nova Iorque.

Na época, o corpo mumificado foi encontrado num terreno baldio da cidade e, os cientistas acreditavam que se tratava de um homicídio recente. No entanto, as novas análise revelaram que o mistério é bem mais antigo.

O cadáver da mulher afro-americana foi encontrado de forma inesperada há sete anos por trabalhadores da construção civil. O corpo mumificado tinha vestido uma camisola e umas meias brancas. À sua volta, foram também encontrados restos de um caixão de ferro que acabou por ser esmagado pelas máquinas que trabalhavam na obra.

O caixão de ferro era tão hermético que fez com que o corpo permanecesse quase perfeitamente intacto, ao ponto de parecer que a mulher tinha morrido há poucos dias.

O estado de conservação do corpo levou os especialistas a acreditar que se tratava de um assassinato recente. “Um corpo enterrado num terreno baldio parece ser bastante direto”, disse um especialista forense de Nova Iorque, Scott Warnasch.

No entanto, uma investigação recente veio provar o contrário. As análises conduzidas identificaram o corpo como Martha Peterson, uma mulher que nasceu várias décadas antes da Guerra Civil Americana (1861-1865) – ou seja, em meados do século XIX.

“A mulher parecia estar morta há cerca de uma semana, mas tinham passado 160 anos” disse Scott Warnasch citado pelo Live Science.

Acredita-se que Martha tenha trabalhado para um homem branco no local e terá morrido, provavelmente, da varíola em meados de 1851. Depois da sua morte, acreditam os cientistas, a mulher terá sido sepultada sob o terreno de uma igreja que terá sido fundada em 1830 pela primeira geração livre de afro-americanos.

Os investigadores conseguiram ainda recriar o seu rosto. Em breve, estas descobertas serão apresentadas num documentário intitulado “A mulher do caixão de ferro”.

ZAP // RT / ScienceAlert

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …

Obrigar as crianças a beijar os avós é mesmo uma "violência"

O professor universitário Daniel Cardoso pôs o país a discutir se é ou não uma violência obrigar as crianças a beijar os avós. Uma posição que é defendida por inúmeros especialistas e que nem sequer …

Cidade da Maia testa passadeira 3D

O município da Maia está a testar a colocação de passadeiras 3D, cujo objetivo é criar uma ilusão de ótica que faz os condutores abrandar quando se aproximam, descreveu hoje a autarquia. Em causa está, de …

Portugal recebe em novembro cerca de 150 refugiados que estão no Egito

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019, disse hoje o ministro da Administração Interna. "Vamos …

Crianças até 2 anos são as que mais usam apps

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicações como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrónicos têm até 2 anos. Segundo o estudo "Happy Kids: Aplicações Seguras e Benéficas …

Abstenção galopante alastra-se à faixa dos 30-44 anos

A abstenção aumentou de forma galopante em Portugal, dos 8,1% em 1975 para os 44,2% nas legislativas de 2015, e a tendência está a alastrar das gerações mais jovens para a faixa dos 30 aos …

Descida da propina vai retirar bolsas a alunos carenciados. Medida "demagógica e perversa"

A descida do valor máximo da propina poderá significar o fim da bolsa para muitos alunos carenciados, alertou o reitor da Universidade Nova de Lisboa, que considera a medida ''demagógica e perversa''. Segundo a proposta de …

Hugo Abreu caiu da viatura e “não se mexeu mais”. Instrutor dos comandos viu e ignorou

Rodrigo Seco afirmou que, no decurso da Prova Zero, os dois instrutores desvalorizaram os sintomas de mal-estar, sinais de cansaço e ignoraram os vários pedidos dos instruendos para que pudessem beber água. Um dos instruendos do …

Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

O tenente-general José Nunes da Fonseca é o escolhido para suceder ao general Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demitiu-se no âmbito do caso do roubo de armas em Tancos. O nome …

Raspadinha rende mais de 100 milhões à Segurança Social

No próximo ano, a Segurança Social vai receber um montante na ordem dos 225 milhões provenientes dos jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A Segurança Social irá receber, no próximo ano, cerca de 225 …