Revelada a identidade da misteriosa múmia encontrada num caixão de ferro em Nova Iorque

Cortesia de Scott Warnash / Linda Warnasch

Um grupo de especialistas estabeleceu (finalmente) a identidade do corpo da misteriosa mulher encontrada em 2011 num terreno baldio em Queens, na cidade norte-americana de Nova Iorque.

Na época, o corpo mumificado foi encontrado num terreno baldio da cidade e, os cientistas acreditavam que se tratava de um homicídio recente. No entanto, as novas análise revelaram que o mistério é bem mais antigo.

O cadáver da mulher afro-americana foi encontrado de forma inesperada há sete anos por trabalhadores da construção civil. O corpo mumificado tinha vestido uma camisola e umas meias brancas. À sua volta, foram também encontrados restos de um caixão de ferro que acabou por ser esmagado pelas máquinas que trabalhavam na obra.

O caixão de ferro era tão hermético que fez com que o corpo permanecesse quase perfeitamente intacto, ao ponto de parecer que a mulher tinha morrido há poucos dias.

O estado de conservação do corpo levou os especialistas a acreditar que se tratava de um assassinato recente. “Um corpo enterrado num terreno baldio parece ser bastante direto”, disse um especialista forense de Nova Iorque, Scott Warnasch.

No entanto, uma investigação recente veio provar o contrário. As análises conduzidas identificaram o corpo como Martha Peterson, uma mulher que nasceu várias décadas antes da Guerra Civil Americana (1861-1865) – ou seja, em meados do século XIX.

“A mulher parecia estar morta há cerca de uma semana, mas tinham passado 160 anos” disse Scott Warnasch citado pelo Live Science.

Acredita-se que Martha tenha trabalhado para um homem branco no local e terá morrido, provavelmente, da varíola em meados de 1851. Depois da sua morte, acreditam os cientistas, a mulher terá sido sepultada sob o terreno de uma igreja que terá sido fundada em 1830 pela primeira geração livre de afro-americanos.

Os investigadores conseguiram ainda recriar o seu rosto. Em breve, estas descobertas serão apresentadas num documentário intitulado “A mulher do caixão de ferro”.

ZAP // RT / ScienceAlert

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Gosto muito de ler matérias sobre arqueologia, mesmo em casos mais recentes, como esse.
    A ciência desvenda mistérios e nos ajuda a conhecer a História!

RESPONDER

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …