Revelada escuta que pode comprometer Proença de Carvalho na Operação Fizz

A defesa do ex-procurador do Ministério Público Orlando Figueira pediu para juntar ao processo da Operação Fizz uma escuta telefónica que associa o advogado Daniel Proença de Carvalho ao processo que investiga crimes de corrupção.

A escuta telefónica data de 23 de Fevereiro de 2016, dia em que Orlando Figueira foi alvo de buscas em casa, antes de ser detido e levado para interrogatório judicial.

Nesse momento, o ex-procurador telefonou a Daniel Proença de Carvalho a pedir-lhe para o representar judicialmente. Mas o advogado recusou.

Com toda a franqueza, não acho a melhor forma. Como sabe, a minha intervenção foi a mais recente e para eu poder até ser útil nessa matéria, não me parece que seja conveniente”, sublinhou Proença de Carvalho na escuta que é divulgada pelo jornal Sol.

Esta conversa vai ao encontro das alegações do ex-procurador que afirma que Proença de Carvalho, advogado do banqueiro Carlos Silva, também deveria estar no banco dos réus no processo.

Orlando Figueira assegura que foi Proença de Carvalho quem tratou da revogação de um contrato de trabalho que assinou com a empresa Primagest, com sede em Angola e que estará ligada a Carlos Silva, vice-presidente do BCP em Portugal e principal accionista do Banco Privado Atlântico.

O Ministério Público acredita que foi através da Primagest que o ex-procurador recebeu 630 mil euros das alegadas “luvas” pagas por Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola que também é arguido no processo.

Orlando Figueira tem insistido que o dinheiro que recebeu não teve origem em Manuel Vicente, mas em Carlos Silva.

Proença de Carvalho diz que aguarda ser libertado do dever de segredo profissional para poder dar a sua versão do caso. Mas assegura, desde já, que “a escuta em causa em nada contradiz o que se passou” e que espera poder explicar tudo ao Tribunal “quando for ouvido como testemunha”, conforme declarações enviadas ao Correio da Manhã.

O advogado sempre afirmou que não teve qualquer envolvimento no contrato entre Orlando Figueira e a Primagest.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este também estava na tal reunião que o canal 2 da TV mostrou, mas nunca mais repetiu. Sim, na Comporta, onde estava o velho soares, o costa chamussa, o ricardo salgado como não podia deixar de ser, e tantos outros da mesma coleção…!

  2. O falinhas mansas e ar de anjinho, sabe-a toda. Este Proença nunca me enganou!!! Acho que é tempo de o pôr a toque de caixa já que gosta de tocar bateria. Haja coragem de investigar a origem da fortuna e as “offshores”

RESPONDER

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …