Revelada escuta que pode comprometer Proença de Carvalho na Operação Fizz

A defesa do ex-procurador do Ministério Público Orlando Figueira pediu para juntar ao processo da Operação Fizz uma escuta telefónica que associa o advogado Daniel Proença de Carvalho ao processo que investiga crimes de corrupção.

A escuta telefónica data de 23 de Fevereiro de 2016, dia em que Orlando Figueira foi alvo de buscas em casa, antes de ser detido e levado para interrogatório judicial.

Nesse momento, o ex-procurador telefonou a Daniel Proença de Carvalho a pedir-lhe para o representar judicialmente. Mas o advogado recusou.

Com toda a franqueza, não acho a melhor forma. Como sabe, a minha intervenção foi a mais recente e para eu poder até ser útil nessa matéria, não me parece que seja conveniente”, sublinhou Proença de Carvalho na escuta que é divulgada pelo jornal Sol.

Esta conversa vai ao encontro das alegações do ex-procurador que afirma que Proença de Carvalho, advogado do banqueiro Carlos Silva, também deveria estar no banco dos réus no processo.

Orlando Figueira assegura que foi Proença de Carvalho quem tratou da revogação de um contrato de trabalho que assinou com a empresa Primagest, com sede em Angola e que estará ligada a Carlos Silva, vice-presidente do BCP em Portugal e principal accionista do Banco Privado Atlântico.

O Ministério Público acredita que foi através da Primagest que o ex-procurador recebeu 630 mil euros das alegadas “luvas” pagas por Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola que também é arguido no processo.

Orlando Figueira tem insistido que o dinheiro que recebeu não teve origem em Manuel Vicente, mas em Carlos Silva.

Proença de Carvalho diz que aguarda ser libertado do dever de segredo profissional para poder dar a sua versão do caso. Mas assegura, desde já, que “a escuta em causa em nada contradiz o que se passou” e que espera poder explicar tudo ao Tribunal “quando for ouvido como testemunha”, conforme declarações enviadas ao Correio da Manhã.

O advogado sempre afirmou que não teve qualquer envolvimento no contrato entre Orlando Figueira e a Primagest.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este também estava na tal reunião que o canal 2 da TV mostrou, mas nunca mais repetiu. Sim, na Comporta, onde estava o velho soares, o costa chamussa, o ricardo salgado como não podia deixar de ser, e tantos outros da mesma coleção…!

  2. O falinhas mansas e ar de anjinho, sabe-a toda. Este Proença nunca me enganou!!! Acho que é tempo de o pôr a toque de caixa já que gosta de tocar bateria. Haja coragem de investigar a origem da fortuna e as “offshores”

RESPONDER

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …