/

Reunião de 460 mil motards nos EUA pode ter criado 260 mil casos

cjp24 / Flickr

Fotografia ilustrativa

Os cientistas estimam que os 460 mil motards que se reuniram em agosto no Dacota do Sul, nos Estados Unidos, originaram 260 mil novos casos de covid-19.

Os 460 mil motards que se reuniram em agosto no Dacota do Sul, de forma indiferente em relação à pandemia do novo coronavírus, originaram 260 mil novos casos positivos de infeção, estimaram cientistas, num estudo divulgado esta terça-feira.

O número faria desta reunião de motards, que se prolongou por dez dias, designada Sturgis Motorcycle Rally, o maior evento de propagação do coronavírus documentado até hoje nos Estados Unidos.

O estudo, realizado por economistas da Universidade de San Diego e publicado pelo Instituto de Economia do Trabalho (IZA), é uma aproximação estatística fundada em dados anónimos de mobilidade provenientes de telemóveis na e em torno da pequena cidade de Sturgis, uma região rural muito pouco habitada que é invadida todos os anos por um “exército” de motociclistas.

Estes dados permitiram confirmar o número de pessoas que foram acampar, passear, beber, comer e ouvir os concertos, na maior parte sem máscara, durante a 80.ª edição da iniciativa, de 7 a 16 de agosto. A mesma fonte de informação permitiu também identificar as regiões de origem dos motards.

Através do cruzamento dos dados geográficos com os números oficiais de casos de covid-19 durante o mês de agosto, os investigadores estimaram a vaga de contágios nascida em Sturgis e propagada por todo o país: 266.796 novos casos, o que representam quase um quinto (19%) dos 1,4 milhões de casos detetados nos EUA entre 2 de agosto e 2 de setembro, com um custo económico estimado de 12,2 mil milhões de dólares (10,4 mil milhões de euros), na base de um estudo que tinha quantificado cada caso não mortal em 46 mil dólares.

Só no Dacota do Sul, o número de casos subiu ao longo do verão, passando de cerca de 100 novos casos por dia no início de agosto para 300 no final do mês, segundo o Covid Tracking Project, mas o número de mortos permaneceu fraco, com um morto por dia, em média.

Esta análise estatística é apenas uma aproximação, uma vez que ninguém seguiu e testou os motociclistas individualmente. Por outro lado, não foi publicada por uma revista científica com recurso à leitura por pares, portanto, sem que um cientista independente tenha avaliado a sua metodologia.

Além disso, o número de casos aumentou igualmente em toda a região central dos EUA durante o verão, e não apenas no Dacota do Sul.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.