Mais um restauro desastroso em Espanha (e há quem veja nele Donald Trump)

Antonio Guzmán Capel / Facebook

Escultura do início do século XX, antes e depois do restauro

Uma das esculturas que adorna um edifício do início do século XX em Palencia – originalmente a figura sorridente de uma mulher que guardava um rebanho – foi restaurada e “mais parece a cabeça de um personagem de desenhos animados”.

Nos últimos anos têm-se multiplicado os restauros desastrosos de obras de arte em Espanha. Depois do famoso fresco do Ecce Homo da Igreja do Santuário da Misericórdia de Borja (2012), da escultura em madeira de São Jorge (2018) ou do quadro da Imaculada do Escorial (2020), desta vez foi uma das figuras esculpidas que adornam um edifício do início do século XX em Palencia, no noroeste de Espanha, que sofreu restauro desastroso.

O que era originalmente a figura sorridente de uma mulher ao lado de um rebanho, foi agora substituído por um rosto carrancudo, com um cabelo em forma de pala e uma boca arredondada – onde várias pessoas veem semelhanças com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Mas as semelhanças são tantas quanta a imaginação deixar e o jornal The Guardian vê naquele rosto parecenças com “o Povo da Areia da saga Guerra das Estrelas. Ou qualquer ser saído de um pesadelo”.

A restauração veio a público este sábado, depois de Antonio Guzmán Capel, um artista local, ter colocado fotos da figura em causa no Facebook. “As imagens estão um pouco desfocadas mas dá para ver a ‘brincadeira’ perfeitamente. Parece a cabeça de uma personagem de desenhos animados”.

Palencia tem agora uma atração turística capaz de rivalizar com o Ecce Homo de Borja, acrescentou Guzmán, referindo-se à fama global que a obra de Elías García Martínez atraiu, depois de ser restaurada por uma paroquiana idosa, em 2012.

“Tenho certeza de que quem fez isto foi pago”, disse ainda Guzmán. “Mas o maior crime foi cometido pela pessoa que o encomendou e depois fingiu que não se passava nada.”

Segundo o Diário de Notícias, perante todos os restauros falhados, especialistas em conservação espanhóis têm vindo a pedir uma legislação mais apertada, que impeça amadores e curiosos de tentar fazer um trabalho de restauro que deveria ser qualificado.

“Eu não acho que essa pessoa – ou essas pessoas – deva ser considerada um restaurador”, disse em junho Fernando Carrera, professor da Escola Galega de Conservação e Restauração do Património Cultural, ao The Guardian. “Vamos ser honestos: eles são profissionais que estragam tudo. Destroem as obras.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …