O polémico restauro do Ecce Homo já tem rival à altura

(dr) ArtUs Restauración Patrimonio

Escultura de São Jorge, na Igreja de San Miguel de Estella, em Navarra, antes e depois do restauro

Uma escultura espanhola do século XVI que retrata São Jorge, na Igreja de San Miguel de Estella, em Navarra, está envolvida em polémica depois do restauro amador feito por um artesão local.

A escultura de São Jorge, que se encontra na Igreja de San Miguel de Estella, em Navarra, foi restaurada a pedido de um pároco que não pretendia melhorar toda a obra mas apenas “limpar um espaço que estava sujo”, afirmaram representantes do Arcebispado de Pamplona à EFE.

Porém, de acordo com o presidente da Associação Profissional de Conservadores e Restauradores de Espanha (ACRE), Fernando Carrera, o resultado mais provável é a perda de quase toda a pigmentação original da escultura com 500 anos.

“Ainda não sabemos ao certo a gravidade dos danos, mas a impressão é de que se eliminou a policromia antiga e de que o dano é irreversível”, explica o responsável, acrescentando que a associação pretende abrir um processo judicial contra as pessoas responsáveis pelo ‘restauro’.

Tendo em conta a relevância histórica desta escultura, que retrata São Jorge com uma armadura e a lutar contra um dragão em cima de um cavalo, Carrera considera que os danos possam ser ainda mais graves do que os causados, em 2012, ao Ecce Homo – pintura do século 19 que retrata Jesus e que foi ‘melhorado’ por Cecilia Giménez, uma octogenária de Borja cheia de boas intenções mas que não tinha qualquer experiência.

“Porém, desta vez não queremos que esta história vire um motivo de piada como aconteceu com o Ecce Homo”, afirma. “Queremos sim que a sociedade perceba que se trata de um dano ao património cultural, que nos pertence a todos, que este tipo de ações estão regulamentadas por lei e queremos que esta seja cumprida”.

Carrera afirma que os restauros amadores ainda são muito comuns em Espanha e que muitos casos acabam por passar despercebidos por não terem grande mediatismo.

“O património é tão amplo que não há controlo sobre este tipo de atitudes. É preciso sobretudo que a Igreja Católica melhore o controlo sobre o seu património, porque estas intervenções ocorrem principalmente com obras eclesiásticas”, explica.

(dr)

Ecce Homo, de Elías García Martínez, “restaurado” por Cecilia Giménez

O episódio na Igreja de San Miguel de Estella, que veio a público na semana passada através dos vídeos partilhados nas redes sociais, provocou reações na imprensa e entre figuras da política espanhola.

O presidente da Câmara de Estella, Koldo Leoz, escreveu no Twitter que, “infelizmente para a antiquíssima escultura e para o património da cidade, um pároco decidiu por conta própria solicitar a renovação (porque não seria justo chamar de restauro) a um artesão local”.

Não duvido da boa vontade tanto do padre como da pessoa encarregada de profanar esta obra de arte mediante técnicas nada apropriadas, mas a negligência de ambos é muito grave e não pode ser justificada com a desculpa da boa vontade”, prosseguiu.

“Deveriam ter alertado tanto a autarquia como o Governo, e teríamos evitado a perda, com quase toda a certeza, da policromia original da escultura, assim como a estrutura original da armadura usada na época (no século 16). Esperamos agora a avaliação da equipa técnica para ver se a escultura de São Jorge tem salvação”.

Em declarações à EFE, o diretor do Serviço de Património da região, Carlos Martínez Álava, adiantou que Governo de Navarra já abriu uma investigação. “Esta ação foi realizada sobre bens que estão registados como património cultural de Navarra, por isso, para haver um projeto (de restauro) é preciso ter a nossa aprovação”.

Martínez Álava acrescentou que o aspeto desgastado da escultura de madeira “poderia indicar que precisava de facto de uma limpeza, mas o trabalho do restaurador foi um tanto excessivo”. O diretor acredita, porém, que a escultura talvez ainda seja “recuperável”.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pessoas que enfrentam bem a manhã são mais saudáveis (e trabalham melhor)

Vários estudos têm demonstrado que algumas pessoas enfrentam as manhãs de forma naturalmente melhor, o que faz com que tenham um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam. Por outro lado, as …

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …