Rapazes resgatados da gruta na Tailândia foram sedados com ketamina

(h) Royal Thai Navy

Operações de resgate das crianças presas em gruta na Tailândia

Os médicos que trataram os 12 rapazes e o seu treinador que ficaram presos durante duas semanas, no ano passado, numa gruta na Tailândia, vieram agora a público dizer que a ketamina teve um papel fundamental no sucesso da complexa missão de resgate.

Numa carta publicada na quinta-feira no New England Journal of Medicine, três médicos tailandeses e um anestesista australiano envolvidos no resgate contam que os jovens foram sedados com a droga para auxiliar o processo de retirada da gruta de difícil acesso de Tham Luang, na Tailândia, onde ficaram presos, avançou na quinta-feira a Visão.

Na altura, especulou-se que os menores teriam sido sedados durante a operação, mas esta é a primeira vez que o recurso à substância é confirmado. Os clínicos não revelaram, no entanto, as doses administradas pelos mergulhadores.

“Tivemos de usar o que podíamos para impedir que as crianças entrassem em pânico enquanto as trazíamos para fora”, explicou, na altura do resgate, o comandante dos SEAL tailandeses Arpakorn Yookongkaew. “O mais importante é que estão vivos e seguros”, acrescentou, sem adiantar mais nada.

Agora, os médicos dão pormenores sobre a operação e defendem o uso da ketamina, lembrando o risco de hipotermia (o segundo rapaz a sair da gruta tinha uma temperatura corporal de apenas 35 graus). Sabe-se que um dos efeitos da substância é a diminuição dos arrepios e da diminuição da temperatura.

Sintetizada pela primeira vez em 1962, e usada pelos médicos do exército americano em soldados a combater no Vietname, como analgésico e sedativo, a ketamina, graças ao seu possível efeito alucinogénico, ganhou (má) fama e ficou associada ao consumo recreativo e ao uso como “droga de violação”. Atualmente, o seu uso mais frequente é como anestésico veterinário.

Segundo o Gizmodo, recentemente, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou um sedativo semelhante à ketamina para o tratamento da depressão. Na carta, os médicos explicam que a ketamina reduz os vasos sanguíneos, o que dificulta a queda da temperatura corporal e os arrepios.

Os rapazes, com idades entre os 11 e 16 anos, e o seu treinador de 25 anos, pertenciam a uma equipa de futebol e desapareceram a 23 de junho, depois de saírem para um passeio de bicicleta após o treino. Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída da gruta e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias.

Cada um dos rapazes, acompanhado por um mergulhador, teve de passar submerso grande parte do percurso até à saída. Nas partes secas, eram transportados em macas e foi assim que saíram da gruta, com máscaras de oxigénio. A operação ficou marcada pela morte de um antigo elemento da marinha tailandesa, por falta de oxigénio, depois de fazer chegar, precisamente, uma reserva de oxigénio às crianças.

Como relata o Gizmodo, um dos autores da carta é Richard Harris, anestesista e mergulhador que participou na missão de resgate. No início deste ano, contou à National Geographic que duvidava do plano de resgate. “Estava a contar que os dois primeiros rapazes se afogassem e então teríamos que fazer algo diferente. Coloquei as suas hipóteses de sobrevivência em zero”, disse.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro garante que irá à Assembleia Geral da ONU mesmo sem estar vacinado

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que recusa vacinar-se contra a covid-19, afirmou que participará ainda assim na Assembleia Geral da ONU, na próxima semana, em Nova Iorque, onde deverá ser exigido um certificado de vacinação. "Estarei …

PCP e Bloco defendem que há mais vida além do défice (e exigem "resposta aos problemas sociais")

A frase é de Jorge Sampaio, mas PCP e Bloco de Esquerda têm defendido a mesma ideia a cada oportunidade: há mais vida além do défice e combater as consequências económicas, sociais e financeiras da …

Roma ganhou por 5-1 mas Mourinho avisa: "Temos de falar com São Pedro"

Estreia dos italianos na fase de grupos Liga Conferência Europa da UEFA terminou com goleada sobre o CSKA Sofia mas, mesmo assim, o treinador da Roma não gostou do que viu. Nuno Espírito Santo e José …

Patrões querem testes obrigatórios nas empresas (com trabalhador a cobrir os custos)

António Saraiva, líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), defende a criação de legislação que obrigue os trabalhadores a serem testados à covid-19. Em declarações à Renascença, o líder do CIP conta que há empresas com …

Uma cidade romana submersa renasce na Turquia

Uma parte submersa da antiga cidade romana de Augusta ressurgiu depois de o nível da água do lago Seyhan ter descido devido à seca em Adana, no sul da Turquia. A cidade foi fundada por Tibério, …

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …