República Checa e Eslováquia ajudam Ucrânia a reparar armamento danificado

“A guerra está a acontecer e não facilitaremos as coisas para os assassinos com a letra ‘Z'”, escreveu a ministra da Defesa da República Checa no Twitter.

A Ucrânia pediu ajuda à República Checa e à Eslováquia para reparar os seus equipamentos militares danificados, durante os combates contra a invasão russa, segundo anunciaram os ministérios da Defesa checo e eslovaco, esta quarta-feira.

“A Ucrânia pediu à República Checa que ajude a reparar o equipamento danificado”, sublinhou a porta-voz do Ministério da Defesa, Jana Zechmeisterova.

De acordo com a LUSA, Zechmeisterova acrescentou ainda que os “procedimentos e opções para possíveis reparações estão a ser discutidos”.

Jaroslav Nad, ministro da Defesa da Eslováquia, confirmou que a Ucrânia também pediu ajuda ao seu país também, e que as reparações seriam realizadas por empresas privadas.

“Se isso acontecer, será numa base comercial padrão. As empresas são privadas, não podem trabalhar de graça”, realçou Nad.

Os meios de comunicação checos noticiaram que Praga enviou comboios carregados com tanques T72 e veículos blindados de fabrico soviético para a Ucrânia, esta segunda feira, numa operação sem precedentes.

“A guerra está a acontecer e não facilitaremos as coisas para os assassinos com a letra ‘Z'”, escreveu a ministra da Defesa Jana Cernochova no Twitter, referindo-se à sigla que identifica material militar russo.

“Acreditem em mim, enviámos equipamentos militares fundamentais para os nossos amigos ucranianos e continuaremos a fazê-lo”, insistiu Cernochova.

Membro da NATO desde 1999, a República Checa forneceu equipamentos militares no valor de cerca de 40 milhões de euros para a Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro. A Eslováquia aderiu à Aliança Atlântica em 2004.

Os dois países — que pertenciam à Checoslováquia, até à separação pacífica em 1993 — aderiram à União Europeia em 2004.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.