Rendimento básico universal de 1857 euros vai ser testado em Inglaterra

Raw Pixel

Sistema de rendimento básico universal vai ser testado em Inglaterra ao longo de dois anos. Objetivo será acompanhar o impacto de 1600 libras nas vidas de 30 participantes. Teste foi bem-sucedido nos EUA, mas fracassou na Finlândia.

Pela primeira vez, o sistema de rendimento básico universal vai ser testado em Inglaterra, em pequena escala e em dois locais — Jarrow, no nordeste do país, e East Finchley, no norte de Londres.

De acordo com o The Guardian, o programa vai envolver 30 pessoas, a quem será atribuída uma quantia mensal de 1600 libras (1857 euros na conversão atual) durante dois anos, sem quaisquer condições.

Objetivo será acompanhar o impacto da quantia nas vidas dos participantes.

“Esta é uma quantia substancial. O rendimento básico universal cobre normalmente as necessidades básicas das pessoas, mas nós queremos ver o efeito que este montante fixo e incondicional tem na saúde mental e física das pessoas, quer elas optem por trabalhar ou não”, explicou Will Stronge, diretor de pesquisa da Autonomy, entidade que está a apoiar o teste.

Os resultados dos participantes — que serão selecionados aleatoriamente a partir de um grupo de voluntários e 20% portadores de alguma deficiência — serão comparados a um grupo de controlo, sem acesso ao mesmo rendimento básico.

“A nossa sociedade vai necessitar de alguma forma de rendimento básico nos próximos anos, dado o tumulto das mudanças climáticas, a disrupção tecnológica e a transição industrial que está à nossa frente”, disse Stronge.

Sucesso nos EUA, falhanço na Finlândia

Testes semelhantes já foram conduzidos antes por outros países do mundo.

Nos EUA, a cidade de Stockton, na Califórnia, foi testado o rendimento básico. Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos.

No início do programa, 28% dos participantes tinha empregos a tempo inteiro. Um ano depois, essa percentagem subiu para 40%. O grupo de controlo, cujos indivíduos não receberam nenhum dinheiro, viu um aumento de 5% relativamente à mesma matéria.

A Finlândia, primeiro país da Europa a implementar a ideia de um rendimento básico universal, desistiu do teste que concedia 560 euros mensais, sem quaisquer condições, numa experiência limitada a dois anos que abrangia dois mil desempregados.

Os investigadores por detrás do estudo finlandês concluíram que, embora tenha levado as pessoas sem emprego a sentirem-se mais felizes, a experiência não gerou aumento de empregos.

Na Alemanha, em agosto de 2020, 120 alemães passaram a receber, mensalmente, 1200 euros, durante três anos, como parte de um estudo para testar o rendimento básico universal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.