Depois da Finlândia, é a vez de a Alemanha testar o rendimento básico universal

A partir desta semana, 120 alemães vão passar a receber, mensalmente, 1200 euros, durante três anos, como parte de um estudo para testar o rendimento básico universal.

De acordo com o site Business Insider, a Alemanha vai começar a testar o conceito de rendimento básico universal, iniciando um estudo de três anos para perceber como é que isto afeta a sua economia e o bem-estar dos beneficiários.

Para isso, 120 alemães vão passar a receber, mensalmente, 1200 euros. A experiência destas pessoas será, depois, comparada com a de outro grupo de 1380 voluntários que não vai receber qualquer apoio.



Todos os participantes terão de responder a questionários sobre a sua vida, o seu emprego e o seu estado emocional para perceber se o rendimento básico universal teve, efetivamente, um impacto significativo.

O estudo, conduzido pelo Instituto Alemão de Pesquisa Económica, que começa esta semana, foi financiado por 140 mil doações privadas, refere o mesmo site norte-americano.

“O debate sobre o rendimento básico universal está, nos dois lados, moldado por clichés. Os que o criticam dizem que levaria os beneficiários a pararem de trabalhar para ficarem sentados no sofá a comer fast food e a ver televisão. Quem é a favor argumenta que as pessoas continuarão a ter um trabalho gratificante, serão mais criativas e abertas à caridade e salvarão a democracia”, explicou Jürgen Schupp, investigador que lidera o estudo, ao jornal alemão Der Spiegel.

“Podemos melhorar isto se substituirmos estes estereótipos por conhecimento empiricamente comprovado e, portanto, conduzir um debate mais apropriado”, considerou.

Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018, a Finlândia também testou o rendimento básico universal: dois mil desempregados receberam 560 euros por mês. Os investigadores por detrás do estudo concluíram, que embora tenha levado as pessoas sem emprego a sentirem-se mais felizes, não gerou aumento de empregos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vai ser outro fracasso, tal como o finlandês.
    Alemães a receberem esse montante podem ir viver para a uma cidade costeira da Roménia, Bulgária ou Montenegro e levarem uma vida razoável sem mexerem uma palha. Acham que este é o futuro de um Ocidente desenvolvido?

    • Nem mais, eu não quis ir tão longe para não melindar os bijoux mas vi o seu comentário e aproveitei mas há uma diferença refiro-me aos bijoux de escritório mas com uma grande diferença ganham bastante, não fazem nada alguns porque não têm a mínima ideia por onde lhe pegar mas com uma diferença chateiam bastante as pessoas que se dirigem as esses locais . Tenho dito . Depois temos os outros que ganham o salário mínimo mas também fazem parte da equipa da função pública e que passamos por eles todos os a diferença é que andam cá fora uns dias molham-se outros apanham sol mas tirando isso também não morrem pelo excesso de trabalho como diz o ditado não é para se fazer é para se ir fazendo e assim vai o nosso país esta é a pura realidade do nosso pequeno país .
      PS : Para quem não gostou do comentário é funcionário público de certeza, convido-os a vir para o privado ou metam uma rolha de tanto tempo sentados sem mexer ela não sai …

RESPONDER

Portugal com maior queda do PIB na União Europeia no primeiro trimestre

A economia da zona euro recuou 1,8% e a da União Europeia 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo, com Portugal a apresentar a maior quebra, de 5,4%. De acordo com uma estimativa …

Corrida dos portugueses ao novo estatuto de imigrante entope consulados do Reino Unido

Mais de 380 mil portugueses já se candidataram ao novo estatuto de imigrante no Reino Unido, mas os postos consulares não estão a conseguir dar resposta a esta corrida. Segundo o jornal Público, os atrasos dos …

Autoridade Tributária demora, em média, 20,7 dias a pagar reembolso de IRS

Até ao momento, foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de 1.125 milhões de euros, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O ECO avança que a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 1.125 milhões …

Médicos de família admitem que recuperados podem passar a grupo de risco

A área das sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 "é uma zona muito cinzenta", sobre a qual Portugal “não tem ainda orientações totalmente definidas”. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), …

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …

United e City preparam guerra de licitações por Nuno Mendes

Manchester United e Manchester City estão interessados na contratação de Nuno Mendes e preparam-se para entrar numa guerra de licitações. Está cada vez mais difícil a tarefa do Sporting de manter Nuno Mendes em Alvalade. O …