Renault quer voltar a negociar fusão com a Nissan (e comprar a Fiat)

Uma parceria entre a Renault e a Nissan pode voltar a ser uma realidade, após o fim da fusão em 2017. A empresa francesa quer voltar a reatar com a fabricante japonesa e planeia, posteriormente, comprar a Fiat.

Os planos da Renault para o domínio da indústria automóvel parecem estar em moção. No espaço do próximo ano, a Renault SA quer reerguer a parceria que mantinha com a Nissan Motor Co. O próximo passo será a compra da Fiat Chrysler Automobiles NV, informa a Bloomberg.

A antiga relação Renault-Nissan não terminou da melhor forma, após o escândalo em torno de Carlos Ghosn, o ex-presidente executiva da Renualt e presidente da Nissan. Ghosn foi acusado de vários crimes, entre os quais, a ocultação de rendimentos e até mesmo o desvio de dinheiro para comprar casas e férias.

Nascido no Brasil, descendente de libaneses e cidadão francês, Carlos Ghosn foi presidente da Nissan Motor Co e da aliança formada por Nissan, Renault e Mitsubishi Motors. O gestor foi interrogado no Japão após uma investigação a alegadas violações financeiras, no âmbito das quais terá declarado rendimento inferior ao real. Esteve preso, mas entretanto saiu em liberdade

Agora, a criação de uma renovada aliança é liderada pelo presidente da Renault, Jean-Dominique Senard. O objetivo é uma combinação entre a Renault, a Nissan, a Fiat e a Chrysler. Esta união permitiria concorrer com a Volkswagen, a maior produtora automóvel do mundo até ao momento.

Uma aliança entre a Renault e a Fiat já tinha sido proposta por Ghosn há cerca três anos. No entanto, a sua proposta foi interrompida pelo governo francês, segundo indica a Bloomberg.

Tanto a Renault como a Nissan já afirmaram publicamente que o foco é garantir que a aliança entre as duas empresas funcione bem antes de avançar com qualquer reestruturação do capital, desta o Jornal de Negócios.

A própria Fiat Chrysler está à procura de uma parceria ou fusão, e o presidente John Elkann já se reuniu com outros rivais, incluindo o PSA Group, da Peugeot, para avaliar a possibilidade de um acordo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Queda de avião ligeiro causa três mortos no Brasil

Um avião ligeiro caiu hoje na cidade brasileira de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, deixando três mortos e três pessoas feridas, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas pela imprensa local. O acidente aconteceu em …

Austrália pressionada a restituir 5000 milhões de dólares a Timor-Leste

A Austrália deve devolver cinco mil milhões de dólares (4470 mil milhões de euros) a Timor-Leste, defenderam entidades que foram depor num inquérito no Parlamento australiano, responsável por examinar a conduta do país durante as …

Joacine deverá ter tolerância devido a gaguez

Uma fonte parlamentar disse ao Expresso que Joacina Katar Moreira, deputada eleita pelo Livre, deverá ter "flexibilidade" pela mesa da Assembleia da República durante o seu discurso. A entrada de novos partidos para no Parlamento traz …

"Gostaram da geringonça." Manuel Alegre diz que eleitores de esquerda estão "desiludidos"

Em entrevista à Rádio Renascença, Manuel Alegre disse que quem votou à esquerda pode sentir-se desiludido por não haver uma nova geringonça. Manuel Alegre considera que, para existir um novo acordo entre os partidos de esquerda, …

Em Portugal, há 153 idosos para cada 100 jovens

O retrato estatístico da Pordata revela que há em Portugal 153 idosos por cada 100 jovens, o que equivale ao terceiro maior rácio da União Europeia. São 10,2 milhões, mais velhos que novos, num país em …

Estamos a viver um "apartheid climático" (e quem tem menos dinheiro vai sofrer ainda mais)

O mundo está a viver um "apartheid climático" e no futuro, serão os mais pobres os que mais vão sofrer as consequências das alterações climáticas. O alerta é do cientista Alexandre Quintanilha. "Estamos a viver um …

Catalunha. Manifestações provocam 199 detidos e 289 polícias feridos numa semana

Quase 200 pessoas foram detidas e 289 agentes da polícia ficaram feridos desde a passada segunda-feira nos protestos na Catalunha contra a sentença que condenou 12 dirigentes políticos catalães, segundo fontes policiais. Desde a passada segunda-feira, …

Quase metade do rendimento das famílias na Grande Lisboa é para pagar renda

A prestação derivada da compra de uma casa na Área Metropolitana de Lisboa (AML) representa uma taxa de esforço de 28% para as famílias. Contudo, arrendar é ainda mais dispendioso, com as rendas a representarem …

Portugal conquista ouro no basquetebol nos INAS Global Games

Portugal conquistou hoje quatro medalhas no último dia dos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, através da seleção de basquetebol (ouro) e do ciclista Carlos Carvalho (três medalhas de prata). A equipa …

Benfica e FC Porto doam receitas ao Cova da Piedade e Coimbrões

O Benfica e o FC Porto decidiram entregar a sua receita, correspondente à bilheteira e à transmissão televisiva, aos seus adversários da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Na semana passada, jogou-se a terceira eliminatória da Taça …