Relógios inteligentes podem detetar indícios de covid-19 (antes de haver qualquer sintoma)

Os smartwatches, ou relógios inteligentes, e as pulseiras de fitness podem ser capazes de detetar uma infeção pelo vírus SARS-COV-2, antes de a doença começar a manifestar-se.

Uma equipa de investigadores do Monte Sinai descobriu, recentemente, que o Apple Watch é capaz de detetar pequenas alterações no batimento cardíaco que podem indicar que o utilizador está infetado com o novo coronavírus, mesmo antes de começar a sentir os primeiros sintomas.

Para o estudo em questão, disponível no medRxiv, os cientistas analisaram um grupo de 297 profissionais de saúde entre o dia 29 de abril e 29 de setembro de 2020. Os participantes usavam um Apple Watch com aplicações específicas para monitorizar as suas variações cardíacas.

O autor do artigo científico, o médico Robert P. Hirten, adiantou à CBS News que o relógio inteligente “mostrou mudanças significativas na HRV (Heart Rate Variability) até sete dias antes de os indivíduos testarem positivo para uma infeção por SARS-COV-2″.

Um estudo semelhante, levado a cabo por investigadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, concluiu que 81% dos participantes que utilizavam dispositivos de monitorização de atividade física e de saúde – como a Garmin, a Fitbit ou o Apple Watch – e que testaram positivo ao novo coronavírus sofreram alterações no ritmo cardíaco em repouso antes de terem sintomas.



A maior vantagem do uso destas soluções tecnológicas é ajudar a prevenir contágios provocados por pessoas que estejam assintomáticas.

“Esta tecnologia permite não só monitorizar e prever resultados de saúde, mas também intervir de uma forma atempada e remota, o que é essencial numa pandemia que exige que as pessoas se mantenham distantes”, explicou Hirten.

Atualmente, há já uma empresa a desenvolver um wearable específico para deteção da covid-19.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …