Orcas assassinas estão a dar comida aos humanos. Podemos estar a ser manipulados

1

Jared Towers

Os investigadores documentaram 34 casos de orcas selvagens que ofereceram comida a humanos

Os cientistas têm documentado orcas a largarem presas à frente dos humanos, como se nos estivessem a oferecer comida. Os motivos deste comportamento são incertos. Tanto pode ser uma tentativa de relacionamento entre espécies como de manipulação.

Num estudo publicado esta segunda-feira no Journal of Comparative Psychology, foi revelado um comportamento fascinante nas orcas: querem partilhar as suas presas com os humanos.

E embora as orcas não o tenham confirmado oficialmente, o mais provável é que esta seja a sua forma de estabelecer relações connosco.

No entanto, a outra hipótese que os cientistas também deixaram em aberto: esta pode ser apenas uma técnica de manipulação.

O estudo documentou 34 incidentes de orcas que a ofereceram comida a humanos nas últimas duas décadas em todo o mundo.

O que é interessante é que, em quase todos os casos examinados pela equipa, os animais esperaram para ver a reação dos humanos, antes de recuperarem ou abandonarem os alimentos que tinham oferecido – como peixes, mamíferos, invertebrados e algas marinhas.

Isto sugere que as orcas estavam interessadas nas reações das pessoas.

Até agora, as orcas foram das poucas espécies de predadores selvagens na Terra que foram registadas a oferecer comida às pessoas.

Importa também salientar que estes incidentes não foram registados num único grupo de orcas, mas sim em baleias nos quatro cantos do mundo, nos oceanos da Califórnia, Nova Zelândia, Patagónia e Noruega – o que significa que há algo no intelecto das orcas que as estimula a tentar relacionar-se com os humanos.

“Dar comida aos humanos pode simultaneamente ser uma oportunidades para as orcas assassinas praticarem comportamentos culturais aprendidos, explorarem ou brincarem. Ao fazê-lo, é também uma oportunidade para aprenderem sobre nós, manipularem-nos ou desenvolverem relações connosco”, disseram os investigadores, em comunicado.

“Dadas as capacidades cognitivas avançadas e a natureza social e cooperativa desta espécie, assumimos que qualquer uma ou todas estas explicações e resultados de tal comportamento são possíveis”, concluem.

Como enaltece a New Atlas, parece que estamos no meio de uma série de descobertas sobre esta criatura fascinante. No mês passado, ficámos a saber que as orcas fabricam e utilizam ferramentas para uma espécie de regime de beleza.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.