“Continua a pairar perigosamente”. Relógio do Juízo Final mantém-se a 100 segundos do Apocalipse

A Humanidade nunca esteve tão perto do Apocalipse, alertam os cientistas responsáveis pelo “Relógio do Juízo Final”, que decidiram mantê-lo na mesma posição do ano passado, a 100 segundos da meia-noite.

O relógio, que é uma imagem figurada em que a meia-noite representa o “Juízo Final”, converteu-se num indicador universalmente reconhecido da vulnerabilidade do mundo às ações do Homem e ao avanço da tecnologia para fins que podem levar à destruição.

Nesta quarta-feira, o Boletim dos Cientistas Atómicos, responsáveis por por definir as oscilações da ponteiro do relógio, revelarem que este vai manter-se na mesma posição do ano passado: a 100 segundos da meia noite.

No início de 2020, ainda antes da pandemia, o relógio sofreu um empurrão “pessimista”, passado de dois minutos até à meia noite para a 100 segundos até à mesma hora.

Os cientistas referiram que a decisão de manter inalterado o relógio foi tomada em plena pandemia de SARS-COV-2, sublinhando, citados pelo jornal The Independent, que o novo coronavírus não só matou e fez adoecer milhões de pessoas em todo o mundo, como também revelou o “quão despreparados e relutantes estão os países e o sistema internacional para lidar com as emergências globais de uma forma adequada”.

Os cientistas recordaram as ameaças “contínuas” relacionadas com as alterações climáticas e o desenvolvimento de armas nucleares que parecem ser cada vez mais perigosas, alertando ainda para o perigo da desinformação online.

No entender dos cientistas, a pandemia funcionou com uma espécie de alerta para a problemática das fake news e das teorias da conspiração: “Em 2020, mentir online matou literalmente [pessoas]”, escreveram os cientistas.

Os responsáveis do Boletim dos Cientistas Atómicos reconheceram vários pontos positivos alcançados recentemente, como os decretos assinados pelo recém-empossado Presidente-norte-americano Joe Bide, mas disseram que não houve progresso suficiente para evitar ameaças existências à Humanidade e, por isso, não foi possível atrasar o relógio.

“O Relógio do Juízo Final continua a pairar perigosamente, lembrando-nos de quanto trabalho é necessário para afastar os ponteiros da meia-noite”, disse Rachel Bronson, presidente do Boletim dos Cientistas Atómicos, citado pela emissora NBC News.

O “Relógio do Apocalipse” foi criado em meados de 1947 pela artista norte-americana Martyl Langsdorf, visando representar o grau de ameaça nuclear, ambiental e tecnológica à humanidade. À época, o relógio marcava 23h50, a dez minutos da meia noite que simboliza a ameaça máxima, o tempo de catástrofe nuclear.

Desde que foi criado, o relógio já foi ajustado 18 vezes.

A vez em que esteve mais perto da meia-noite foi em 1953, quando os Estados Unidos e a então União Soviética estavam a desenvolver a bomba de hidrogénio. Por outro lado, em 1991, as mudanças políticas na Europa de Leste permitiram que os ponteiros fossem afastados da meia-noite para os 17 minutos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Inútil já que é impossível prever qualquer catástrofe tanto humana quanto climática / natural. Para mim, apenas uma tentativa fútil de alerta. Nem obra de arte eu considero isso.

  2. o Mundo antes de 1991 estava mais preparado Para Tudo, o Estado de Alerta constante da Guerra Fria,Era Util em muitas situaçoes ,se esta Pandemia fosse na Altura ,ja estaria controlada a bastante Tempo

RESPONDER

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …