/

Reino Unido resgata famílias afegãs depois de contactos terem sido esquecidos na embaixada em Cabul

Stringer / EPA

Aeroporto Internacional Hamid Karzai

Devido ao caos na evacuação, os protocolos de destruição de documentos sensíveis não foram cumpridos na embaixada britânica em Cabul. Os contactos de vários afegãos ficaram espalhados pelo chão e alguns já estão no Reino Unido.

O Reino Unido resgatou três famílias afegãs cujos contactos tinham sido esquecidos na embaixada britânica em Cabul, que já foi capturada pelos talibã.

Segundo noticiou o The Times, os diplomatas que trabalhavam na embaixada tinham deixado documentos com detalhes pessoais e contactos de afegãos que trabalharam com eles espalhados pelo chão do edifício.

Os documentos identificavam sete afegãos e oito familiares e foram encontrados pelos jornalistas deste jornal na Terça-Feira, que os entregaram ao governo britânico. O comité de Negócios Estrangeiros do Reino Unido ainda não lançou um inquérito ao caso.

“Temos trabalhado incansavelmente para garantir a segurança dos que trabalhavam para nós, incluindo para conseguir retirar as três famílias em segurança”, disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros à Reuters e reforça que “todos os esforços estavam focados em destruir os materiais sensíveis” durante a retirada.

O The Times adianta também que os britânicos ficaram tão surpreendidos com a rapidez da queda de Cabul que não foram cumpridos os protocolos de evacuação da embaixada, que incluem a destruição de todos os documentos e dados que possam colocar afegãos em risco – como nomes, moradas, contactos ou currículos.

O jornal acrescenta que fez chamadas telefónicas para os números que constavam nos documentos abandonados e que souberam assim que algumas das pessoas incluídas nas informações tinham ido para o Reino Unido nos últimos dias.

No entanto, outros afegãos tinham ficado para trás, incluindo três colaboradores e oito  familiares, entre os quais cinco crianças, que ficaram inicialmente presos no aeroporto, tendo sido mais tarde encontrados e resgatados.

O paradeiro de dois candidatos a intérpretes para a embaixada ainda é desconhecido. Recorde-se que um relatório da ONU deu conta de que os talibã estão a fazer buscas porta a porta por quem colaborou com o anterior governo afegão ou com as forças na NATO que ocupavam o país.

AP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.