Reino Unido vai iniciar testes com “jovens saudáveis” que aceitem ser infetados. Oferece 5000 euros

Massimo Percossi / EPA

O objetivo da investigação no Reino Unido é saber mais sobre o novo coronavírus com vista ao desenvolvimento de tratamentos e novas vacinas.

Um total de 90 voluntários, jovens e saudáveis, vão ser infetados com o novo coronavírus no âmbito de um estudo a realizar no Reino Unido. A ideia é testar vacinas e tratamentos.

A investigação vai começar nas próximas semanas e, apesar de causar alguma controvérsia, teve aprovação ética. Estima-se que os voluntários vão receber uma compensação de 4.500 libras (pouco mais de 5000 euros) pela sua participação na pesquisa.



Os jovens, que deverão ter idades entre os 18 e os 30 anos, vão ser expostos ao vírus num ambiente seguro e controlado para que os médicos acompanhem a evolução do seu estado clínico.

Importa descobrir a menor quantidade de coronavírus necessária para provocar a infeção, assim como perceber como o sistema imunológico reage a ela, explica um artigo da BBC. São dados essenciais para melhorar o conhecimento da doença, para que novas vacinas e tratamentos eficazes possam vir a ser desenvolvidos.

O perfil dos participantes resulta da intenção de minimizar os riscos pois os jovens saudáveis têm poucas probabilidades de sofrerem as formas mais graves e complicadas da doença, adiantou Peter Openshaw, professor de medicina experimental do Imperial College London:

“Esperamos que o estudo ofereça uma visão única sobre como o vírus funciona e nos ajude a entender quais as vacinas com maior capacidade para prevenir a infeção”, disse à BBC um responsável da equipa pelo plano de vacinação britânico.

Segundo o que foi explicado, os selecionados para o teste têm de passar por vários exames médicos. Posteriormente vão ser internados no hospital Royal Free, em Londres, para cumprir um período de quarentena de dois dias. Serão depois infetados, através do nariz, e manter-se-ão sob vigilância permanente durante pelo menos duas semanas.

Durante a pesquisa vai ser utilizada a variante do vírus que circulou no Reino Unido mais ou menos a meio do ano de 2020 que será produzida em laboratório.

Após os voluntários terem alta, todos serão acompanhados durante um ano, de forma a serem avaliados também os sintomas de longa duração.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …

Cidade na Florida vendeu (por engano) o seu depósito de água

O empresário Bobby Read comprou um prédio municipal numa pequena cidade da Florida, Brooksville. Mas não estava à espera de receber um "bónus": a torre do depósito de água. Em abril, Bobby Read, um personal trainer …