/

Reino Unido bate recorde diário de óbitos. Mundo ultrapassa as 100 mil mortes

Giuseppe Lami / EPA

O Reino Unido registou a morte de 980 pessoas devido à covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo diário, elevando para 8.958 o total de óbitos no país devido à pandemia, comunicou o Ministro da Saúde, Matt Hancock.

Trata-se do maior número de óbitos em 24 horas em território britânico.

Na atualização dos dados feita nesta sexta-feira, o número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus aumentou para 70.783 casos positivos, mais 5.706 do que no dia anterior. Na quinta-feira, o balanço diário tinha registado um aumento de 881 mortes e mais 4.344 novas infeções relativamente ao dia anterior.

Os números das mortes referentes a cada dia referem-se a pacientes diagnosticados com a covid-19 que morreram no hospital até às 17:00 horas da véspera e são compilados a partir de dados das direções regionais de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O número de pessoas infetadas é contabilizado de forma diferente e inclui os diagnósticos feitos até às 9:00 horas desta sexta-feira.

A agência Lusa frisa ainda que estas estatísticas não incluem mortes fora do hospital, como aquelas registadas em lares de idosos, e algumas podem não ser incluídas no balanço diário devido a atrasos no registo dos óbitos.

Para tentar travar o contágio, o Reino Unido encontra-se em regime de confinamento desde 23 de março, estando em vigor restrições ao funcionamento de bares, cafés e restaurantes, autorizados apenas a vender para fora, enquanto que outros estabelecimentos, como lojas de roupa, cinemas, teatros e ginásios, estão encerrados.

As pessoas só estão autorizadas a sair para comprar bens essenciais, como comida ou medicamentos, para fazer exercício uma vez por dia, para ajudar pessoas vulneráveis ou para trabalhar quando não o possam fazer de casa.

Boris Johnson continua a melhorar

Também nesta sexta-feira, um porta-voz do Governo britânico revelou que o primeiro-ministro, Boris Johnson, já consegue fazer “pequenas caminhadas” no hospital, onde continua a recuperar da infeção de covid-19.

“O primeiro-ministro conseguiu fazer pequenas caminhadas, entre períodos de descanso, como parte dos cuidados que está a receber para ajudar na recuperação”, referiu. Johnson terá ainda conversado com os médicos que o estão a tratar e agradeceu “a toda a equipa clínica pelo incrível atendimento que recebeu”, acrescentou.

Antes, um porta-voz do primeiro-ministro britânico tinha confirmado que Boris Johnson continuava a recuperar da doença no hospital St. Thomas, em Londres. “O primeiro-ministro está de volta numa enfermaria e continua a sua recuperação, que estes numa fase inicial. Ele continua muito animado”, disse na altura.

Johnson saiu na quinta-feira dos cuidados intensivos, onde passou três noites, devido à persistência dos sintomas da doença, com a qual foi diagnosticado a 26 de março.

Mundo ultrapassa 100 mil óbitos

Também nesta sexta-feira, o mundo ultrapassou as 100.000 vítimas mortais de covid-19, segundo um balaço divulgada pela agência France Press.

De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa junto de fontes oficiais, e divulgados às 18:30 (hora de Lisboa), 100.661 pessoas morreram por causa do novo coronavírus, 70% (70.245) das quais na Europa.

Itália é o país com mais mortos contabilizados (18.849), seguindo-se os Estados Unidos (17.925), Espanha (15.843) e França (13.197). Segundo a France Press, foram confirmados 1.650.651 casos de infeção em todo o mundo, sobretudo na Europa (857.233 casos) e nos Estados Unidos, com mais de 475 mil pessoas infetadas.

A agência noticiosa alerta, contudo, que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções, já que um grande número de países está agora a testar apenas os casos que requerem atendimento hospitalar.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.