Rei da Arábia Saudita pondera perdão a bloguer Raif Badawi

4

Facundo Arrizabalaga / EPA

Manifestantes num protesto liderado pela Amnistia Internacional contra a detenção do blogger Raif Badawi

Manifestantes num protesto liderado pela Amnistia Internacional contra a detenção do blogger Raif Badawi

Um recurso para que o Rei da Arábia Saudita possa emitir um perdão presidencial ao ‘blogger’ Raif Badawi, cuja dura sentença gerou uma onda de solidariedade internacional, foi já entregue, revelou este sábado um diplomata suíço.

“O procedimento para o perdão está em curso junto do chefe de Estado, que é o Rei Salman, disse o secretário de estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suíça, Yves Rossier, em declarações ao jornal suíço La Liberté, citado pela AFP.

Em janeiro de 2012, Raif Badawi foi condenado a mil chibatadas por crimes cibernéticos, tendo recebido as primeiras 50 logo nesse mês. Desde então, no seguimento da pressão internacional, não recebeu mais.

No Parlamento Europeu, Raif Badawi, de 31 anos, foi agraciado com o Prémio Sakharov no mês passado, e na semana passada os diplomatas suíços levantaram o tema junto das autoridades da Arábia Saudita.

A Comissão Europeia salientou a importância que a União Europeia dá à liberdade de expressão, felicitando a atribuição, pelo Parlamento Europeu, do Prémio Sakharov ao bloguer saudita Raif Badawi.

“A escolha de Badawi sublinha a importância dada pela UE à promoção do debate político e social e o apoio à liberdade de expressão em todo o mundo”, disse o porta-voz do executivo comunitário, Margaritis Schinas, na conferência de imprensa diária.

Além das mil chibatadas, Raif Badawi foi condenado a 10 anos de prisão e a uma multa pesada, punição por ter criado um website para o debate social e político, Free Saudi Liberals, considerado ofensivo para o Islão.

O ativista está atualmente a cumprir a pena na Arábia Saudita.

/Lusa

4 Comments

  1. 1000 chibatadas para bloguer? O Sócrates lá já teria sido condenado a barbear-se numa clínica de execução de penas de pêlo, à pinça e pêlo-a-pêlo…

    • E tu?
      Se estivesses na Arábia Saudita, se calhar já não andarias por cá a fazer propaganda estúpida e a escrever imbecilidades a favor dos teus “donos” (Coelho e Portas)!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.