/

Prémio Sakharov para blogger saudita que foi chicoteado

Facundo Arrizabalaga / EPA

Manifestantes num protesto liderado pela Amnistia Internacional contra a detenção do blogger Raif Badawi

Manifestantes num protesto liderado pela Amnistia Internacional contra a detenção do blogger Raif Badawi

A edição deste ano do Prémio Sakharov distinguiu Raif Badawi, o blogger saudita condenado a 10 anos de prisão e a mil chicotadas.

A mulher do blogger saudita Raif Badawi afirmou hoje que o Prémio Sakharov dos Direitos Humanos, atribuído pelo Parlamento Europeu ao marido, constitui uma “mensagem de esperança e de coragem”.

“Agradeço ao Parlamento Europeu. Estou muito satisfeita com o prémio”, disse Ensaf Haidas à agência France Presse, em nome do marido.

Preso em 2012, Badawi foi condenado, em novembro de 2014, a 10 anos de prisão e a mil chicotadas — cinquenta por semana ao longo de 20 semanas — por insultar o Islão ao defender o diálogo político na Arábia Saudita.

Badawi sofreu uma primeira sessão de açoitamento a 9 de janeiro, mas foram adiadas as sessões subsequentes, primeiro por razões de saúde e, em seguida, por razões não especificadas.

O blogger partilhou a lista de finalistas ao Prémio Sakharov com a oposição democrática na Venezuela e o opositor russo Boris Nemtsov, a título póstumo.

O prémio, no valor de 50 mil euros, celebra a liberdade de pensamento e será entregue em Estrasburgo no dia 16 de dezembro.

No ano passado, o prémio foi entregue ao ginecologista congolês Denis Mukwege, especializado no tratamento de mulheres vítimas de violência em África.

Nelson Mandela e o dissidente soviético Anatoly Marchenko (também a título póstumo) foram os primeiros galardoados, em 1988. Em 1999, o galardão foi entregue a Xanana Gusmão (Timor-Leste) e, em 2001, ao bispo Zacarias Kamwenho (Angola).

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.