Regresso à normalidade pode começar na primavera, diz consultor da Casa Branca

O responsável pela ‘task force’ para o desenvolvimento de vacinas nos Estados Unidos (EUA), Moncef Slaoui, indicou que a vacina contra a covid-19 pode ter um “efeito duradouro”, depois de distribuída, e que a vida pode regressar ao normal a partir da primavera.

“Acho que podemos começar a ver algum impacto nas pessoas mais suscetíveis provavelmente no mês de janeiro e fevereiro”, disse no domingo à CBS News, citado pelo Diário de Notícias. “Mas, em termos populacionais, para que nossas vidas voltem ao normal, estamos falar de abril ou maio”, afirmou.

Slaoui considera “vital” que as pessoas se “confortem com o facto de termos luz ao fundo do túnel”, e que, assim, continuem a usar máscaras e a cumprir as medidas de segurança. Segundo o responsável, dentro de dias a FDA – Food and Drug Administration, irá aprovar a vacina da Pfizer/BioNTech.

Se “for aprovada no dia 10 ou 11, no minuto em que for aprovada, os carregamentos de vacinas vão começar”, assegurou, calculando que estas demorem “cerca de 24 horas” a chegar “aos diferentes locais de vacinação”. “Dentro de, eu diria, 36 horas após a aprovação, a primeira imunização poderia potencialmente ocorrer”, afirmou.

O responsável indicou que os efeitos secundários das vacinas da Pfizer e da Moderna duram cerca de um a dois dias. Com o que se sabe, “não há efeitos adversos graves associados a estas vacinas” e o governo dos EUA está “confiante de que a longo prazo essas vacinas permanecerão muito eficazes e seguras”, declarou.

À CNN, referiu que a eficácia da vacina pode durar “muitos anos”, incluindo em pessoas mais velhas ou vulneráveis, sendo necessário nova vacinação a cada três a cinco anos e que a resposta do corpo humano ao coronavírus será muito mais rápida uma vez a pessoa vacinada. Logo que 70% a 80% da população seja vacinada, “o vírus irá diminuir”, frisou.

Reino Unido começa a vacinação na terça-feira

Vacinas estão a ser enviadas para todo o Reino Unido em contentores frigoríficos, visando um programa de vacinação em massa que se inicia na terça-feira, estimando-se que estejam disponíveis nesse dia 800 mil doses.

Na semana passada, o Reino Unido tornou-se no primeiro país a autorizar a vacina Pfizer-BioNtech para uso de emergência. As vacinas serão administradas em cerca de 50 centros hospitalares na Inglaterra. Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também iniciarão a vacinação na terça-feira.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Regresso à normalidade começa quando o grande lobby internacional chamado Covid-19 bem entender. Ainda vem aí uma terceira vaga conforme dizem, e depois talvez uma quarta. O negócio está bem montado e vai de vento em popa !

RESPONDER

SNS24 ultrapassa recorde semanal de chamadas com mais de 200 mil

O recorde semanal de chamadas atendidas no SNS24 foi ultrapassado na última semana, num aumento da procura para mais do dobro, de 126.860 para 279.279, em relação à última semana de 2020, foi esta terça-feira …

Entre críticas a Rio e Marcelo, Ventura teve um drive-in com música de baile (e comparou-se a Sá Carneiro)

Ventura demarcou-se dos insultos de apoiantes à comunicação social, mas não admitiu que o seu mandatário os incentivou, chamando “inimigos” aos jornalistas. Terminou o dia num comício na praia de Leça da Palmeira mas em …

Governo Regional da Madeira garante que aumento de casos se deve às celebrações de fim de ano

O presidente do Governo da Madeira afirmou que o aumento de casos de covid-19 registado nos últimos dias na região é resultado das celebrações do fim do ano, assegurando fiscalização mais apertada nos bares aos …

Novo máximo diário com 218 mortes. Morre uma pessoa com covid-19 a cada 7 minutos

Portugal contabilizou esta terça-feira 218 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas, relacionados com a covid-19, e 10.455 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Quase metade das …

Ana Gomes teme que processos BES e Operação Marquês acabem como o dos submarinos

A candidata presidencial Ana Gomes disse ontem temer que processos como os do BES e da Operação Marquês terminem como o dos submarinos, em que considerou que se "trabalhou para a prescrição". Na conversa online que …

Recuperação só em 2022, disse Vestager. Leão quer aprovação rápida dos planos para a UE

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou que a recuperação europeia só será "sentida como tal" em 2022, mas que no outono já poderão ser visíveis alguns sinais, caso a vacinação contra a …

Marcelo aprova novas medidas e anuncia reunião com especialistas para discutir situação das escolas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou esta terça-feira o decreto do Governo que altera a regulamentação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19 e anunciou uma reunião com especialistas na …

Jerónimo na campanha de João Ferreira para homenagear os que "se levantaram contra o fascismo"

O candidato presidencial comunista contou com a presença do secretário-geral do PCP, esta segunda-feira, na Marinha Grande, que destacou a importância de lutar contra os atuais "traços de regressão democrática". Durante uma ação na Escola Secundária …

Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Waldschmidt infetados

Os futebolistas do Benfica Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Luca Waldschmidt são os mais recentes casos positivos ao novo coronavírus no plantel do Benfica, informou esta terça-feira o clube da Luz. “O Sport Lisboa e …

Hospital de Portalegre abre inquérito a morte de doente que esteve 3 horas em ambulância

O hospital de Portalegre vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um octogenário, na noite de segunda-feira, na área dedicada aos doentes respiratórios, depois de estar quase três horas numa ambulância, …