Regresso à normalidade pode começar na primavera, diz consultor da Casa Branca

O responsável pela ‘task force’ para o desenvolvimento de vacinas nos Estados Unidos (EUA), Moncef Slaoui, indicou que a vacina contra a covid-19 pode ter um “efeito duradouro”, depois de distribuída, e que a vida pode regressar ao normal a partir da primavera.

“Acho que podemos começar a ver algum impacto nas pessoas mais suscetíveis provavelmente no mês de janeiro e fevereiro”, disse no domingo à CBS News, citado pelo Diário de Notícias. “Mas, em termos populacionais, para que nossas vidas voltem ao normal, estamos falar de abril ou maio”, afirmou.

Slaoui considera “vital” que as pessoas se “confortem com o facto de termos luz ao fundo do túnel”, e que, assim, continuem a usar máscaras e a cumprir as medidas de segurança. Segundo o responsável, dentro de dias a FDA – Food and Drug Administration, irá aprovar a vacina da Pfizer/BioNTech.

Se “for aprovada no dia 10 ou 11, no minuto em que for aprovada, os carregamentos de vacinas vão começar”, assegurou, calculando que estas demorem “cerca de 24 horas” a chegar “aos diferentes locais de vacinação”. “Dentro de, eu diria, 36 horas após a aprovação, a primeira imunização poderia potencialmente ocorrer”, afirmou.

O responsável indicou que os efeitos secundários das vacinas da Pfizer e da Moderna duram cerca de um a dois dias. Com o que se sabe, “não há efeitos adversos graves associados a estas vacinas” e o governo dos EUA está “confiante de que a longo prazo essas vacinas permanecerão muito eficazes e seguras”, declarou.

À CNN, referiu que a eficácia da vacina pode durar “muitos anos”, incluindo em pessoas mais velhas ou vulneráveis, sendo necessário nova vacinação a cada três a cinco anos e que a resposta do corpo humano ao coronavírus será muito mais rápida uma vez a pessoa vacinada. Logo que 70% a 80% da população seja vacinada, “o vírus irá diminuir”, frisou.

Reino Unido começa a vacinação na terça-feira

Vacinas estão a ser enviadas para todo o Reino Unido em contentores frigoríficos, visando um programa de vacinação em massa que se inicia na terça-feira, estimando-se que estejam disponíveis nesse dia 800 mil doses.

Na semana passada, o Reino Unido tornou-se no primeiro país a autorizar a vacina Pfizer-BioNtech para uso de emergência. As vacinas serão administradas em cerca de 50 centros hospitalares na Inglaterra. Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também iniciarão a vacinação na terça-feira.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Regresso à normalidade começa quando o grande lobby internacional chamado Covid-19 bem entender. Ainda vem aí uma terceira vaga conforme dizem, e depois talvez uma quarta. O negócio está bem montado e vai de vento em popa !

RESPONDER

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …