/

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

4

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático.

A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido são obrigados a apresentar um teste negativo à covid-19 feito nas últimas 72 horas e a cumprir um período de isolamento de 14 dias, mesmo que cheguem depois de uma escala noutros países.

“O despacho publicado em Diário da República vem reforçar a garantia de cumprimento das medidas já previstas para os voos e assegurar a igualdade de tratamento dos passageiros cuja viagem se inicia no Reino Unido ou no Brasil face àqueles que chegam a Portugal continental em voos diretos das mesmas origens, com natureza humanitária e para efeitos de repatriamento”, avança o Ministério da Administração Interna em comunicado.

Todos os voos, comerciais ou privados, com origem ou destino no Brasil e no Reino Unido, estão suspensos até dia 16 de março, sendo apenas permitidos voos humanitários e de repatriamento.

Isto significa que, até às 23h59 do dia 16, os passageiros de voos com origem inicial no Reino Unido ou no Brasil e que só tenham feito escala ou transitado em aeroportos de países cujo tráfego aéreo com destino a Portugal se encontra autorizado, estão obrigados a apresentar comprovativo de realização de teste “com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque” e a cumprir “um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde, ou aguardar pelo voo de ligação aos respetivos países de destino final em local próprio no interior do aeroporto”.

Segundo o Observador, a medida entra em vigor numa altura em que muitos passageiros procuram alternativas para contornar as regras de suspensão de voos entre o Reino Unido e Portugal. O diário escreve que a procura de ligações aéreas com escalas noutros países tem sido uma das soluções.

As companhias aéreas têm de remeter às autoridades de saúde a listagem dos passageiros com proveniência do Reino Unido ou do Brasil.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vai ser o responsável pela verificação do o país onde os passageiros realizaram o teste à covid-19. Se se confirmar ser no Reino Unido ou no Brasil, a informação é remetida às autoridades de saúde.

Liliana Malainho, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

4 Comments

    • Agora? Não ! Exigência de teste negativo já está imposto desde Julho de 2020 para passageiros vindos do Brasil. Novidade pode ser a quarentena e juntar Reino Unido ao Brasil. O erro foi não ser assim para todos os paises desde inicio. Aliás vai ficar igual, na opinião do nosso governo só há virus no Brasil e Reino Unido .

      • Agora ? Sim. Exigência não é escrever num papel é operacionalizar a medida e torná-la efectiva. Não basta publicar umas tretas que ninguém cumpre e muito menos ninguém verifica.
        Para este desgoverno o vírus só tem dois países, agora, Inglaterra e Brasil, porque não ouvem notícias que falam da estirpe Sul-Africana. Na próxima vaga a desculpa vai ser a estirpe Sul-Africana

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.