Regionalização. André Ventura está-se “nas tintas para a Constituição”

21

Mário Cruz / Lusa

O deputado do Chega, André Ventura

André Ventura, deputado único do Chega, disse esta quarta-feira, numa intervenção sobre a regionalização em debate no plenário, “estar-se nas tintas” para o que diga a Constituição.

“Que bom exemplo para os portugueses: criar mais regiões para mais impostos ainda e mais custos. Nós não temos ambiguidades, honestamente, estou-me nas tintas para o que diga a constituição, nós queremos mandar a regionalização para o lixo da história que é onde sempre devia ter estado”, disse o deputado André Ventura, criando a contestação no hemiciclo, sobretudo, nas bancadas da esquerda.

O deputado do Bloco de Esquerda, João Vasconcelos, não deixou passar estas declarações e fez questão de lembrar ao deputado do Chega de que ele só está na Assembleia da República porque a Constituição existe. “Se calhar estará nas tintas para o que é a democracia e para o que foi o 25 de Abril. Está aqui sentado por dever à Constituição da República, ao 25 de Abril e à democracia”, notou, de acordo com a TSF.

Mais tarde, a secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes classificou a declaração de André Ventura como “intolerável”. “Ouvir um deputado dizer que se está “a marimbar para a Constituição é um insulto intolerável! Deixa-me preocupada com a conceção que tem do lugar para o qual foi eleito! Sobretudo o desrespeito que tem pela Democracia que tanto custou a conquistar! André Ventura esteve muito mal!”, escreveu a deputada socialista no Twitter.

A regionalização está em debate com dois projetos de resolução de PCP e Bloco de Esquerda e que pretendem estabelecer um calendário e procedimentos para a criação das Regiões Administrativas.

O projeto de resolução do PCP defende um calendário que permita que, em 2021, esteja concluída a criação e instituição das regiões administrativas. Os comunistas pedem ainda que seja possível submeter à consulta das assembleias municipais a proposta de dois mapas de criação das regiões, até ao final do primeiro semestre de 2020, e que, até ao final do ano, as assembleias municipais se pronunciem.

Já o Bloco de Esquerda recomenda o início de um debate público para instituir regiões no país até ao final de 2020 e defende a aprovação do enquadramento legal para a criação dessas regiões administrativas no primeiro semestre de 2021, com consulta pública e calendário para a sua implementação.

ZAP //

21 Comments

    • Já não surpreende esse anormal… Quando não se sabe discursar ou debater diz-se coisas ao estilo deste grunho para ver se pega… É a única forma que ele tem de ainda dar nas vistas.

    • Mais uma vez tenho que concordar com o comentário do Eu! e acrescento, vivemos num país cheio de grunhos, sirva a carapuça a quem quiser, o partido dele é o que mais tem subido nas sondagens de intenção de voto.

      • Essa ideia que o povo é grunho quando não ganha o nosso é que é uma ideia tipicamente vinda de um grunho. Essa ideia grunhista que há democracia e democracia, conforme nos dá jeito ou não é um arroto vindo das profundezas de um enorme grunho. E isso sim é que é uma enorme grunhice, meu caro grunho.

  1. Só posso dar razão ao Chega, isto da regionalização que os politicos já se debatem é décadas é tão somente p/ criar MAIS cargos politicos e MAIS IMPOSTOS p/ os contribuintes portugueses. Esta gentalha politica só quer é GAMAR. Zé Tu tinhas TODA a RAZÃO “eles comem TUDO e Não deixam NADA”

  2. Está o André e quase toda a gente! Como todos sabemos ou deveríamos saber esta Constituição , como todas as anteriores, não foi referendada pelo povo, ninguém se sente responsável por ela nem tampouco vontade de a cumprir a começar pelos próprios politicos que a atropelam quase diáriamente.Se estão à espera que indique os casos em que isso aconteceu, fiquem a saber que começando agora só acabarei na data de inicio da reforma, cujos sucessivos adiamentos por decreto-lei constituem o primeiro dos exemplos!

  3. Não estás sozinho, já somos pelo menos dois… a constituição infelizmente serve hoje em dia para pouco mais que justificar cargos políticos.

  4. Feudalização… a esquerda a querer conservar os bastiões. Se tivessem vantagem por agregação estariam cheios de pressa para fazer a unificação. Hipócritas.

  5. O André Ventura disse aquilo que todo o hemiciclo já pratica há muito tempo, estão-se todos nas tintas para a constituição, se não veja-se:
    – Saúde para todos?
    – Habitação para todos?
    – Educação para todos?
    Vão se catar, o André Ventura apenas teve coragem de dizer o que mais ninguém diz, mas pratica.

  6. É óbvio que a Constituição está desactualizada e precisa de ser revista e até referendada! Não percebo proquê que snra acha intolerável que o AV se esteja nas tintas para a Constituição! Está ele e,provávelmente, milhares de outros portugueses que, se calhar são os que ele representa, ou virá a representar na Assembleia da República! Deixemo-nos de fazer de virgens ofendidas, a Constituição só é respeitada e adorada ppor muitos políticos quando lhes convém, agora quando se trata de acumprir no que diz respeito a direitos dos cidadãos é muitas vezes ignorada.

  7. É triste ter de me colocar do lado do tipo de pessoas que desprezo. Mas no caso do amigo André já começo a ter sentimentos de simpatia. A mesma simpatia que temos por um animal perigoso quando alguém se põe a martirizá-lo.
    Estes senhores deputados estão, por um lado a mostrar uma falta de sensibilidade estratégica de nível infantil. Por outro estão a demonstrar um apego insalubre a uma peça legislativa que foi redigida num certo momento histórico, para um país daquela época, com pessoas daquele tempo.
    E mesmo, na época, redigiu-se um documento que, ponto-por-ponto, se fosse possível fazer uma contabilização ideológica passável, foi a constituição mais esquerdista de toda a Europa (inclusive as dos países que na altura constituíam o ‘Bloco de Leste’).
    Nenhum partido com representação parlamentar tem programa ideológico alinhado com o ‘espírito’ da nossa Constituição. Quem mais se aproxima é o PCP, claro. E, claro, tem a representatividade que tem.
    Mas a ‘esquerda’ em geral, apega-se à constituição como um ‘remo de orçar’ (instrumento que não serve para tal).
    Vou contar-vos a história da ‘geringonça’:
    – O maldito / ladrão / fascista / reacionário / vendido do Passos Coelho, carrasco do povo e figura odiada, após a sua desastrosa governação que tanto empobreceu os portugueses, vai a eleições e,…GANHA. O partido dele é o mais votado;
    – O PS que tinha acabado de passar por uma ‘noite das facas longas’ que vitimou o José (in)Seguro, (porque ganhou as Europeias, mas foi por ‘poucachinho’), sofreu a maior derrota em legislativas desde o 25 de abril;
    Resultado:
    A ‘escanherda’ (sim, porque de ‘esquerda’…sou eu) ficou toda acagaçada com medo do efeito ‘salazarento’ (do povinho que gosta de contas certinhas e não gosta de dever nada a ninguém) e pensou lá para os seus botões: “Hmm,…se este gajo fica cá, com todas as benesses que aí vêm (do benefício da bonança após a tempestade + o que já se adivinhava do turismo), nós (os ‘boys’) nunca mais ‘tocamos na menina (guita)’.
    Então, toca a engolir sapos do tamanho de borregos e toca a instituir o verdadeiro desporto nacional: O “Assalto à Vara”.
    E tudo para quê? Para ‘proteger’ a nossa Constituição.
    Como?!?! Que relação é que tem uma coisa com a outra????
    …pensem

  8. há comentários de merda, eu apoio andré ventura, apesar de ser socialista mas não sou burro
    ana catarina mendes a mostrar a constituição da répública, existe no livro mas não na pratica:
    há 230 deputados que podia ser 180 como está na constituição.
    a saude para todops portuguêses está no livro, mas não na prática!
    medicos e enfermeiros estão na constituição, mas na pratica não…
    não se pode roubar o povo, mas na pratica roubam,,,
    não pode haver corruptos e ladrões do povo, mas na prática somos o 5.º país mais corrupto do mundo.
    etc… etc… etc…
    e querem a regionalização, em um país pequeno, é só para mais uma assembleia familiar e para amigos..
    então para que serve esse lirinho que nada está na prática!!!
    andré ventura tem razão eu o apoio. para que serve esse livro????? nada
    nada está na prática….
    ana catarina mendes guarde o livrinho e ponha na mesinha de cabeceira e leia antes de dormir e vejam se está tudo na prática…
    ana catarina as subvenções vitalicias que foram criadas pos mário soares em 1995, estão na constituição!!! pois isso é um roubo ao povo…
    está na constituição o zé ter sns e vocês terem cartão de saúde, que é pago pelo povo, também está na constituição?.
    pois ana catarina não diga disparates…

  9. tendo em conta que as sras e srs deputados mudam a Constituição por dá cá aquela palha quando lhes dá jeito, estas virgens ficarem muito ofendidas é realmente uma piada.

    uma vez mais concordo com o CHEGA…CHEGA de mais divisões apenas e só para arranjar mais uns largos milhares de empregos para as famílias principescas e seus afilhados que nos desgovernam há tanto tempo.

    como se o actual buraco e as diversas bancarotas que temos vindo a aturar não chegassem, ainda precisam de arranjar mais desperdício apenas e só para alimentar os mesmos de sempre.

  10. Um país pequeno, precisa regionalizado para quê? Para eternizar mais clientelas no poder? Sim porque depois os eleitores serão tão poucos que dificilmente haverá alternativa, pois a máquina governativa estenderá a sua influência à maioria da população. Quem é que não irá ter, directa ou indirectamente, pelo menos 1 familiar dependente do governo regional.
    Para além de mais burocracia, mais estruturas pesadas para decisão do que quer que seja… e até falta de liberdade, já que os críticos passarão a ser facilmente conhecidos na região.
    Veja-se o caso da Madeira…..Poder eterno
    Querem reformar administrativamente? Aglutinem câmaras municipais. Poupam dinheiro, agilizam o funcionamento e dão escala a municípios que hoje têm poucos milhares de habitantes.
    O erro foi fazer nas juntas de freguesia aquilo que se deveria fazer apenas nas câmaras, já que as primeiras são apenas estruturas de proximidade sem qualquer impacto em termos de custo para o país.
    Mas nas Câmaras não há coragem de mexer……….Os lugares de Influência politica iriam diminuir e não há interesse nisso

  11. O que ele disse foi que estava nas tintas sobre o que diz a Constituição acerca da Regionalização. E concordo com isso

    E comentários sobre o chefe da banda de São Bento, que “está-se c@g@ndo no segredo do Justiça”?

    Cri-cri! Cri-cri!

  12. Quando a Assembleia da República apoiou o aborto e a eutanásia demonstrou que se está a marimbar para a Constituição onde o valor supremo é a vida.
    Agora o André Ventura, que é ignorante e populista, faz o mesmo já ficam chocados.

    Concordo com a regionalização porque todo o País merece oportunidades idênticas e no atual parlamento os deputados são amançados e esquecem-se do País.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.