Regar, cortar e matar insetos. Robô dá conta de todas as tarefas de jardinagem (e até afasta intrusos)

A jardinagem é uma terapia para muitas pessoas, mas também pode ser um incómodo. O robô Yardroid foi projetado para lidar de forma autónoma com essas tarefas, utilizando inteligência artificial.

Semelhante a um tanque em miniatura, Yardroid rola sobre trilhos, com um litro de água, câmaras com herbicidas e pesticidas na parte de trás, lâminas para cortar erva na parte inferior e uma torre giratória estabilizada na frente.

Essa torre está equipada com uma câmara de vídeo, refletor LED, soprador de folhas, além de três bicos separados que disparam jatos de água, herbicidas ou pesticidas.

Utilizando os seus sistemas de visão computacional e inteligência artificial, o Yardroid consegue cortar erva de forma autónoma, seguindo uma rota que o próprio planeia. Não são necessários fios de perímetro e a altura das lâminas de corte pode ser ajustada através de uma aplicação de smartphone.

O robô também consegue detetar plantas que estão na sua programação de irrigação, disparando jatos de água contra elas. Além disso, a tecnologia identifica ervas daninhas e insetos-praga à vista, disparando-lhes herbicidas ou pesticidas.

Além disso, o robô pode até “desencorajar” visitantes indesejados, como guaxinins, com esguichos de água.

O robô também pode ser um vigilante noturno, patrulhando a propriedade à noite e enviando alertas de smartphone e emitindo um aviso sonoro se detetar um intruso. Yardroid também grava o vídeo do suspeito e até borrifa água se se recusar a sair. Se o intruso levar o robô, o proprietário pode rastrear a sua localização através de uma unidade de GPS a bordo.

Quando o Yardroid começa a ficar sem água, estaciona debaixo da torneira da mangueira existente na casa, que é equipada com uma válvula especial movida a energia solar. Essa válvula continua a encher automaticamente o tanque de água do robô.

Já os tanques de pesticidas e herbicidas têm de ser reabastecidos manualmente pelos utilizadores do robô.

O CEO da empresa Yardroid, Dan Lubrich, disse, em declarações ao NewAtlas, que o produto já está em forma de protótipo totalmente funcional e que os designers estão atualmente no processo de recolha de dados para treinar a IA.

A empresa planeia lançar uma campanha de crowdfunding no início do próximo ano, com um lançamento comercial a ocorrer em meados do próximo ano. O robô deverá custar cerca de 2.500 dólares (equivalente a 2.100 euros).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Movimento "Também somos portugueses" defende alteração à lei eleitoral

O movimento "Também somos portugueses" apelou este domingo ao Governo e aos partidos políticos representados no Parlamento para a necessidade de alterar as leis eleitorais para os emigrantes, defendendo o voto remoto para participar na …

Hoje é o dia mais triste do ano. O mito da “segunda-feira azul”, que já surgiu há mais de 15 anos

O dia 18 de janeiro marca a “segunda-feira azul” – a terceira segunda-feira do mês e o dia mais depressivo do ano. O conceito remonta a 2005, quando o canal de televisão Sky Travel lançou …

Sporting com mais um jogador infetado antes do Clássico com o FC Porto

O avançado do Sporting Bruno Tabata testou positivo ao novo coronavírus, disse à Lusa fonte conhecedora do processo, com o jogador a ser baixa certa para a meia-final da Taça da Liga de futebol frente …

De 57 para 155. Mais de metade dos concelhos em risco extremo de infeção por covid-19

O número de concelhos em risco extremo devido ao número de casos de covid-19 quase triplicou nos primeiros 12 dias de janeiro, passando de 57 para 155, segundo a análise esta segunda-feira divulgada sobre a …

MP investiga queixa contra segurança privada ilegal no centro de detenção do SEF

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito depois de uma queixa do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) por alegado crime de exercício ilícito da atividade de …

Fenprof pede testes, vacinação e teletrabalho nas escolas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) lançou um abaixo-assinado a exigir a realização de testes na comunidade escolar, a priorização dos profissionais das escolas na vacinação contra a Covid-19 e a possibilidade do teletrabalho, noticiou …

Maioria dos portugueses concorda com injeção de dinheiro público na TAP

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios mostra que a maioria dos portugueses concorda com a injeção de dinheiro público na TAP para evitar a falência. De acordo com …

Injeção de liquidez chega às empresas em fevereiro (e "não vai ser preciso mais dinheiro no Orçamento")

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, garantiu que a injeção de liquidez proveniente do reforço de apoios deverá chegar às empresas já no próximo mês. Em entrevista ao Jornal de Negócios, Pedro Siza Vieira, ministro …

Áustria alarga confinamento. Austrália deverá manter fronteiras fechadas em 2021

A Áustria vai alargar o atual confinamento comercial e social para conter a pandemia de covid-19. Já a Austrália deverá manter as fronteiras fechadas durante a maior parte do ano. A Áustria vai alargar o atual …

Herdeiro do império Samsung condenado a dois anos e meio de prisão

Um tribunal em Seul condenou o herdeiro do império Samsung a dois anos e meio de prisão no novo julgamento pela participação no esquema de corrupção da ex-Presidente sul-coreana. O Tribunal Superior de Seul decidiu impor …