Regar, cortar e matar insetos. Robô dá conta de todas as tarefas de jardinagem (e até afasta intrusos)

A jardinagem é uma terapia para muitas pessoas, mas também pode ser um incómodo. O robô Yardroid foi projetado para lidar de forma autónoma com essas tarefas, utilizando inteligência artificial.

Semelhante a um tanque em miniatura, Yardroid rola sobre trilhos, com um litro de água, câmaras com herbicidas e pesticidas na parte de trás, lâminas para cortar erva na parte inferior e uma torre giratória estabilizada na frente.

Essa torre está equipada com uma câmara de vídeo, refletor LED, soprador de folhas, além de três bicos separados que disparam jatos de água, herbicidas ou pesticidas.

Utilizando os seus sistemas de visão computacional e inteligência artificial, o Yardroid consegue cortar erva de forma autónoma, seguindo uma rota que o próprio planeia. Não são necessários fios de perímetro e a altura das lâminas de corte pode ser ajustada através de uma aplicação de smartphone.

O robô também consegue detetar plantas que estão na sua programação de irrigação, disparando jatos de água contra elas. Além disso, a tecnologia identifica ervas daninhas e insetos-praga à vista, disparando-lhes herbicidas ou pesticidas.

Além disso, o robô pode até “desencorajar” visitantes indesejados, como guaxinins, com esguichos de água.

O robô também pode ser um vigilante noturno, patrulhando a propriedade à noite e enviando alertas de smartphone e emitindo um aviso sonoro se detetar um intruso. Yardroid também grava o vídeo do suspeito e até borrifa água se se recusar a sair. Se o intruso levar o robô, o proprietário pode rastrear a sua localização através de uma unidade de GPS a bordo.

Quando o Yardroid começa a ficar sem água, estaciona debaixo da torneira da mangueira existente na casa, que é equipada com uma válvula especial movida a energia solar. Essa válvula continua a encher automaticamente o tanque de água do robô.

Já os tanques de pesticidas e herbicidas têm de ser reabastecidos manualmente pelos utilizadores do robô.

O CEO da empresa Yardroid, Dan Lubrich, disse, em declarações ao NewAtlas, que o produto já está em forma de protótipo totalmente funcional e que os designers estão atualmente no processo de recolha de dados para treinar a IA.

A empresa planeia lançar uma campanha de crowdfunding no início do próximo ano, com um lançamento comercial a ocorrer em meados do próximo ano. O robô deverá custar cerca de 2.500 dólares (equivalente a 2.100 euros).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …