Regar, cortar e matar insetos. Robô dá conta de todas as tarefas de jardinagem (e até afasta intrusos)

A jardinagem é uma terapia para muitas pessoas, mas também pode ser um incómodo. O robô Yardroid foi projetado para lidar de forma autónoma com essas tarefas, utilizando inteligência artificial.

Semelhante a um tanque em miniatura, Yardroid rola sobre trilhos, com um litro de água, câmaras com herbicidas e pesticidas na parte de trás, lâminas para cortar erva na parte inferior e uma torre giratória estabilizada na frente.

Essa torre está equipada com uma câmara de vídeo, refletor LED, soprador de folhas, além de três bicos separados que disparam jatos de água, herbicidas ou pesticidas.

Utilizando os seus sistemas de visão computacional e inteligência artificial, o Yardroid consegue cortar erva de forma autónoma, seguindo uma rota que o próprio planeia. Não são necessários fios de perímetro e a altura das lâminas de corte pode ser ajustada através de uma aplicação de smartphone.

O robô também consegue detetar plantas que estão na sua programação de irrigação, disparando jatos de água contra elas. Além disso, a tecnologia identifica ervas daninhas e insetos-praga à vista, disparando-lhes herbicidas ou pesticidas.

Além disso, o robô pode até “desencorajar” visitantes indesejados, como guaxinins, com esguichos de água.

O robô também pode ser um vigilante noturno, patrulhando a propriedade à noite e enviando alertas de smartphone e emitindo um aviso sonoro se detetar um intruso. Yardroid também grava o vídeo do suspeito e até borrifa água se se recusar a sair. Se o intruso levar o robô, o proprietário pode rastrear a sua localização através de uma unidade de GPS a bordo.

Quando o Yardroid começa a ficar sem água, estaciona debaixo da torneira da mangueira existente na casa, que é equipada com uma válvula especial movida a energia solar. Essa válvula continua a encher automaticamente o tanque de água do robô.

Já os tanques de pesticidas e herbicidas têm de ser reabastecidos manualmente pelos utilizadores do robô.

O CEO da empresa Yardroid, Dan Lubrich, disse, em declarações ao NewAtlas, que o produto já está em forma de protótipo totalmente funcional e que os designers estão atualmente no processo de recolha de dados para treinar a IA.

A empresa planeia lançar uma campanha de crowdfunding no início do próximo ano, com um lançamento comercial a ocorrer em meados do próximo ano. O robô deverá custar cerca de 2.500 dólares (equivalente a 2.100 euros).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …