/

Regar, cortar e matar insetos. Robô dá conta de todas as tarefas de jardinagem (e até afasta intrusos)

A jardinagem é uma terapia para muitas pessoas, mas também pode ser um incómodo. O robô Yardroid foi projetado para lidar de forma autónoma com essas tarefas, utilizando inteligência artificial.

Semelhante a um tanque em miniatura, Yardroid rola sobre trilhos, com um litro de água, câmaras com herbicidas e pesticidas na parte de trás, lâminas para cortar erva na parte inferior e uma torre giratória estabilizada na frente.

Essa torre está equipada com uma câmara de vídeo, refletor LED, soprador de folhas, além de três bicos separados que disparam jatos de água, herbicidas ou pesticidas.

Utilizando os seus sistemas de visão computacional e inteligência artificial, o Yardroid consegue cortar erva de forma autónoma, seguindo uma rota que o próprio planeia. Não são necessários fios de perímetro e a altura das lâminas de corte pode ser ajustada através de uma aplicação de smartphone.

O robô também consegue detetar plantas que estão na sua programação de irrigação, disparando jatos de água contra elas. Além disso, a tecnologia identifica ervas daninhas e insetos-praga à vista, disparando-lhes herbicidas ou pesticidas.

Além disso, o robô pode até “desencorajar” visitantes indesejados, como guaxinins, com esguichos de água.

O robô também pode ser um vigilante noturno, patrulhando a propriedade à noite e enviando alertas de smartphone e emitindo um aviso sonoro se detetar um intruso. Yardroid também grava o vídeo do suspeito e até borrifa água se se recusar a sair. Se o intruso levar o robô, o proprietário pode rastrear a sua localização através de uma unidade de GPS a bordo.

Quando o Yardroid começa a ficar sem água, estaciona debaixo da torneira da mangueira existente na casa, que é equipada com uma válvula especial movida a energia solar. Essa válvula continua a encher automaticamente o tanque de água do robô.

Já os tanques de pesticidas e herbicidas têm de ser reabastecidos manualmente pelos utilizadores do robô.

O CEO da empresa Yardroid, Dan Lubrich, disse, em declarações ao NewAtlas, que o produto já está em forma de protótipo totalmente funcional e que os designers estão atualmente no processo de recolha de dados para treinar a IA.

A empresa planeia lançar uma campanha de crowdfunding no início do próximo ano, com um lançamento comercial a ocorrer em meados do próximo ano. O robô deverá custar cerca de 2.500 dólares (equivalente a 2.100 euros).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.