Reformados sofrem corte de 252 euros nas pensões em 2024

14

António Pedro Santos / Lusa

O ministro das Finanças, Fernando Medina.

Com a antecipação de meia pensão em outubro, os reformados vão sofrer, em média, um corte de 252 euros nas pensões daqui a dois anos.

Em outubro, todos os pensionistas com prestações até 5.318 euros vão receber mais meia pensão. Esta é uma das medidas integradas no megapacote de combate à inflação apresentado esta segunda-feira pelo Governo.

Num consenso entre a esquerda e a direita, os partidos foram unânimes em denunciar o “truque”, a “ilusão” ou a “fraude” do aumento das pensões.

“O anúncio feito por António Costa hoje não é um aumento da sua pensão. A lei de atualização de pensões que foi descongelada na anterior legislatura significa que, em 2023, fruto da combinação entre o aumento do PIB, o crescimento da economia e a inflação, vai haver uma atualização muito generosa e justa das pensões. O que António Costa está a dizer aos pensionistas é que vai rever essa lei e que vai fazer um aumento em baixa”, explicou a bloquista Mariana Mortágua.

O PSD também acusou hoje o Governo de iludir os pensionistas e de fazer “uma habilidade” errada do ponto de vista político, começando a atualizar as pensões mais cedo, em outubro, para as aumentar menos a partir de janeiro.

O Dinheiro Vivo sublinha que, como os reformados vão sofrer um corte na base de cálculo da atualização regular das reformas em 2023, “não haverá efetivamente um ganho no longo prazo”.

Aliás, daqui a dois anos, em 2024, os pensionistas da Segurança Social, com uma prestação média de 501,77 euros, vão perder 252 euros. Por sua vez, os beneficiários da Caixa Geral de Aposentações, com uma reforma média de 1.341,99 euros, vão ter uma redução de 672 euros anuais.

Desta forma, o aumento que no próximo ano seria de 8%, baixa para 4,43% nas pensões até 886 euros. Nas reformas até 2.659 euros, a subida prevista era de 7,64%, passando para 4,07% em 2023. E nas reformas até 5.318 euros, a atualização que seria de 7,1% desce para 3,53%.

Tendo por base a pensão média da Segurança Social que, em dezembro de 2020, foi de 501,77 euros, o aumento previsto seria de 40 euros para 541,9 euros. Se a atualização for apenas de 4,43%, o aumento da pensão será de apenas 22 euros. Esta é uma diferença de 18 euros por mês — ou 252 euros por ano.

Embora o bónus de meio pensão pago já em outubro compense a diferença no valor a receber no próximo ano, os pensionistas saem a perder. O Dinheiro Vivo explica que a base de cálculo para as atualizações regulares de 2024 será mais baixa: em vez dos supostos 541 euros será de 523 euros. O mesmo se aplica aos beneficiários da Caixa Geral de Aposentações.

“Os pensionistas em 2022 receberão o correspondente a 14,5 pensões e esta meia pensão adicional paga em outubro será sujeita à tributação normal. Será tratada como qualquer das pensões recebidas ao longo do ano”, explicou a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, na conferência de imprensa desta terça-feira, em que os ministros detalharam as medidas do pacote.

Daniel Costa, ZAP //

14 Comments

  1. Autentico roubo e vigarice da parte do Governo, aos pobres e reformados deste País tão miserável em que temos a desgraça de viver. Tratam as reformas de 300 Euros da mesma maneira que as reformas douradas de milhares de euros. Porque não põem um tecto nos 2000 ou 2500 euros para a distribuição das meias pensões. Tenho votado sempre PS mas o Sr Costa, a partir de agora não conta mais com o meu voto. Porque é aldrabão e demagogo.

    • Isto tem que ser desmascarado rapidamente. A prestação extraordinária no valor de meia pensão que, no fundo, não é nada extraordinária, mas um adiantamento dos valores a receber pelos pensionistas durante o próximo ano (melhoria legal das pensões face ao aumento substancial da inflação) é, nem mais nem menos, uma jogada sub-reptícia e escandalosa do governo. Esta prestação única (e malévola) terá, a prazo, custos para os pensionistas. Perda acumulada até ao final da vida para um pensionista com 65 anos e que recebe uma reforma de 886,4 euros brutos mensais em 2022, ultrapassa os 13.400 euros, segundo as simulações do economista Jorge Bravo para o Expresso. E pode chegar aos 15 mil euros”. (Expresso, 7 Set. 2022).

  2. sem stress…
    os N/ governantes dizem que a oposição anda a fazer mal as contas, que a inflação irá baixar para 2% já em 2023 segundo as previsões e que no final de 2023 estará disponivel para reavaliar a situação e, se necessário, tomar novas medidas.

    mas como em muitas outras coisas o mais certo é o temporário passar a definitivo tal como foi com os impostos sobre os combustiveis. O PSD criou o imposto adicional, o PS em campanha eleitoral prometeu eliminar esse imposto, depois com o apoio da esquerda (geringonça) passou a governo e, quase de imediato, em vez de eliminar o imposto como prometeu em campanha eleitoral passou esse imposto temporário a definitivo…

    • Quem criou o imposto foi o ps, supostamente para compensar a perda de recita fiscal por causa do baixo preço da gasolina na altura (nunca me lembro da gasolina ter um preço baixo, mas para eles qualquer desculpa serve). Entretanto a gasolina está farta de subir e o imposto temporário, passou realmente a definitivo.

      • Foi o estafermo do Centeno que disse que esse imposto era só por mei ano! Afinal nunca mais o tirou.

  3. O Merdina nem apareceu hoje à tarde no Parlamento para dar explicações aos deputados. Ficou fechado em casa. Costuma-se dizer que quem não deve não teme. Porque fugiu?

  4. J. Galvao, queridos fofinhos, este 1º ministro nunca soube o que era trabalho saltou logo que saiu da escola para o partido PS e ca tem andado e andara enquanto lhe forem pagos ordenados, mas ele sabe que mesmo depois de ser posto na rua vai usufruir de uma pensão choruda e vitalícia, neste momento os Adv, ja vão em cera de 54.000 e uma grande parte deles encostou-se a política uns venceram e outros passam fome, mas como este Fofinho nao sabe o que são dificuldades da vida, transforma a nossa num inferno , e apesar de eu ja caminhar para os 80, esta previsto pelo SNS que poderei atingir os 123 anos, tive de perguntar de como eu iria ” caminhar ” entao a resposta imediata iras andar de muletas . na verdade, nesses 40 anos que ainda terei de viver e retirada no próximo ano 2022 uma quase metade de aumento da minha reforma multiplicada pelos ressaltantes anos deixo de receber mais 50 mil euros. a reclamação deveria ser mais alargada, mas pelo menos estes Fofinhos 10 + eu pode ser o início de provocar a queda deste governo, vamos à luta, vivam os reformados.

  5. J. Galvao, comigo ja somos 11 a reclamar, de fato temos de afastar estes governantes da administração dos nossos direitos e das nossas vidas, vamos polos a trabalhar a trolha, eu pelas minhas contas, considerando os 123 anos que poderei durar, irei receber menos 50 mil euros, vamos a luta vivam os reformados.

  6. Hoje em dia é muito facil fazer Oposição, fazer Politica até pelos meios; tipo faça a Politica em casa, ou seja, basta lerem os Jornais, apanhar um qualquer pentelho, ja tem os seus Militantes, uns pagos a preços de Ouro por baixo da mesa,
    Outros influencias partidarias para manter o emprego,
    Ligam uma vidio chamada e ate na sanita fazem a sua intervençao do dia, e esta ganho o dia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.