/

Reformadores e moderados ganham todos os lugares de Teerão no parlamento do Irão

rouhani.ir

-

A lista “Esperança”, que junta reformistas e moderados que apoiam o presidente do Irão, ganhou todos os 30 assentos parlamentares de Teerão, a capital do pais, nas eleições desta sexta-feira, informou a televisão estatal iraniana.

Segundo os resultados apurados, quando já foram contados 90% dos votos, o candidato que encabeçava a lista dos conservadores, Gholam-Ali Hadad Adel, aparece em 31º lugar, o que não garante a sua eleição.

A lista de reformistas e moderados em Teerão é liderada por Mohammad Reza Aref, antigo candidato reformador às eleições presidenciais de 2013, que se retirou a favor do moderado Hassan Rohani, hoje presidente do Irão, que foi eleito à primeira volta.

Hassan Rohani espera obter uma maioria no Parlamento, actualmente dominado pelos conservadores, para poder prosseguir a sua política de abertura.

As eleições realizadas na sexta-feira elegem o Parlamento e a Assembleia de Especialistas, religiosos que escolhem e podem demitir o guia supremo.

Foram as primeiras eleições desde o acordo sobre o programa nuclear que o governo de Rohani firmou com as potências mundiais.

As eleições são um teste à influência do presidente, que luta para reconstruir a economia do Irão após o levantamento das sanções internacionais na sequência do acordo.

O impasse sobre o programa nuclear durante 13 anos levou a moeda iraniana, o rial, a desvalorizar-se em dois terços, destruindo o poder de compra dos iranianos.

A taxa de desemprego oficial é de 10%, mas sobe para os 25% entre os jovens.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.