Reféns que se esconderam em supermercado francês processam televisões

Seis pessoas que se esconderam numa arca frigorífica de um supermercado ‘kosher’ (judaico) em Paris atacado por islamitas, em janeiro, vão processar os meios de comunicação social franceses que transmitiram a sua localização quando cobriam os acontecimentos “em direto”.

As imagens transmitidas a 09 de janeiro, quando Amedy Coulibaly irrompeu no supermercado matando quatro pessoas e fazendo reféns as restantes, puseram em risco a vida dos sobreviventes e “violaram as mais elementares precauções”, disse o advogado que representa o grupo, Patrick Klugman.

Klugman apontou nomeadamente o canal de notícias 24 horas BFMTV, que revelou que o grupo – incluindo uma criança de três anos e um bebé com um mês – se escondia de Coulibaly na zona de refrigeração, para onde tinham sido levados por um dos funcionários do estabelecimento.

“Os métodos de trabalho em tempo real dos meios de comunicação neste tipo de circunstâncias equivalem a incitar alguém a cometer um crime”, disse Klugman à agência francesa AFP, criticando também a cobertura de outros meios que seguiam os movimentos das forças de segurança durante o cerco.

As vidas daqueles que se esconderam “poderiam estar em risco se Coulibaly se tivesse apercebido do que a BFMTV estava a transmitir”, acrescentou Klugman, lembrando que o ‘jihadista’ estava a seguir o ataque em diferentes canais e tinha estado em contacto com jornalistas daquela cadeia televisiva.

O ataque, amplamente transmitido pela televisão, aconteceu dois dias depois de Cherif e Said Kouachi matarem 12 pessoas na sede do jornal satírico Charlie Hebdo.

Os três homens armados foram mortos depois de três dias de ataques que deixaram 17 vítimas e chocaram a França.

A ação judicial pode resultar numa pena máxima de um ano de prisão e 15.000 euros de multa.

A BFMTV emitiu já um comunicado lamentando que as informações pudessem ter feito os reféns sentirem que as suas vidas estavam em perigo, mas sublinhou que depois anunciar que uma mulher estava escondida no supermercado, o chefe de redação decidiu que a informação não devia ter sido transmitida, e não foi repetida.

O diretor de informação Herve Beroud afirmou que o jornalista foi informado por um dos elementos da polícia que lhe teria assegurado que a vida da refém já não estava em perigo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …