Eis o “estado redemoinho”, um novo tipo de matéria que desafia as leis da Física

Uma nova investigação revelou que, no nível mais básico, o comportamento de grupo, como cardumes de peixes, enxames de insetos e bandos de pássaros, forma um novo tipo de matéria ativa, chamado “estado redemoinho”.

As leis da Física, como a segunda lei do movimento de Newton – que afirma que, à medida que uma força aplicada a um objeto aumenta, a sua aceleração aumenta e que, conforme a massa do objeto aumenta, a sua aceleração diminui -, aplicam-se à matéria passiva e inanimada, variando de átomos a planetas.

No entanto, grande parte da matéria no mundo é matéria ativa e move-se sob a sua própria força, segundo Nikolai Brilliantov, matemático do Instituto Skolkovo de Ciência e Tecnologia na Rússia e da Universidade de Leicester, no Reino Unido.

Seres vivos como bactérias, pássaros e humanos podem interagir com as forças sobre elas.

Além disso, também existem exemplos de matéria ativa não viva. Nanopartículas conhecidas como “partículas de Janus” são compostas por dois lados com propriedades químicas diferentes. As interações entre os dois lados criam movimento autopropulsionado.

Querendo explorar a matéria ativa, Brilliantov e os seus colegas usaram um computador para simular partículas que poderiam autopropulsionar-se. Essas partículas não interagiam conscientemente com o meio ambiente, segundo disse Brilliantov, em declarações ao LiveScience.

Em vez disso, eram mais parecidos com bactérias simples ou nanopartículas com fontes internas de energia, mas sem habilidades de processamento de informação.

A primeira surpresa foi que a matéria ativa se comporta de forma muito diferente da matéria passiva. Segundo Brillantov, diferentes estados de matéria passiva podem coexistir. Por exemplo, um copo de água líquida pode evaporar-se gradualmente até ao estado gasoso, deixando para trás a água líquida.

Pelo contrário, a matéria ativa não coexistia em fases diferentes: era tudo sólido, totalmente líquido ou totalmente gasoso.

Além disso, as partículas agruparam-se como grandes conglomerados, ou quase-partículas, que se misturaram num padrão circular em torno de um vazio central, como um redemoinho de sardinhas. Os cientistas apelidaram os conglomerados de partículas de “redemoinhos” e batizaram o novo estado da matéria de “estado redemoinho”. 

Nesse estado, as partículas exibiam um comportamento bizarro, violando, por exemplo, a segunda lei de Newton, que é atualmente ensinada em escolas secundárias em todo o Reino Unido: quando uma força lhes foi aplicada, não aceleraram.

“Estes padrões já foram observados em animais em diferentes estágios de evolução, desde vermes e insetos a peixes, mas sim como estruturas singulares, não como uma fase que faz fronteira com outras fases, assemelhando-se às fases gasosa e líquida da matéria normal”, disse Brillantov, num comunicado divulgado pelo EurekAlert.

Segundo o investigador, as simulações eram básicas e o trabalho experimental com matéria ativa do mundo real é um próximo passo importante. Brilliantov e a sua equipa também planeiam fazer simulações mais complexas com partículas de matéria ativa com capacidade de processamento de informações. Estas partículas assemelhar-se-ão mais a insetos e animais.

Em última análise, o objetivo é criar materiais de automontagem a partir de matéria ativa, o que torna importante entender as fases desse tipo de matéria. “É muito importante que vejamos que a natureza da matéria ativa” é muito mais rica do que a da matéria passiva, concluiu Brilliantov.

“É sempre emocionante considerar o aprofundamento da nossa compreensão sobre novos fenómenos e os seus princípios físicos norteadores. O que sabemos até agora é muito menos do que há para saber. O fenómeno do redemoinho é parte da ponta do icebergue do conhecimento oculto. Isto deixa-nos com a pergunta eterna: o que mais não sabemos?”, interrogou Ivan Tyukin, diretor de investigação em matemáticas aplicadas.

Este estudo foi publicado em outubro na revista científica Scientific Reports.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …