“No que depender do Governo”, a rede Multibanco vai continuar gratuita, garante Centeno

José Sena Goulão / Lusa

“No que depender do Governo, vai continuar gratuita para os portugueses” a utilização das caixas multibanco, cuja gratuitidade foi questionada recentemente por alguns líderes dos bancos.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu esta sexta-feira que no que depender do Governo “a rede de caixas automáticas” Multibanco vai continuar gratuita para todos os portugueses, depois de um conjunto de banqueiros ter defendido o contrário.

O governante falava na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no Fórum Financeiro Outlook 2019 “Portugal – De aqui para onde?”.

“Nos últimos anos, o acesso ‘online’ aos serviços bancários tornou-se mais comum, enquanto forma de relacionamento dos clientes com os seus bancos, assim como o recurso a caixas automática”, disse.

“Se, por um lado, os bancos devem prestar serviços de qualidade, com comissões acessíveis a quem não acompanha a era digital, por outro lado, a rede de caixas automáticas, no que depender do Governo, vai continuar gratuita para os portugueses”, acrescentou o ministro.

Numa conferência no início do mês, os presidentes executivos do BCP, BPI, Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Novo Banco defenderam que o multibanco deve ser pago ou ter critérios uniformes em toda a zona euro.

“Estamos na união bancária ou em Portugal? Os concorrentes são os bancos da união bancária ou são os bancos portugueses? A minha opinião não é se deve ser pago ou não deve ser pago, deve ser que na união bancária haja as mesmas regras“, disse o presidente executivo do BCP, Miguel Maya.

“Se for gratuito, deve ser gratuito em toda a zona euro. Se é pago, concretamente em que todos os serviços têm um custo suportado pelo cliente, então que seja uniforme na união bancária”, defendeu Maya.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os cidadãos cada pagam mais por ter conta aberta nos bancos, já que as varias operações p/ serem gratis tem de as fazer nas caixas multibancos porque assim os bancos o exigiram ás pessoas, senão se fossem ao balcão pagariam e MUITO. Agora querem IMPOR pagamento para nós fazermos o trabalho que compete ao banco ? Então será melhor as pessoas unirem-se e comprarem caixa multibanco p/ usufruto e neste caso não terão de pagar NADA aos bancos. FECHEM as PORTAS e voltamos ao tempo primitivo de ter o dinheiro debaixo do colchão, já somos roubados rodos os dias pelos bancos, direta ou indiretamente.

  2. acho melhor falar-se como patrao e receber-se o vencimento em vale postal para depois ir levantar aos correios (como acontece com algumas reformas dos idosos)
    levantamos o dinheiro e colocamos debaixo do colchao.
    os depositantes têm que pagar o roubos dos adminostradores e amigos (berardo, socrates, vara, etc)
    mas chegam ao fim do anos com grandes lucros que depois dividem pelos accionostas.

RESPONDER

A estátua dourada de Marilyn Monroe foi roubada do Passeio da Fama

https://vimeo.com/343328311 A Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, está a investigar o roubo da estátua de aço de Marilyn Monroe, que foi removida de um monumento localizado na entrada do Passeio da Fama esta segunda-feira. A …

Marcelo promulga diploma. Funcionários públicos podem faltar para acompanhar filhos no primeiro dia de aulas

O Presidente da República promulgou e louvou a medida do Governo para que funcionários públicos possam faltar para acompanhar um filho menor no primeiro dia de escola, e defende um regime idêntico para trabalhadores do …

Leilão de arma que vitimou Van Gogh reacende debate sobre a sua morte

O leilão de uma pistola que teria sido usada pelo pintor Vincent Van Gogh para atirar em si mesmo reacendeu um debate sobre quem realmente puxou o gatilho: o artista cometeu suicídio ou foi baleado …

200 milhões de euros. Mais de seis mil investidores compraram obrigações da TAP

Mais de seis mil investidores subscreveram as obrigações da TAP, uma operação no valor de 200 milhões de euros, em que a procura superou a oferta em 1,55 vezes. No segmento geral a procura atingiu 162,5 …

Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião. A noite de …

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …