Covid-19. Recuperados estão a sair de isolamento sem fazer testes

Angelo Carconi / EPA

Os supostos pacientes recuperados de covid-19 estão a sair de isolamento sem concluir os dois testes negativos indicados pela DGS. Isto acontece devido à falta de capacidade do SNS para fazer testes a todos os infetados.

As indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS) são que um paciente de covid-19 só seja dado como recuperado após dois testes negativos, num intervalo até 48 horas. Ainda assim, os recuperados estão a sair de isolamento sem fazer qualquer tipo de teste.

O Jornal de Notícias escreve, esta quinta-feira, que os médicos da região norte do país estão a receber instruções para considerar recuperados todos os pacientes que passem 14 dias sem sintomas da doença. Em causa está a falta de capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para fazer testes a todos os infetados que supostamente estão recuperados.

Este procedimento, para além de ir contra as regras da DGS, pode revelar-se perigoso a nível sanitário. Ainda esta semana, o subdiretor-geral da Saúde, Diogo Cruz, alertou que o vírus pode persistir na orofaringe até 21 ou 28 dias, mesmo que os pacientes já não apresentem sintomas.

As marcações para os doentes alegadamente recuperados fazerem os testes estão a ser feitas para depois do dia 10 de abril. Esta demora não está a ser aceite pelos pacientes assintomáticos há 14 dias, que pressionam os médicos para saírem de isolamento.

Nestas circunstâncias, uma Unidade de Saúde Pública contactada pelo JN confessa que “na impossibilidade de realizar testes”, os pacientes podem abandonar o isolamento “até realização de dois testes negativos ou 14 dias após o desaparecimento de todos os sintomas”.

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Jorge Roque da Cunha, confirmou ter conhecimento da situação e alertou que “confiar na sorte está errado”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já começamos a jogar nos jogos da santa casa , assim vamos longe !!
    E estou eu em casa , por precaução , desde 9 de Março , agora leio isto !
    Valhamos a Santa Malaquias , assim não há pachorra , a ser verdade .
    Podemos por em casa , tudo, gato escondido com rabo de fora !

RESPONDER

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …