Covid-19. Recuperados estão a sair de isolamento sem fazer testes

Angelo Carconi / EPA

Os supostos pacientes recuperados de covid-19 estão a sair de isolamento sem concluir os dois testes negativos indicados pela DGS. Isto acontece devido à falta de capacidade do SNS para fazer testes a todos os infetados.

As indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS) são que um paciente de covid-19 só seja dado como recuperado após dois testes negativos, num intervalo até 48 horas. Ainda assim, os recuperados estão a sair de isolamento sem fazer qualquer tipo de teste.

O Jornal de Notícias escreve, esta quinta-feira, que os médicos da região norte do país estão a receber instruções para considerar recuperados todos os pacientes que passem 14 dias sem sintomas da doença. Em causa está a falta de capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para fazer testes a todos os infetados que supostamente estão recuperados.

Este procedimento, para além de ir contra as regras da DGS, pode revelar-se perigoso a nível sanitário. Ainda esta semana, o subdiretor-geral da Saúde, Diogo Cruz, alertou que o vírus pode persistir na orofaringe até 21 ou 28 dias, mesmo que os pacientes já não apresentem sintomas.

As marcações para os doentes alegadamente recuperados fazerem os testes estão a ser feitas para depois do dia 10 de abril. Esta demora não está a ser aceite pelos pacientes assintomáticos há 14 dias, que pressionam os médicos para saírem de isolamento.

Nestas circunstâncias, uma Unidade de Saúde Pública contactada pelo JN confessa que “na impossibilidade de realizar testes”, os pacientes podem abandonar o isolamento “até realização de dois testes negativos ou 14 dias após o desaparecimento de todos os sintomas”.

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Jorge Roque da Cunha, confirmou ter conhecimento da situação e alertou que “confiar na sorte está errado”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já começamos a jogar nos jogos da santa casa , assim vamos longe !!
    E estou eu em casa , por precaução , desde 9 de Março , agora leio isto !
    Valhamos a Santa Malaquias , assim não há pachorra , a ser verdade .
    Podemos por em casa , tudo, gato escondido com rabo de fora !

RESPONDER

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O número mais baixo desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências, tornando-se o segundo chefe de Estado condenado em França, após Jacques Chirac em 2011. O ex-Presidente francês foi condenado …

Câmara de Lisboa oferece viagem de táxi a idosos que vão tomar a vacina

Os residentes em Lisboa com mais de 80 anos ou 50 anos e patologias associadas podem deslocar-se gratuitamente de táxi para tomar a vacina contra a covid-19. Os custos da viagem são assumidos pela autarquia …