/

Recém-nascido infetado com coronavírus. É a primeira “transmissão vertical”

Uma grávida infetada com o novo coronavírus transmitiu a doença ao seu filho recém-nascido, na cidade chinesa de Wuhan, considerada o epicentro desta pneumonia viral que já matou quase 500 pessoas.

De acordo com a agência AFP, os médicos confirmaram que o recém-nascido estava infetado 30 horas depois do seu nascimento, no passado domingo. Trata-se do primeiro contagio detetado por “transmissão vertical”, isto é, de mãe para filho.

Segundo os relatos da equipa médica, a criança está com os sinais vitais estáveis, não tendo febre nem tosse. Sofre de falta de ar e os exames realizados indicam sinais de infeção e deficiência no funcionamento do fígado.

“Este caso alerta-nos para a necessidade de considerar a possibilidade de transmissão entre mãe e criança do coronavírus”, assumiu o médico Zeng Lingkong.

Na passada segunda-feira, a agência Xinhua noticiou que um bebé nascido na semana anterior de uma mãe infetada com vírus deu negativo nos testes para o coronavírus.

O último balanço das autoridades indica que a pneumonia viral já fez 494 mortos, havendo cerca de 24.604 pessoas infetadas em 26 países. 966 pessoas conseguiram recuperar. Em Portugal, ainda não há casos de infeção por coronavírus.

Os principais sintomas do (2019-nCoV) são respiratórios e podem ser comuns ou semelhantes a uma gripe: febre, tosse, dificuldade respiratória, dores musculares e cansaço. Há doentes que desenvolvem pneumonia viral e até septicemia.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.