Razan al-Najjar só queria salvar vidas. Acabou por perder a sua em Gaza

(dr)

Razan al-Najjar, a paramédica palestiniana assassinada a tiro na Faixa de Gaza

Uma médica palestiniana de 21 anos foi assassinada a tiro enquanto socorria os feridos junto à Faixa de Gaza. As autoridades israelitas, acusadas da sua morte, já garantiram que vão investigar.

Razan al-Najjar era uma paramédica palestiniana com presença assídua nos protestos na Faixa de Gaza, junto à fronteira com Israel. “Era” porque, na passada sexta-feira, a jovem foi alegadamente assassinada a tiro por um militar israelita quando socorria vários feridos.

No último sábado, milhares de pessoas juntaram-se no funeral da médica de 21 anos. Profissionais de saúde, vestidos com os seus uniformes brancos, marcharam na procissão, segurando bandeiras palestinianas e fotografias da colega. Segundo o Washington Post, o pai também esteve presente, com o seu uniforme nas mãos, outrora branco e agora manchado de vermelho pelo sangue da filha.

De acordo com o jornal norte-americano, as fotografias do local imediatamente depois de a paramédica ter sido abatida mostram um grupo de homens a carregar a voluntária. Testemunhas afirmam que a jovem foi abatida com um tiro no peito.

No dia do funeral, as autoridades israelitas asseguraram que vão investigar esta morte mas defenderam que o Exército trabalha “de acordo com os procedimentos operacionais”.

“As IDF (Forças de Defesa Israelitas) trabalham constantemente para desenhar operações e reduzir o número de baixas na faixa de segurança de Gaza”, afirmam num comunicado, citado pelo jornal. “Infelizmente, a organização terrorista Hamas deliberada e metodicamente coloca civis em perigo“, acrescentam.

No mês passado, o New York Times entrevistou a paramédica em Gaza, uma das únicas profissionais do sexo feminino que entrava em ação nas emergências durante os protestos.

“Nós só temos um objetivo: salvar vidas e evacuar as pessoas”, afirmava. “E enviar uma mensagem ao mundo: sem armas, podemos fazer qualquer coisa“.

Na mesma entrevista, Razan acrescentou que Gaza precisava de mais médicas como ela. “A força que mostrei como socorrista no primeiro dia dos protestos, eu desafio-vos a encontrar uma outra pessoa assim”.

Depois da sua morte, um outro voluntário médico, Izzat Shatat, contou à Associated Press que os dois estavam a planear anunciar o seu noivado no fim do Ramadão. Após ter sido transportada para o hospital, Razan acabaria por falecer na sala de operações.

Mais de 115 pessoas morreram desde que começaram os protestos na Faixa de Gaza, tendo-se intensificado, em maio passado, quando os EUA mudaram a sua embaixada de Tel Aviv para Jerusalém.

No dia da inauguração da embaixada morreram 60 pessoas, naquele que foi o dia mais negro em Gaza, desde a operação militar israelita “Margen Protector“, em que morreram mais de dois mil palestinianos em 50 dias.

O enviado especial da ONU ao território palestiniano, Michael Lynk, chegou mesmo a acusar Israel de ter levado a cabo uma “matança intencional”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esta morte era previsivel. O estado de israel sendo comprovadamente um estado criminoso e assassino, mandou de certeza que esta medica fosse assassinada, já que uma das especialidades destes terroristas é abater pessoas desarmadas e principalmente aquelas que salvam vidas. Portanto nada de admirar. O mundo é que nao pode continuar que um estado assassino ocupe territorios que nao lhe pertencem, que construa casas nesses terrenos, e pior de tudo assassine a seu bel prazer os donos desses territorios. Têm de ser parados, o Irão e outros paises arabes e muçulmanos têm que fazer alguma coisa.

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …