Raúl quer ser o primeiro vereador da Argentina com Trissomia 21

Raúl Ruscitto, de 29 anos, descende de uma família de políticos e é candidato a vereador no município de Laboulaye, na Argentina. Com trissomia 21, Raúl quer ser o primeiro vereador do país com essa condição.

Laboulaye fica no sudeste de Córdoba, tem 21 mil habitantes, que vivem sobretudo da atividade agrícola.

Raúl – Rauli ou Raulito, como lhe chamam pela cidade – quer seguir os passos da mãe e do pai e trilhar o caminho da política. O candidato trabalha todos os dias numa padaria, estudou numa escola de ensino especial e faz parte da “Amanecer”, uma organização que promove a integração de pessoas com deficiência através da prática desportiva.

“Está muito feliz, é muito independente”, disse a mãe, Alicia Pregno, que, pelo historial da família no mundo político, garante que Raul está mais do que habilitado a exercer funções. “A nossa família sempre foi muito especial porque respirou sempre muita política. Sempre ouviu e participou. Lembro-me de quando simularam uma eleição na escola e ele ficou muito feliz por poder ir votar”, recordou.

E Raúl está mesmo em campanha. Já visitou os vizinhos, apresentou as suas propostas, muitas das quais relacionadas com a integração das pessoas com deficiência e com as dificuldades que estas têm diariamente na vida em comunidade. “Como pais, estamos a acompanhar todo o processo que é um grande sonho. Ao mesmo tempo, esta militância é boa para ele e para os seus companheiros.”

VOS TAMBIÉN TENES QUE SUMARTELo logramos, formamos un gran equipo que va a transformar Laboulaye.En nuestra lista…

Publicado por Claudio Quaglia em Sábado, 17 de agosto de 2019

“Ele sempre foi militante e sempre insistiu que queria ser candidato. Desta vez, deram-lhe a oportunidade e ele aceitou”, contou ao jornal La Nation a mãe de Raul, que também é a primeira vice-governadora de Córdoba.

No entanto, Raúl é o sétimo na lista e por isso, aponta a imprensa argentina, dificilmente será eleito. As sondagens não parecem favoráveis a que o Hacemos consiga eleger sete vereadores para a câmara de Laboulaye. Embora a possibilidade de vir a ser vereador seja baixa, a sua presença na lista é vista como “uma oportunidade, uma hipótese de que seja um porta-voz da pessoas com deficiência”.

Esta não é a primeira vez que uma pessoa com T21 se apresenta à corrida municipal. Há três anos, Irina Spósito também foi a votos. Também Daniel López concorreu na cidade de Chimbas e Martina Komacek em Neuquén.

As eleições estão marcadas para 15 de setembro. Nesse dia, logo se saberá se o candidato Raul será o vereador Raul.

PARTILHAR

RESPONDER

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …

Eintracht 2-3 Vitória SC | Reviravolta épica no adeus europeu

O Vitória de Guimarães fechou da melhor forma uma campanha europeia que não tinha sido a mais feliz até então, pese as boas exibições que foi somando, sem consequência nos marcadores finais. O Vitória de Guimarães, …

Argentina concede estatuto de refugiado a Evo Morales

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou esta quinta-feira à Argentina procedente de Cuba, onde esteve para realizar uma consulta médica, e deverá permanecer no país, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros argentino, Felipe Solá. "Evo …