Raúl quer ser o primeiro vereador da Argentina com Trissomia 21

Raúl Ruscitto, de 29 anos, descende de uma família de políticos e é candidato a vereador no município de Laboulaye, na Argentina. Com trissomia 21, Raúl quer ser o primeiro vereador do país com essa condição.

Laboulaye fica no sudeste de Córdoba, tem 21 mil habitantes, que vivem sobretudo da atividade agrícola.

Raúl – Rauli ou Raulito, como lhe chamam pela cidade – quer seguir os passos da mãe e do pai e trilhar o caminho da política. O candidato trabalha todos os dias numa padaria, estudou numa escola de ensino especial e faz parte da “Amanecer”, uma organização que promove a integração de pessoas com deficiência através da prática desportiva.

“Está muito feliz, é muito independente”, disse a mãe, Alicia Pregno, que, pelo historial da família no mundo político, garante que Raul está mais do que habilitado a exercer funções. “A nossa família sempre foi muito especial porque respirou sempre muita política. Sempre ouviu e participou. Lembro-me de quando simularam uma eleição na escola e ele ficou muito feliz por poder ir votar”, recordou.

E Raúl está mesmo em campanha. Já visitou os vizinhos, apresentou as suas propostas, muitas das quais relacionadas com a integração das pessoas com deficiência e com as dificuldades que estas têm diariamente na vida em comunidade. “Como pais, estamos a acompanhar todo o processo que é um grande sonho. Ao mesmo tempo, esta militância é boa para ele e para os seus companheiros.”

VOS TAMBIÉN TENES QUE SUMARTELo logramos, formamos un gran equipo que va a transformar Laboulaye.En nuestra lista…

Publicado por Claudio Quaglia em Sábado, 17 de agosto de 2019

“Ele sempre foi militante e sempre insistiu que queria ser candidato. Desta vez, deram-lhe a oportunidade e ele aceitou”, contou ao jornal La Nation a mãe de Raul, que também é a primeira vice-governadora de Córdoba.

No entanto, Raúl é o sétimo na lista e por isso, aponta a imprensa argentina, dificilmente será eleito. As sondagens não parecem favoráveis a que o Hacemos consiga eleger sete vereadores para a câmara de Laboulaye. Embora a possibilidade de vir a ser vereador seja baixa, a sua presença na lista é vista como “uma oportunidade, uma hipótese de que seja um porta-voz da pessoas com deficiência”.

Esta não é a primeira vez que uma pessoa com T21 se apresenta à corrida municipal. Há três anos, Irina Spósito também foi a votos. Também Daniel López concorreu na cidade de Chimbas e Martina Komacek em Neuquén.

As eleições estão marcadas para 15 de setembro. Nesse dia, logo se saberá se o candidato Raul será o vereador Raul.

PARTILHAR

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …