OMS disse que é “muito raro” que assintomáticos transmitam o coronavírus. Agora, recuou

Jeon Heon-Kyun / EPA

“Pelos dados que temos, parece ser raro alguém sem sintomas poder passar o vírus a outra pessoa”, admitiu, esta segunda-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS). Agora, recuou.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou, esta segunda-feira, que, “pelos dados que temos, parece ser raro alguém sem sintomas poder passar o vírus a outra pessoa”. “É muito raro”, admite a organização, ainda que a observação não seja definitiva.

Maria Van Kerkhove, líder da área de doenças emergentes da OMS, proferiu o comentário numa conferência de imprensa nas Nações Unidas, salvaguardando o facto de que seja possível alguém sem sintomas aparentes poder transmitir a doença. No entanto, clarificou, não são essas pessoas que estão a ser os principais agentes de transmissão a nível mundial.

De acordo com a CNBC, a responsável sublinhou que ainda é preciso obter mais informação para “responder a esta questão”, mas “temos vários relatórios vindos de países que estão a fazer um trabalho muito detalhado no seguimento dos contactos; estão a seguir os contactos e não estão a encontrar muita transmissão secundária” por parte de pessoas sem sintomas que, ainda assim, testam positivo ao novo coronavírus.

É muito raro isso acontecer“, disse a responsável da OMS, notando, ainda assim, alguns estudos em lares e famílias onde isso poderá ter acontecido.

Esta terça-feira, Van Kerkhove disse que o comentário se baseava em apenas dois ou três estudos e que era um “mal-entendido” dizer que a transmissão assintomática é rara em todo o mundo. “Estava apenas a responder a um pergunta, não estava a declarar uma política da OMS ou algo do género”, declarou.

A epidemiologista esclareceu que as estimativas de transmissão se pessoas sem sintomas derivam principalmente de modelos que podem não fornecer uma representação precisa.

“Esta é uma grande questão em aberto e continua a ser uma questão em aberto“, insistiu.

Na segunda-feira, Maria Van Kerkhove defendeu ainda que os esforços das autoridade de saúde devem passar por isolar indivíduos com sintomas e detetar os seus contactos próximos.

Por todo o mundo, as medidas de confinamento generalizado foram justificadas pela convicção de que haveria um grande “potencial de transmissão pré-sintomática”. Um estudo recente do Imperial College de Londres e da Universidade de Oxford concluiu que as medidas de confinamento e outras medidas preventivas reduziram a transmissão do vírus e pouparam milhões de mortes.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …