Casa dos Marcos corre o risco de fechar por falta de acesso às contas bancárias

(dr) Chema Moya / EFE

A agora ex-presidente da associação Raríssimas, Paula Brito e Costa, (dir.) com a rainha de Espanha, Letizia, e a ex-primeira-dama, Maria Cavaco Silva

Os trabalhadores da “Raríssimas” avisam que a associação está em risco de fechar por falta de acesso às contas bancárias e apelam ao primeiro-ministro para que envie uma direção idónea para permitir o seu funcionamento.

A Casa dos Marcos, na Moita, está sem acesso a contas bancárias para fazer face a despesas depois da demissão de Paula Brito e Costa. Segundo o Diário de Notícias, na manhã desta quinta-feira, os funcionários reuniram-se para pedir ao primeiro-ministro que intervenha.

“Corremos o risco de fechar porque não temos dinheiro por muito tempo para dar comida. Corremos o risco de fechar porque não temos dinheiro por muito tempo para dar medicamentos” aos quase 200 utentes, disse a coordenadora do departamento jurídico, numa conferência de imprensa realizada esta manhã.

Manuela Duarte Neves, que falava enquanto porta-voz dos trabalhadores, revelou que precisam de alguém que “decida legitimamente”. Os funcionários querem alguém com legitimidade e sem conflitos de interesse que os ajude a terminar este ano com a Casa dos Marcos a “funcionar como deve de ser”, apelou.

“Não faz sentido estarmos neste risco quando estamos numa situação que se resume a termos acesso a uma conta bancária”, conclui a coordenadora da associação que representa os trabalhadores.

Questionada sobre quem tem acesso às contas, Manuela Duarte Neves explicou que não há uma “pessoa única” responsável por isso. “A direção tem acesso. O único diretor que está a trabalhar connosco é o Dr. Nuno Branco. Dos outros não temos notícia. O Dr. Nuno Branco não pode fazer nada sozinho“, respondeu, citada pelo Observador.

A responsável apelou a António costa para que envie “uma comissão de gestão ou uma direção provisória que possa fazer funcionar esta casa”. “Senhor primeiro-ministro, a nossa casa está a funcionar bem. Não deixe que a nossa casa feche. Ouvi-o esta manhã, estava bem disposto. Ajude-nos a também ficarmos bem dispostos”.

Até esta quarta-feira, o marido e o filho da ex-presidente mantiveram as suas funções. A porta-voz confirmou, porém, que alguns mecenas já informaram que, até a situação da instituição estar esclarecida, ou seja, “até terem a certeza de que a Dra. Paula Brito e Costa, o marido e o filho saíram da instituição” não vão continuar a colaborar.

Segundo o Expresso, a reunião da Assembleia Geral da Raríssimas para nomear novos corpos gerentes vai ser marcada ainda esta quinta-feira e a demissão de Paula Brito e Cunha já foi formalizada.

Maria Cavaco Silva está “muito espantada e preocupada”

Questionada pelos jornalistas esta manhã, à chegada da inauguração do presépio da Fundação AFID Diferença, na Amadora, a ex-primeira-dama diz estar “muito espantada” e “muito preocupada” com o que se está a passar na Raríssimas.

“Estou espantada porque não esperava. E muito preocupada porque não podemos prescindir dos serviços que a Raríssimas presta às pessoas. Todos sabemos que funciona bem, não podemos prescindir disso”, afirmou Maria Cavaco Silva, que foi madrinha da instituição durante vários anos.

“Todos sabemos que não somos suficientemente abonados para deitar fora uma coisa como a Raríssimas”, disse ainda a antiga primeira-dama.

Sobre as suspeitas que pairam sobre a administração, Maria Cavaco Silva diz sentir-se “triste” e com “medo”, principalmente pelas pessoas que fazem parte da instituição e que precisam de ajuda.

Estou triste e com medo. Sempre disse que apoiava as pessoas que estavam na instituição e, ao longo destes anos todos, sempre disse que as instituições ficam. Têm de ficar, esta é a mensagem que quero deixar”.

A Raríssimas está a ser alvo de uma investigação, depois da reportagem da TVI que lançou suspeitas sobre o facto de a presidente demissionária ter pago despesas pessoais com verbas da instituição, que é suportada com apoios estatais.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …

Pessoas sem-abrigo vão poder indicar autarquias como morada

Os portugueses sem endereço postal físico vão poder indicar a morada de uma autarquia, de um serviço local da Segurança Social ou de uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos quando fazem o cartão …

Marcelo sobre festejos do Sporting: "Quem deve prevenir não conseguiu prevenir"

O Presidente da República defendeu, esta quarta-feira, que "quem deve prevenir" aglomerados de pessoas como os dos festejos do Sporting, em Lisboa, "não conseguiu prevenir", esperando que tal "não tenha custos" para a saúde pública …

Em 2040, reformas vão cair para metade em Portugal

A Comissão Europeia prevê que, até 2040, os pensionistas passem a viver com pouco mais de metade do salário que tinham. Discrepância entre os últimos rendimentos do trabalho e as pensões de reforma dos portugueses …

Bruxelas piora previsões para défice português, mas melhora as do desemprego

A Comissão Europeia piorou hoje em duas décimas as previsões para o défice português, esperando um saldo negativo das contas públicas de 4,7% este ano. Contudo, melhorou as da dívida pública em três pontos percentuais, …

Barcelona empata com o Levante e "despede-se" do título espanhol

O FC Barcelona deu hoje um gigante passo atrás na corrida ao título espanhol de futebol, ao empatar 3-3 no reduto do Levante, depois de estar a ganhar por 2-0 e 3-2, em encontro da …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: 11.05.2021

Festa verde e assunto encerrado. Sporting quebra jejum de 19 anos e volta a celebrar a conquista de um título de campeão nacional. O novo desafio de Mourinho. As finais da Champions e Liga Europa. …