Casa dos Marcos corre o risco de fechar por falta de acesso às contas bancárias

(dr) Chema Moya / EFE

A agora ex-presidente da associação Raríssimas, Paula Brito e Costa, (dir.) com a rainha de Espanha, Letizia, e a ex-primeira-dama, Maria Cavaco Silva

Os trabalhadores da “Raríssimas” avisam que a associação está em risco de fechar por falta de acesso às contas bancárias e apelam ao primeiro-ministro para que envie uma direção idónea para permitir o seu funcionamento.

A Casa dos Marcos, na Moita, está sem acesso a contas bancárias para fazer face a despesas depois da demissão de Paula Brito e Costa. Segundo o Diário de Notícias, na manhã desta quinta-feira, os funcionários reuniram-se para pedir ao primeiro-ministro que intervenha.

“Corremos o risco de fechar porque não temos dinheiro por muito tempo para dar comida. Corremos o risco de fechar porque não temos dinheiro por muito tempo para dar medicamentos” aos quase 200 utentes, disse a coordenadora do departamento jurídico, numa conferência de imprensa realizada esta manhã.

Manuela Duarte Neves, que falava enquanto porta-voz dos trabalhadores, revelou que precisam de alguém que “decida legitimamente”. Os funcionários querem alguém com legitimidade e sem conflitos de interesse que os ajude a terminar este ano com a Casa dos Marcos a “funcionar como deve de ser”, apelou.

“Não faz sentido estarmos neste risco quando estamos numa situação que se resume a termos acesso a uma conta bancária”, conclui a coordenadora da associação que representa os trabalhadores.

Questionada sobre quem tem acesso às contas, Manuela Duarte Neves explicou que não há uma “pessoa única” responsável por isso. “A direção tem acesso. O único diretor que está a trabalhar connosco é o Dr. Nuno Branco. Dos outros não temos notícia. O Dr. Nuno Branco não pode fazer nada sozinho“, respondeu, citada pelo Observador.

A responsável apelou a António costa para que envie “uma comissão de gestão ou uma direção provisória que possa fazer funcionar esta casa”. “Senhor primeiro-ministro, a nossa casa está a funcionar bem. Não deixe que a nossa casa feche. Ouvi-o esta manhã, estava bem disposto. Ajude-nos a também ficarmos bem dispostos”.

Até esta quarta-feira, o marido e o filho da ex-presidente mantiveram as suas funções. A porta-voz confirmou, porém, que alguns mecenas já informaram que, até a situação da instituição estar esclarecida, ou seja, “até terem a certeza de que a Dra. Paula Brito e Costa, o marido e o filho saíram da instituição” não vão continuar a colaborar.

Segundo o Expresso, a reunião da Assembleia Geral da Raríssimas para nomear novos corpos gerentes vai ser marcada ainda esta quinta-feira e a demissão de Paula Brito e Cunha já foi formalizada.

Maria Cavaco Silva está “muito espantada e preocupada”

Questionada pelos jornalistas esta manhã, à chegada da inauguração do presépio da Fundação AFID Diferença, na Amadora, a ex-primeira-dama diz estar “muito espantada” e “muito preocupada” com o que se está a passar na Raríssimas.

“Estou espantada porque não esperava. E muito preocupada porque não podemos prescindir dos serviços que a Raríssimas presta às pessoas. Todos sabemos que funciona bem, não podemos prescindir disso”, afirmou Maria Cavaco Silva, que foi madrinha da instituição durante vários anos.

“Todos sabemos que não somos suficientemente abonados para deitar fora uma coisa como a Raríssimas”, disse ainda a antiga primeira-dama.

Sobre as suspeitas que pairam sobre a administração, Maria Cavaco Silva diz sentir-se “triste” e com “medo”, principalmente pelas pessoas que fazem parte da instituição e que precisam de ajuda.

Estou triste e com medo. Sempre disse que apoiava as pessoas que estavam na instituição e, ao longo destes anos todos, sempre disse que as instituições ficam. Têm de ficar, esta é a mensagem que quero deixar”.

A Raríssimas está a ser alvo de uma investigação, depois da reportagem da TVI que lançou suspeitas sobre o facto de a presidente demissionária ter pago despesas pessoais com verbas da instituição, que é suportada com apoios estatais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …