Rainha Isabel II surge sem máscara no primeiro ato oficial durante a pandemia

A rainha Isabel II realizou na quinta-feira, sem usar máscara, o primeiro compromisso público fora das suas residências desde o início da pandemia de covid-19.

A monarca de 94 anos, acompanhada pelo neto príncipe William, visitou o laboratório em Porton Down, no sudoeste de Inglaterra, onde conheceu os especialistas que trabalham na investigação do novo coronavírus e cientistas que identificaram o agente nervoso que envenenou o ex-agente duplo Sergei Skripal em Salisbury, em março de 2018.

Londres designou a Rússia como responsável por esse ataque, que causou uma crise diplomática sem precedentes e a expulsão de uma série de diplomatas nunca vista desde o fim da Guerra Fria.

Para esta visita excecional na agenda da rainha, foram tomadas medidas cautelares, incluindo a triagem de covid-19 das 48 pessoas que estiveram com Isabel II e o príncipe William.

Vários comentários apareceram nas edições eletrónicas de tabloides por a rainha ter aparecido diante dos fotógrafos sem máscara, assim como o seu neto e aqueles que a receberam. No entanto, os vários participantes mantiveram a distância, de acordo com as recomendações oficiais.

Esta é a primeira vez que a soberana de 94 anos deixa uma das suas residências para um compromisso público desde o confinamento, que foi decretado no final de março e gradualmente suspenso no verão.

Durante a pandemia, Isabel II dirigiu-se ao povo britânico por duas vezes pela televisão desde o Castelo de Windsor.

A rainha participou numa reunião relacionada com ações de caridade por videoconferência em junho, mas só tinha viajado para visitar a residência de Balmoral, na Escócia, durante o verão e para a propriedade de Sandrigham, no leste de Inglaterra.

A covid-19 já matou mais de 43 mil pessoas no Reino Unido, mais do que qualquer outro país da Europa, e infetou pelo menos 654 mil pessoas, incluindo o herdeiro ao trono, o príncipe Carlos, entretanto já recuperado da doença.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto italiano junto ao Estádio da Luz

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi hoje condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio …

Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à …

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19, informou a Juventus esta quarta-feira através de uma nota no seu site oficial. "Cristiano Ronaldo fez o teste para Covid-19. O exame deu um resultado negativo. O jogador está, portanto, …