Rainha Isabel II surge sem máscara no primeiro ato oficial durante a pandemia

A rainha Isabel II realizou na quinta-feira, sem usar máscara, o primeiro compromisso público fora das suas residências desde o início da pandemia de covid-19.

A monarca de 94 anos, acompanhada pelo neto príncipe William, visitou o laboratório em Porton Down, no sudoeste de Inglaterra, onde conheceu os especialistas que trabalham na investigação do novo coronavírus e cientistas que identificaram o agente nervoso que envenenou o ex-agente duplo Sergei Skripal em Salisbury, em março de 2018.

Londres designou a Rússia como responsável por esse ataque, que causou uma crise diplomática sem precedentes e a expulsão de uma série de diplomatas nunca vista desde o fim da Guerra Fria.

Para esta visita excecional na agenda da rainha, foram tomadas medidas cautelares, incluindo a triagem de covid-19 das 48 pessoas que estiveram com Isabel II e o príncipe William.

Vários comentários apareceram nas edições eletrónicas de tabloides por a rainha ter aparecido diante dos fotógrafos sem máscara, assim como o seu neto e aqueles que a receberam. No entanto, os vários participantes mantiveram a distância, de acordo com as recomendações oficiais.

Esta é a primeira vez que a soberana de 94 anos deixa uma das suas residências para um compromisso público desde o confinamento, que foi decretado no final de março e gradualmente suspenso no verão.

Durante a pandemia, Isabel II dirigiu-se ao povo britânico por duas vezes pela televisão desde o Castelo de Windsor.

A rainha participou numa reunião relacionada com ações de caridade por videoconferência em junho, mas só tinha viajado para visitar a residência de Balmoral, na Escócia, durante o verão e para a propriedade de Sandrigham, no leste de Inglaterra.

A covid-19 já matou mais de 43 mil pessoas no Reino Unido, mais do que qualquer outro país da Europa, e infetou pelo menos 654 mil pessoas, incluindo o herdeiro ao trono, o príncipe Carlos, entretanto já recuperado da doença.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …