Rainha Isabel II surge sem máscara no primeiro ato oficial durante a pandemia

A rainha Isabel II realizou na quinta-feira, sem usar máscara, o primeiro compromisso público fora das suas residências desde o início da pandemia de covid-19.

A monarca de 94 anos, acompanhada pelo neto príncipe William, visitou o laboratório em Porton Down, no sudoeste de Inglaterra, onde conheceu os especialistas que trabalham na investigação do novo coronavírus e cientistas que identificaram o agente nervoso que envenenou o ex-agente duplo Sergei Skripal em Salisbury, em março de 2018.

Londres designou a Rússia como responsável por esse ataque, que causou uma crise diplomática sem precedentes e a expulsão de uma série de diplomatas nunca vista desde o fim da Guerra Fria.

Para esta visita excecional na agenda da rainha, foram tomadas medidas cautelares, incluindo a triagem de covid-19 das 48 pessoas que estiveram com Isabel II e o príncipe William.

Vários comentários apareceram nas edições eletrónicas de tabloides por a rainha ter aparecido diante dos fotógrafos sem máscara, assim como o seu neto e aqueles que a receberam. No entanto, os vários participantes mantiveram a distância, de acordo com as recomendações oficiais.

Esta é a primeira vez que a soberana de 94 anos deixa uma das suas residências para um compromisso público desde o confinamento, que foi decretado no final de março e gradualmente suspenso no verão.

Durante a pandemia, Isabel II dirigiu-se ao povo britânico por duas vezes pela televisão desde o Castelo de Windsor.

A rainha participou numa reunião relacionada com ações de caridade por videoconferência em junho, mas só tinha viajado para visitar a residência de Balmoral, na Escócia, durante o verão e para a propriedade de Sandrigham, no leste de Inglaterra.

A covid-19 já matou mais de 43 mil pessoas no Reino Unido, mais do que qualquer outro país da Europa, e infetou pelo menos 654 mil pessoas, incluindo o herdeiro ao trono, o príncipe Carlos, entretanto já recuperado da doença.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Espanha vai proibir viagens durante a Páscoa. França, Hungria e Brasil com novas restrições

Espanha prepara-se para aprovar um plano de desconfinamento para as próximas semanas, particularmente para a Páscoa, que prevê a proibição de viajar entre as suas comunidades autónomas e um recolher obrigatório entre as 22h00 e …

FBI detém funcionário de Donald Trump pela invasão ao Capitólio

O Departamento Federal de Investigação (FBI) deteve na quinta-feira um funcionário do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela invasão ao Capitólio a 6 de janeiro, noticiaram os media norte-americanos. Trata-se de Federico Klein, um homem …

Bebidas, fatos e centro "fantasma". Presidência portuguesa da UE debaixo de fogo após gastos "incomuns"

A presidência portuguesa do Conselho Europeu está no olho do furacão depois de uma reportagem que evidencia as "despesas incomuns" com bebidas, fatos e um centro de imprensa "fantasma", em contratos que custaram "centenas de …

Padres, provedores e autarcas. MP investiga casos de vacinação indevida

A investigação do Ministério Público (MP) e da Polícia Judiciária (PJ) conta já com 33 casos suspeitos de vacinação indevida, estendendo-se a padres, provedores de misericórdias, administradores hospitalares e autarcas. Desde o início da campanha da …

Atrasos na vacina da Pfizer condicionam vacinação de doentes de risco entre os 65 e os 79

A vacinação de doentes de risco entre 65 e os 79 anos está condicionada pela chegada de mais vacinas da Pfizer. Na união Europeia, Portugal é o quinto país com a percentagem mais elevada de doses …

Há uma geringonça (sem Bloco) a discutir quinzenalmente a execução orçamental

No ano passado, a abstenção do PCP de um empurrão na aprovação do Orçamento do Estado. O partido de Jerónimo de Sousa não desiste de exercer influência e de se consolidar como parceiro do Governo, …