Rádio no Polo Norte ganhou 50 mil novos ouvintes (e todos portugueses)

Cal Lockwood / Instagram

A rádio norueguesa Arctic Outpost

Uma simples conversa em direto no Instagram fez com que uma “onda de fãs portugueses” chegasse a uma estação de rádio em Longyearbyen, na Noruega.

Neste período de quarentena, Bruno Nogueira decidiu entrar todas as noites em direto, na sua conta de Instagram, para falar com vários amigos, muitos deles também conhecidos do grande público.

O formato, que seria apenas uma forma de o humorista se sentir menos sozinho em tempos de pandemia, tornou-se um verdadeiro sucesso entre os seus seguidores (normalmente, tem cerca de 50 mil pessoas a assistir), e já ganhou até um nome: “Como é que o bicho mexe?”.

O também humorista e locutor de rádio Nuno Markl é um dos convidados quase com presença garantida nestas conversas noturnas. E foi assim que, esta terça-feira à noite, uma simples conversa entre amigos provocou um fenómeno na Internet.

O radialista contou que, através da aplicação Radio Garden, descobriu uma rádio desconhecida do Polo Norte, chamada Arctic Outpost, que passa sobretudo jazz e blues. Markl pediu, então, às pessoas que viam o direto que seguissem a conta de Instagram do radialista responsável pelo projeto, Cal Lockwood, que, na altura, contava apenas com três seguidores.

Mais tarde, já em conversa com o ator e músico Nuno Lopes, Bruno Nogueira sugeriu que pedissem ao radialista norueguês para que passasse uma música do pianista português Mário Laginha. E isso acabou por acontecer, por volta das três da manhã, ao som de “Fuga em Fá Maior”.

Um dia depois de toda esta conversa, Lockwood já tinha no seu Instagram quase 50 mil novos seguidores, todos eles portugueses, e o aumento de ouvintes na sua rádio foi tão significativo que o site foi abaixo.

“Problemas de ligação devido a aumento de ouvintes. Pedimos desculpa se está a ter problemas quando se tenta conectar ao nosso stream online. Estamos a trabalhar para melhorar esta situação. Olá, Portugal!“, lê-se na mensagem partilhada por Lockwood, que se fez acompanhar pela imagem da bandeira nacional.

Na sua conta de Instagram, Nuno Markl contou que “a onda de fãs portugueses” deixou o seu colega radialista “tão feliz quanto stressado”. “Diz-me ele que é um resistente das ondas média e curta, e que faz esta rádio recôndita de música antiga, na sua estação em Longyearbyen, mais para seu gozo, por achar que ninguém quer saber. Só que queremos”.

“Nestes tempos de isolamento, esta inesperada ponte Portugal — Polo Norte foi uma espécie de fábula que envolveu muita gente e tornou a solidão menos solitária. E passa música incrivelmente boa. Cal já está a aumentar a capacidade dos servidores e está muito grato pelo interesse!”, disse ainda.

E aqui está mais uma prova de que, mesmo longe de tudo e todos, em tempos de quarentena e de pandemia, nunca estivemos tão perto.

FM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Nenhuma era apenas um número". NYT dedica toda a primeira página a mil vítimas da pandemia

Mil nomes de pessoas numa primeira página. O jornal norte-americano The New York Times dedicou a primeira página da edição deste domingo a mil vítimas mortais da pandemia de covid-19, para assinalar a iminente passagem …

A economia é a vítima colateral da estratégia singular da Suécia

A Suécia deixou nas mãos dos cidadãos a responsabilidade pela sua saúde e a abordagem relaxada do país em relação à pandemia de covid-19 trouxe resultados negativos. O Governo sueco não impôs um confinamento à população …

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …