Rádio no Polo Norte ganhou 50 mil novos ouvintes (e todos portugueses)

Cal Lockwood / Instagram

A rádio norueguesa Arctic Outpost

Uma simples conversa em direto no Instagram fez com que uma “onda de fãs portugueses” chegasse a uma estação de rádio em Longyearbyen, na Noruega.

Neste período de quarentena, Bruno Nogueira decidiu entrar todas as noites em direto, na sua conta de Instagram, para falar com vários amigos, muitos deles também conhecidos do grande público.

O formato, que seria apenas uma forma de o humorista se sentir menos sozinho em tempos de pandemia, tornou-se um verdadeiro sucesso entre os seus seguidores (normalmente, tem cerca de 50 mil pessoas a assistir), e já ganhou até um nome: “Como é que o bicho mexe?”.

O também humorista e locutor de rádio Nuno Markl é um dos convidados quase com presença garantida nestas conversas noturnas. E foi assim que, esta terça-feira à noite, uma simples conversa entre amigos provocou um fenómeno na Internet.

O radialista contou que, através da aplicação Radio Garden, descobriu uma rádio desconhecida do Polo Norte, chamada Arctic Outpost, que passa sobretudo jazz e blues. Markl pediu, então, às pessoas que viam o direto que seguissem a conta de Instagram do radialista responsável pelo projeto, Cal Lockwood, que, na altura, contava apenas com três seguidores.

Mais tarde, já em conversa com o ator e músico Nuno Lopes, Bruno Nogueira sugeriu que pedissem ao radialista norueguês para que passasse uma música do pianista português Mário Laginha. E isso acabou por acontecer, por volta das três da manhã, ao som de “Fuga em Fá Maior”.

Um dia depois de toda esta conversa, Lockwood já tinha no seu Instagram quase 50 mil novos seguidores, todos eles portugueses, e o aumento de ouvintes na sua rádio foi tão significativo que o site foi abaixo.

“Problemas de ligação devido a aumento de ouvintes. Pedimos desculpa se está a ter problemas quando se tenta conectar ao nosso stream online. Estamos a trabalhar para melhorar esta situação. Olá, Portugal!“, lê-se na mensagem partilhada por Lockwood, que se fez acompanhar pela imagem da bandeira nacional.

Na sua conta de Instagram, Nuno Markl contou que “a onda de fãs portugueses” deixou o seu colega radialista “tão feliz quanto stressado”. “Diz-me ele que é um resistente das ondas média e curta, e que faz esta rádio recôndita de música antiga, na sua estação em Longyearbyen, mais para seu gozo, por achar que ninguém quer saber. Só que queremos”.

“Nestes tempos de isolamento, esta inesperada ponte Portugal — Polo Norte foi uma espécie de fábula que envolveu muita gente e tornou a solidão menos solitária. E passa música incrivelmente boa. Cal já está a aumentar a capacidade dos servidores e está muito grato pelo interesse!”, disse ainda.

E aqui está mais uma prova de que, mesmo longe de tudo e todos, em tempos de quarentena e de pandemia, nunca estivemos tão perto.

FM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …