Quem era Thomas Matthew Crooks e porque tentou matar Trump?

10

Bethel Park School District

Thomas Matthew Crooks

Tinha 20 anos, não tinha antecedentes criminais e estava registado como republicano. Ainda não se conhecem os seus motivos, mas foram encontrados explosivos no seu carro, perto do local do atentado. Pai, que lhe comprou a arma, já falou.

O FBI confirmou a identidade do atirador que disparou este sábado contra o ex-presidente Donald Trump num comício na Pensilvânia, nos EUA.

O autor dos disparos foi Thomas Matthew Crooks, jovem de 20 anos natural de Pensilvânia.

O FBI, que confirmou que Crooks era o “sujeito envolvido” na tentativa de assassinato, disse que o suspeito morava a apenas cerca de 40 quilómetros do local do comício onde se deu o incidente.

Carregando uma espingarda semi-automática do tipo AR-15, Crooks, que não tinha antecedentes criminais, conseguiu subir a um telhado fora do perímetro de segurança do comício, mas que se encontrava muito perto do local onde Donald Trump discursava.

A cerca de 150 metros do local do ex-presidente — uma distância pouco desafiadora para quem tem experiência no manuseio de armas, dizem os especialistas — disparou contra Trump.

O jovem acabou por ser abatido no local pelos serviços secretos dos EUA, após ter desferido cerca de sete tiros — um dos quais atingiu a orelha do candidato republicano, outro tirou a vida de um participante do comício.

Agentes armados aproximaram-se posteriormente do seu corpo, ainda no telhado a partir do qual disparou. O jovem não trazia identificação consigo e os investigadores só conseguiram identificá-lo através de ADN, informou o FBI.

Agiu sozinho e sem motivo aparente

A sua motivação para o ataque ainda não foi identificada. “Os nossos investigadores estão a trabalhar incansavelmente para tentar identificar qual foi o motivo”, disse Kevin Rojek, agente especial do FBI responsável por Pittsburgh.

Este domingo, as autoridades encontraram explosivos no seu carro, que estava estacionado perto do local onde ocorreu o atentado, avançam o The Wall Street Journal e a CNN. Em sua casa estava material para o fabrico de bombas, de acordo com a agência AP que cita fontes policiais.

À partida, terá agido sozinho e sem ideologia. No entanto, “vai demorar algum tempo até que possamos responder conclusivamente a essa pergunta”, alerta o FBI: “ainda estamos na fase inicial desta investigação”. Um “potencial ato de terrorismo doméstico” também é neste momento equacionado.

Aluno “brilhante, calmo e respeitador”

Crooks, auxiliar de enfermagem, trabalhava num lar de idosos. Estava registado como republicano, mostram os registos eleitorais do Estado da Pensilvânia. No entanto, em 2021, terá feito uma doação de 14 euros a uma organização democrata, ActBlue, um comité de ação política que angaria fundos para políticos de esquerda e democratas, apurou a Reuters citada pelo The Washington Post.

Formado na Bethel Park High School em 2022, Crooks terá sido um dos 20 alunos congratulados com um prémio ligado à matemática e ciências, segundo a lista de diplomados da escola.

É descrito como um aluno brilhante, calmo, tranquilo e “respeitador” pelo seu orientador escolar, citado pela Reuters. Nunca expressou interesse por política, mas seria de facto um simpatizante republicano.

Um colega de turma, que afastou qualquer cenário de bullying, diz que a sua paixão eram a construção de computadores e videojogos. “Ele era super inteligente, isso é que me surpreendeu. Nada de estranho veio à tona em qualquer conversa“.

Nas redes sociais, o FBI não encontrou nada de suspeito ou indicador do que acabou por acontecer, além do facto de o jovem frequentar um clube de tiro.

O pai do jovem, também registado como republicano, já falou. Disse à CNN que ainda está a tentar perceber “o que raio se está a passar” e que vai aguardar antes de prestar declarações sobre o filho. Foi o pai quem comprou a arma legalmente há pelo menos seis meses para Crooks, que com 20 anos não pode, por lei, ter armas de fogo em seu nome.

As fotografias do atirador estarão a ser confundidas por vários meios de comunicação com o utilizador do X 4skin, que já explicou que não é Crooks.

Tomás Guimarães, ZAP //

10 Comments

  1. Claramente um puto nova geração de miudos BETA, que emprenha pelos ouvidos e tem odio de si proprio, e quando diariamente (estilo Contador Covid) tem os média que comparam Trump ao Hitler e que é um risco para o mundo e precisa ser DETIDO, onde de Actores ao proprio Senil presidente aludem a matar ou ferir o antigo presidente.. esperavam o que?
    A população tem assim um QI tão baixo?

    2
    8
  2. Olha as contradições desta notícia: Nunca expressou interesse por política, mas seria de facto um simpatizante republicano, mas foi o tal que deu dinheiro para o Partido Democrata. E esta hein?

  3. Notícia vinda da direita: o atirador era democrata. Notícia vinda da direita: o atirador era republicano. Acreditar em quem? Em ninguém, e não perder mais tempo com jornais e notícias.

    2
    1
  4. Notícia vinda da direita: o atirador era democrata. Notícia vinda da esquerda: o atirador era republicano. Acreditar em quem? Em ninguém, e não perder mais tempo com jornais e notícias.

    2
    1
  5. Por tudo o que li, acho que o rapaz deve ter sido hipnotizado, provavelmente por algum simpatizante do jeo boden… eh eh
    Vindo da américa US, tudo o que possa ser imaginado é plausível de acontecer…!

  6. Mais un Puto de 20 Anos , com problemas Psico-Sociais que disse Adeus a Vida , num acto suicida . O Papá deve estar orgulhoso de ter comprado uma arma ao Filhote , quem deveria estar agora preso é Ele . Quanto ao Baby Trump , nada mais há a acrescentar , é o simples rosto da America profunda e retrograda , gostam de Trump , gostam de armas e Trump gosta do lucro da Industria de armamento que tanto vénéra e enaltece !………Quem vive pela espada morrerá pela a espada .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.