Queda da economia “rouba” 5.200 milhões em receita fiscal ao Estado

António Pedro Santos / Lusa

O novo ministro das Finanças, João Leão.

O Estado vai encaixar menos 5.200 milhões de euros em receita fiscal em comparação com aquilo que estava inicialmente previsto. A culpa é da queda economia devido à pandemia.

A queda da economia devido à pandemia de covid-19 vai levar a um rombo de cerca de 5.200 milhões de euros em receita fiscal nos cofres do Estado. Para piorar a situação, o aumento da despesa faz o défice público em 2020 subir para 6,3% do PIB. Por sua vez, a dívida dispara para um valor acima de 130%.

A receita fiscal vai ser cerca de 3.800 milhões de euros inferior à registada em 2019 e ficar 5.200 milhões de euros abaixo daquilo que estava previsto no OE inicial para 2020, escreve o jornal Público, esta quarta-feira.

Cerca de 3.200 milhões corresponde a impostos indiretos, nomeadamente o IVA, onde se perdem 2.300 milhões de euros em receita. Mais uma vez, a pandemia é a principal culpada, levando os portugueses a consumirem menos. No entanto, as previsões do Governo anteveem que as receitas com o IRS resistem. Quanto ao IRC, a receita perdida será de 1.638 milhões de euros, devido ao impacto da economia nas empresas e às “medidas tomadas no que diz respeito ao ajustamento dos pagamentos por conta”.

Relativamente à despesa, o novo ministro da Finanças, João Leão, antecipou um gasto 4.300 milhões de euros superior ao inicialmente previsto.

Todavia, o Pública realça que os 1.182 milhões de euros que o Governo conta receber do programa europeu SURE, pode ajudar a mitigar os impactos negativos no Orçamento de Estado.

“É a pandemia que cria incerteza, depende da evolução da pandemia”, disse João Leão, esta terça-feira, explicando o que poderá ditar novas revisões no orçamento. “A recuperação da economia vai ser o elemento chave para que se assiste a uma melhoria do desempenho orçamental”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro diz estar de "consciência tranquila". Brasil com quase 100 mil mortos

O Presidente do Brasil afirmou, esta quinta-feira, que está de "consciência tranquila", num momento em que o país sul-americano está quase a chegar aos 100 mil mortos por causa da pandemia de covid-19. "Estamos de consciência …

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …