Queda abrupta de Costa. Polémicas atiram primeiro-ministro para pior resultado de sempre

21

Patrícia de Melo Moreira / AFP

O primeiro-ministro, António Costa

António Costa obtém o seu “pior resultado de sempre” nas sondagens da Aximage para o Diário de Notícias (DN), Jornal de Notícias (JN) e TSF. As polémicas dos últimos meses deixam o primeiro-ministro a 20 pontos de Marcelo Rebelo de Sousa que se mantém como o líder político português mais popular.

Na sondagem divulgada neste sábado, 27% avaliam o desempenho do primeiro-ministro como negativo, o que representa uma subida de 8 pontos em relação à anterior sondagem.

Apenas 7% dos inquiridos considera que a actuação de António Costa é “Muito Boa”, o que constitui uma queda de cinco pontos face ao mês anterior. Já 43% entende que é “Boa”, ou seja, menos 4 pontos do que sondagem prévia.

Assim, Costa obtém um saldo de popularidade de 23 pontos, ou seja, de 50%, um valor abaixo das últimas sondagens e que não obtinha desde Setembro do ano passado.

Apesar de continuar num patamar positivo, o primeiro-ministro obtém “o seu pior resultado de sempre nesta série de barómetros”, como destaca o DN.

No quesito da confiança, 52% dos inquiridos confia mais no Presidente da República do que no primeiro-ministro. E só 12% prefere Costa a Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República está agora com mais 20 pontos do que António Costa e em termos de confiança, “vale quatro vezes mais do que o líder socialista”, segundo aponta o DN.

Marcelo mantém 70% de avaliações positivas e apenas 10% de avaliações negativas, o que constitui um saldo de 60 pontos.

Polémicas afectam imagem de Costa

É entre os “cidadãos mais velhos, que têm sido o alicerce da popularidade do primeiro-ministro” que se nota mais a queda de Costa, com as avaliações positivas a caírem “23 pontos entre os que têm 65 ou mais anos”, realça o mesmo jornal.

mais homens descontentes do que mulheres e uma queda de 19 pontos notória na área metropolitana do Porto.

Estes resultados serão o reflexo de algumas das polémicas verificadas nos últimos tempos, relacionadas com a pandemia de covid-19.

Assim, o primeiro-ministro não ficou incólume perante o caso de Odemira e a polémica no Zmar, a festa do título do Sporting e o aumento dos casos de infecção em Lisboa, e ainda a final da Liga dos Campeões no Porto e o descontrole com os adeptos ingleses.

Rio e Ventura apontados como principal oposição

Apesar da queda de Costa, a oposição não fica a ganhar. A sondagem atesta que apenas 21% dos inquiridos dá nota positiva à oposição como um todo, enquanto 39% faz uma avaliação negativa, o que é “o pior saldo negativo (18%) desde o arranque desta série de barómetros, em Julho do ano passado”, frisa o DN.

“A principal figura da oposição” para os inquiridos é Rui Rio, do PSD, com 32% das respostas (-2%), ficando com mais 4% do que André Ventura, o deputado único do Chega que desceu 3%.

Catarina Martins (17%) é considerada a terceira líder da oposição, com mais 4% das respostas. Seguem-se Jerónimo de Sousa (PCP) e João Cotrim de Figueiredo (Iniciativa Liberal), ambos com 3%.

ZAP //

21 Comments

  1. Quem o manda ser amigo de peito do “excelente” arrogante e trauliteiro cabrito ?!
    Mas há sacrifícios… bonitos !

  2. Vivemos mesmo num país de ignorantes. Este aluno do 44, num país decente, em que por exemplo os pequenos almoços vão a julgamento, nunca tinha posto as patinhas em qualquer cargo público.

  3. Mas este povo ainda não abriu os olhos? Irra que é mesmo bronco! Discutem mais a porcaria da bola que o seu bem-estar! Que cambada de martelos. Quantas mais asneiras serão necessarias?

  4. Por esta sondagem ficámos ainda a saber que 73% da população vive alienada…mas infelizmente também vota.
    Como é que é possível que apenas 27% avaliem negativamente o governo mais incompetente e incoerente que já alguma vez tivemos e totalmente incapaz de arranjar soluções para o problemas do país?! É de facto intrigante o grau de alienação em que o nosso povo vive.

  5. A popularidade do Costa foi sempre o resultado do marketing enganoso feito pela comunicação social e pago com o dinheiro dos portugueses. A última prestação, no ano passado foram 23,4 milhões. Finalmente, com os ingleses que deixaram de vir e com o ministro Cabrita, a coisa tem mesmo de bater no fundo.

  6. …chamem o Portas e o Coelho e digam aos vossos filhos para prepararem as malas que vão viajar , desculpem ( EMIGRAR ).
    Que cortem nos vossos salários porque o “ diabo “ está a chegar.
    Viver em pânico permanente sem saber o rumo a tomar …
    Estilo Gritaria , com o chega a aproveitar .

    • Manuel Coelho, possivelmente esse dia chegará caso o seu amigo Costa não fuja à regra socialista e então lá terá que vir alguém doutra geração política para corrigir o mal como tem acontecido, o país bate no fundo, pede socorro às instâncias bancárias internacionais e por fim acaba governado sob alçada das mesmas, (troika), recorda-se?

    • Por causa da bancarrota Sócrates e da consequente chamada da Troika, fomos todos sacrificados. Não foi Passos Coelho que nos entalou. Foi o 44 e o seu governo de que Costa fez parte. Será que ainda há povo que já esqueceu disso?. Eu lembrar-me-ei sempre. Gatunos foram estes miseráveis.

    • Aproveite e diga isso aos trabalhadores da TAP que este governo vai despedir. Aproveite igualmente para informar todos os trabalhadores da hotelaria que infelizmente vão ficar sem emprego mais uns meses devido ao cais da gestão da pandemia em Portugal.

  7. Ora Ora, André ventura tem uma popularidade de 28% e Rui Rio de 32%, quem diria. Parece-me óbvio que o PSD já foi e o Chega vai aos poucos começar a substitui-lo. O Bloco está onde sempre deveria estar, lá no fundo, no buraco.

  8. Deixem-no estar, quanto mais tempo ficar mais o povinho vai perceber como é. Só tem uma grande desvantagem que é aumentar o nº de Comissões para isto e para aquilo para colocar os familiares dele e de outros e aumentar o nº de migrantes e funcionários públicos (logo aumento de votos). Pode ser que mais tarde vá para Presidente da UE e leve como chefes de gabinete o Jerónimo e a Catarina.

  9. Talvez seja desta que uma grande maioria dos portugueses abra a pestana.

    Isto está uma maravilha está tudo à espera da bazuca vamos a ver o que é que eka nos trás, pois é necessario perceber que o maior bolo fica para o estado.
    vamos ver uita gente a lastimar se mas é assim que querem

  10. pelos comentarios que vejo já cheguei á conclusão que a partidarice ainda consegue ser pior que a clubite ,sao todos a mesma porcaria sempre com desculpas quando perdem

  11. Essas sondagens são sempre feitas aos mesmos…a mim nunca ninguem me sondou para nada…Este governo ė uma vergonha assim como o abracinhos…tem sido porcaria atraz de porcaria e ate o artigo 50 do codigo de estrada,foi a maior descriminaçao deste corrupto…fora com ele…

  12. Não acredito, nada nesta sondagem, emitida com a influenciada dos produtores baseado no impacto do Futebol, mas estão muito enganados, contacto com gentes de todas as áreas políticas, e as reações são na generalidade positivas para o governo, exceção nos mais ativos extremistas, mas esses já não contavam nem nunca contarão para subidas ou descidas, mesmo em áreas que não são do governo, existe um não mas.
    Aliás está acontecer um fenómeno, a RTP transformada em Partido de oposição ao governo, está a resultar em revolta por ser uma estação estatal, sendo admirada a tolerância e resistência do Governo.

  13. Quando o populismo é tão bacoco, algum Zé-Povinho cessa de se deixar comer por lorpa!
    Restar-lhe-á sempre mediatismo como (2º)* PRIMO do «socialite» José Castelo Branco!
    *A mãe do J.C.B. é prima-direita do Sr. P.M. e são descendentes de emigrantes goeses de condição social modesta que emigraram para Moçambique na época colonial para subir no «elevador social». https://www.dicionarioinformal.com.br/caneco/

  14. entao rtp e btv, tem que investir mais na imagem do costa…..nao basta que o coloquem na tela a toda a hora do dia e da noite….
    a classe de politicamente correto continua firme e forte……. sugestao para um markting melhor, lancem um programa de entretenhimento popular a seguir as noticias com o titulo “vamos contar mentiras” e convidem os adoradores dos ratos….o patetico tavares a campea do negacionismo alves, o bufu de lisboa, talvez o palhaço pobre dos apresentadores e alguma menina com escritorio nas avenidas novas, loira , jovem e que saiba dar beijinhos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.