/

No Porto, ninguém tem medo do “bicho”. Milhares de adeptos festejam título na rua

8

Estela Silva / Lusa

Em tempos de pandemia, milhares de adeptos saíram às ruas para festejar o título de campeão nacional do FC Porto. Os ‘dragões’ sagraram-se campeões após a vitória desta quarta-feira frente ao Sporting.

O FC Porto é o novo campeão nacional de futebol, época 2019/20. Os ‘dragões’ conquistaram o seu 29.º título num jogo em que precisavam apenas do empate, mas fizeram mais do que isso e venceram o Sporting, no grande ‘clássico’, no Estádio do Dragão, por 2-0.

Num jogo nem sempre bem disputado, com muita luta e ocasiões de golo escassas – como se previa perante a competência das duas equipas defensivamente -, os golos foram apontados por Danilo Pereira, na segunda parte, de cabeça, na sequência de um canto, e por Moussa Marega, nos descontos. O Sporting perdeu pela primeira vez com Rúben Amorim no banco.

“É muito bom ser campeão. Falta o público, não é a mesma coisa. Mas é bom na mesma. Foi um ano muito difícil”, disse Danilo no final da partida.

Quem não perdeu a festa dentro do estádio foi Iker Casillas. O antigo guarda-redes do FC Porto ainda mantém a sua ligação ao clube e esteve dentro de campo com os jogadores a celebrar mais um título ‘azul e branco’.

“Sinto-me campeão como portista. Este campeonato é importante e diferente para todos nós. Agradeço os movimentos dos adeptos, que queriam que eu jogasse. São muitos anos mas, mais do que depender de mim, depende dos médicos. Os jogadores estiveram muito bem e merecem este título”, disse o antigo internacional espanhol.

A euforia levou milhares de portistas às ruas da cidade no final da noite. Os adeptos esqueceram a pandemia do novo coronavírus por momentos e concentraram-se para festejar o título. Nas fotografias e vídeos que correm as redes sociais, poucos eram aqueles que estavam a usar máscara.

“A emoção fala mais alto que o distanciamento social”, diz um dos adeptos ouvidos pelo Observador.  Tochas, petardos, foguetes e cânticos entoam pelas ruas da Invicta.

Mas nem todos estão tão descansados e há quem prefira festejar em segurança dentro do carro: “Venho festejar com cuidado, dentro do carro. O calor humano é sempre importante nestes festejos e o vírus corta toda essa dinâmica. A festa será diferente, mas não deixa de existir. Era o que mais faltava”.

“Ainda não temos ordens para fechar a avenida ao trânsito. Até agora tudo decorre sem incidentes”, disse fonte da PSP ao Observador. Embora a Alameda das Antas estivesse interdita por um cordão de segurança da PSP, a Avenida dos Aliados era o palco da festa.

“Tenho a máscara no bolso, vim com dois amigos que conheço bem e ainda não me aproximei de muita gente, tento evitar cruzamentos. Acho que não é assim tão grave se tivermos as precauções necessárias”, disse outro dos adeptos presentes nos festejos.

View this post on Instagram

#FCPorto #DragõesJuntos

A post shared by FC Porto (@fcporto) on

Enquanto isso, a festa era rija dentro do Estádio do Dragão. Os jogadores iam festejando em moldes aos quais não estão habituados. A festa é bem diferente com a pandemia, mas não faltou espumante, alegria e emoção. Desde os mais novos aos mais velhos, ninguém ficou indiferente à conquista.

“Ninguém pode pôr em causa a justeza deste título. Quando estávamos com sete pontos de atraso fizeram-nos um funeral noutros canais de televisão. Só este clube, este treinador, estes jogadores conseguiriam mudar isso. Ficamos com oito pontos de avanço, acho que foi uma prova da força do FC Porto”, disse Pinto da Costa em reação à conquista do título.

O presidente ‘azul e branco’ rasgou elogios ao timoneiro da equipa, Sérgio Conceição, que apenas com o seu espírito seria possível dar a volta que deram no campeonato: “Acho que hoje toda a gente reconhece o valor do Sérgio Conceição, em termos técnicos táticos, na forma de trabalho, mas sobretudo no seu espírito, que é indomável, é um dragão que assumiu a defesa das cores e da bandeira do FC Porto. Só com esse espírito é que seria possível dar a volta como demos no campeonato”.

https://www.instagram.com/p/CCrv8SKBDbh/?utm_source=ig_web_copy_link

Pinto da Costa lamentou ainda a falta dos adeptos, mas salientou a esperança de que no próximo jogo já possa haver adeptos no estádio. Afinal, basta olhar para o exemplo de Bruno Nogueira e das touradas.

“Isto é uma novidade que vou dar: espero que no próximo jogo contra o Moreirense já possamos ter gente aqui. Vamos fazer uma petição à Liga e ao Governo, para fazer um espetáculo com o Bruno Nogueira antes do jogo, vamos até convidar o Presidente da República para estar presente e assim já que as pessoas estão cá dentro podem ver o futebol. Se o Bruno Nogueira não estiver disponível, organizamos uma tourada e faz-se aqui uma tourada. E já que as pessoas estão cá dentro podem assistir ao futebol”, brincou o líder portista.

“Vamos jogar com seriedade até final do campeonato. E a final da Taça espero aí ter público porque o Bruno Nogueira deve estar disponível“, reiterou.

DC, ZAP //

8 Comments

  1. E viva O CAMPEÃO DA TRETA. Se fosse o Benfica era igual. Não jogam nada, se não forem os árbitros (uns coitados) não ganhavam 1/3 dos encontros que disputaram. Quando jogarem com clubes estrangeiros com árbitros internacionais a verdade vem ao de cima e a “M” atém cheira. Pobre país

    • Já lá vai muuuitos anos que o vencedor do campeonato português (salvo a primeira época do Jesus no Benfica) é o menos pior. O menos mau. Se o Laje e o Benfica não estivessem tão incompetentes, era o Sérgio que já estava de malas aviadas. O Benfica fartou-se de perder pontos e o FCP ficou a 8? Se jogasse minimamente decente, estaria a mais de 15! E isto só tende a piorar. E tudo graças a pessoas como o Bimbo e o orelhas…

      Fosse quem fosse campeão… Infelizmente, o português não respeita nada nem ninguém. Aquilo que aconteceu ontem com os adeptos do FCP (a pouca vergonha numa altura de pandemia) aconteceria também se fosse com o Benfica. E a polícia a deixar passar. Por isso continuasse a desrrespeitar o distanciamento social assim como o uso da máscara. Esta “festa” vai dar um “resultadão” daqui por uma semana ou duas, com vários surtos no norte… Uma vergonha! Dos portugueses e da polícia portuguesa também que não atuou, validando os disparates perigosos de pessoas que não querem saber do próximo… Nem sequer dos seus próprios familiares que vão infetar (já infetaram, por esta altura) quando chegarem a casa. TODOS os locais possíveis de festejo deviam estar fechados e vedados ao público. Não ajudou nada á festa, o Bimbo pedir público nas bancadas no próximo jogo. E logo um jogo de festejo oficial do título. É mesmo pedir um surto de dimensões gigantescas! Será que o Bimbo quer bater o Sul (LIsboa e Vale do Tejo) em infeções?

  2. Porto ganhou os parabéns, mas perdeu pela falta de dignidade dos seus adeptos e sem medo do bicho como disseram.
    Pois são gente sem consciência e sem algum amor ao próximo dada a falta de protecção e de distância de segurança.
    É gente sem respeito pelo outro, malditos sejam.
    E em boca cheia a dizerem que não têm medo do bicho que é o COVID19.
    Malditos que tanto mal fazem aos outros e ás famílias.
    DEUS NÃO DORME

    • Tenha calma , Sr. Jaime !…. Que se infectem uns aos outros é o menos, Pior é infectarem terceiros. Mas após esta demonstração de Imbecilidade, irão receber a factura possivelmente en brève !…. Quanto a Deus ( já que é crente), não penso que seja um Justiceiro. Se vierem a padecer do nosso Inimigo invisível, veremos talvez esses “destemidos” chorar barba e ranho !

    • Discordo completamente. Os festejos foram bem mais comedidos do que aqueles que vimos em Nápoles (quando venceu a taça de Itália) e sobretudo muito inferiores aos que vimos em Inglaterra após a vitória do campeonato pelo liverpool. Mas à boa maneira portuguesa tem de vir sempre algum dizer mal.

  3. Parabéns ao Porto, num futebol fraquinho e pelos vistos corrupto a que todos nos vão habituando, quanto ao treinador embora vencedor, continua a não me convencer, por todos estes defeitos não teremos grandes representações a nível europeu nos próximos anos.

    • Paciência. Pode ser que para o ano o tua toupeirada consiga corromper mais uns quantos e assim regressar aos títulos. Até lá vais ter de levar novamente com o JJ e com o seu dialeto muito próprio. Paciência.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.