/

Quase cinco mil condutores estão a uma infração de ficar sem carta

SXC

-

Há neste momento 4.700 condutores em risco de ficar sem carta de condução caso cometam mais uma contra-ordenação grave ou muito grave.

As informações são da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), publicadas esta quarta-feira no Diário de Notícias. De acordo com o jornal, 4.700 condutores portugueses foram notificados pela ANSR desde o final do ano passado. A carta de condução é retirada quando um condutor comete, no espaço de cinco anos, três infrações muito graves ou cinco infrações entre graves e muito graves.

Caso incorram em mais uma contra-ordenação grave ou muito grave, perdem a carta de condução durante dois anos e terão que fazer um novo exame de condução.

De acordo com a ANSR, foram suspensas 34 cartas de condução entre 2010 e 2012. No entanto, de acordo com o DN, neste momento estão reunidos processos para cassar mais 440 cartas.

Excesso de velocidade ou falar ao telemóvel enquanto se conduz são as infrações mais registadas. Entre as contra-ordenações que podem levar à apreensão da carta de condução também estão conduzir com uma taxa de álcool superior a 0,5g/l e estacionar a menos de 50 metros de um cruzamento, na berma da autoestrada ou numa passadeira.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.